Em uma fazenda no interior de Mato Grosso, o impetuoso caipira Juba (Osmar Prado) cresce livre e sem instrução, em contato com a natureza. Seus pais são mortos por ladrões de gado, e ele assume o comando da fazenda. Com a ajuda do índio e tutor Iru (José de Arimathéa), que lhe ensina os segredos da mata, Juba planeja se vingar dos assassinos. Sua vida se transforma quando ele se apaixona por Ruth (Débora Duarte), jovem da cidade grande que lhe apresenta um mundo com novas possibilidades.
Bicho do Mato dava continuidade ao projeto da TV Globo de exibir novelas com caráter educativo, iniciado com Meu Pedacinho de Chão (1971), de Benedito Ruy Barbosa.
Autoria: Chico de Assis e Renato Correia de Castro | Direção: Moacyr Deriquém | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 08/05/1972 – 17/11/1972 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 141
TRAMA PRINCIPAL
Juba (Osmar Prado) descobre que os assassinos dos seus pais fugiram para o Rio de Janeiro e, junto de Iru (José de Arimathéa), decide se mudar para a cidade. Ele passa morar com seus tios, Alfredo (Paulo Padilha) e Alzira (Célia Biar) e precisa a lidar com as dificuldades de se adequar a uma nova vida. Lá ele se apaixona pela jovem Ruth (Débora Duarte), mas tem que enfrentar as armações de Gastão (Pedro Paulo Rangel), namorado da moça.
Saiba mais sobre a história de Bicho do Mato: clique aqui
PERSONAGENS
Silvia (Lúcia Alves) é uma moça ambiciosa, filha de Arlete (Renata Fronzi) e do mecânico Túlio (Rogério Fróes). A jovem odeia sua origem pobre e vê em Gastão (Pedro Paulo Rangel) a chance de dar um golpe.
Conheça os personagens de Bicho do Mato: clique aqui
CURIOSIDADES
Bicho do Mato foi lançada na TV Globo de Recife, em 24 de abril de 1972, e bateu recorde de audiência. No mês seguinte, passou a ser transmitida nos demais estados.
A novela marcou a estreia dos atores Pedro Paulo Rangel, Mário Gomes e Débora Duarte na TV Globo.
Veja outras curiosidades de Bicho do Mato: clique aqui
TRILHA SONORA
O compositor mineiro Eustáquio Sena é autor das músicas Bicho do Mato, tema de abertura, e Mariana, parte da trilha sonora da novela.
Relembre as canções da trilha sonora de Bicho do Mato: clique aqui
GALERIA DE FOTOS
Galeria de fotos Bicho do Mato
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Osmar Prado (14/06/2002), Pedro Paulo Rangel (12/06/2002), Fabio Sabag(28/01/2002); ANDRADE, Valério. “Bicho do mato na cidade” In: Jornal do Brasil, 17/05/1972; Centro de Documentação da TV Globo; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1997, pp.159-160; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor; Sites: www.alexandresena.jor.br, acessado em 05/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 04/2006; www.us.imdb.com, acessado em 04/2006; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; XAVIER, Nilson. Almanaque da Telenovela Brasileira. São Paulo, Panda Books, 2007. |