Com texto irreverente e bem-humorado, Bebê a Bordo analisa as relações familiares através de uma trama cheia de ação. O fio condutor da história, ambientada em São Paulo, é a relação da pequena Helena com Ana (Isabela Garcia), Laura (Dina Sfat) e Tonico Ladeira (Tony Ramos). Depois de se envolver em um assalto, Ana dá à luz uma criança no carro de Tonico, mas a abandona para conseguir fugir da polícia. Tonico passa a cuidar da menina, até o momento em que Ana volta para buscá-la. A mãe de Ana, Laura, por sua vez, culpada por também ter abandonado a filha ainda bebê, decide procurá-la. Laura descobre, então, que tem uma neta e decide lutar pela guarda da pequena Helena. No decorrer da história, Ana acaba tendo que abandonar novamente a filha e, sem saber, deixa Heleninha na porta da casa de Laura. Para aumentar ainda mais a confusão, Ana não sabe quem é o verdadeiro pai de sua filha, e a paternidade da criança é disputada por Zezinho (Leo Jaime), Antônio Antonucci (Rodolfo Bottino) e os irmãos Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme).
Autoria: Carlos Lombardi | Colaboração: Luiz Carlos Fusco e Maurício Arruda | Direção: Roberto Talma, Antonio Rangel, Marcelo de Barreto e Paulo Trevisan | Direção Artística: Fábio Sabag | Direção Geral: Roberto Talma | Período de exibição: 13/06/1988 – 11/02/1989 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 209
Abertura da novela Bebê a Bordo (1988).
TRAMA PRINCIPAL
O fio condutor da história, ambientada em São Paulo, é a relação da pequena Helena com Ana (Isabela Garcia), Laura (Dina Sfat) e Tonico Ladeira (Tony Ramos). Depois de se envolver em um assalto, Ana dá à luz a criança no carro de Tonico, mas a abandona para conseguir fugir da polícia. Tonico passa a cuidar da menina, até o momento em que Ana volta para buscá-la. A mãe de Ana, Laura, por sua vez, culpada por também ter abandonado a filha ainda bebê, decide procurá-la. Laura descobre, então, que tem uma neta e decide lutar pela guarda da pequena Helena.
Saiba mais sobre a história de Bebê a Bordo: clique aqui
PERSONAGENS
TONICO (Tony Ramos) – Executivo de sucesso em marketing político, filho de Branca (Nicette Bruno) e irmão de Ester (Patricya Travassos) e Glória (Françoise Forton). É um homem inseguro, mas mandão e autoritário no trabalho. Tinha acabado de perder o emprego quando foi feito refém por Ana (Isabela Garcia), ainda grávida. Presos em um engarrafamento, ajuda a moça a ter o filho dentro do carro. Fica irremediavelmente ligado a ela. Eles acabam se reencontrando nas situações mais inusitadas. Tonico é casado com Soninha (Inês Galvão), ex-miss Osasco, e pai de Juninho (João Rebello).
Conheça os personagens de Bebê a Bordo: clique aqui
BASTIDORES
Os sonhos de Ângela (Maria Zilda Bethlem), nos quais ela dá vazão às suas fantasias com Tonhão (José de Abreu), eram verdadeiros filmes, dirigidos por Paulo Trevisan, diretor de clipes musicais. Trevisan deu um tratamento especial ao clima de sensualidade criado pelo inconsciente da personagem.
Confira os bastidores de Bebê a Bordo: clique aqui
CENSURA
Em depoimento ao Memória Globo, Carlos Lombardi lembra que a novela Bebê a Bordo sofreu cortes da Censura. Algumas cenas com a atriz Carla Marins, por exemplo, não foram levadas ao ar. O diretor Roberto Talma corrobora a informação. Ele precisou ir a Brasília para assegurar a exibição da novela. A Censura queria liberar a trama para às 21h, mas a emissora havia se programado para exibi-la às 19h. Talma precisou cortar cenas, como a de uma briga que envolvia Isabela Garcia, intérprete de Ana, mas conseguiu liberar a novela.
Veja outras curiosidades de Bebê a Bordo: clique aqui
CENAS MARCANTES
Cena em que Ana (Isabela Garcia) conhece Zezinho (Léo Jaime). Em seguida, os dois se casam e ela descobre que está grávida.
Cena em que Ângela (Maria Zilda Bethlem) conversa com Zetó (Jorge Fernando), e afirma que é uma “solteirona”. Com Tarcísio Filho.
Cena em que Ângela (Maria Zilda Bethlem) sonha com o locutor do rádio, Tonhão (José de Abreu), e é surpreendida por Zetó (Jorge Fernando).
Cena em que Laura (Dina Sfat) e Nero (Ary Fontoura) discutem. Em seguida ela recebe a ligação de um detetive particular e descobre o paradeiro de sua filha, Ana (Isabela Garcia).
Cena em que Tonico (Tony Ramos) se descontrola no trabalho e acaba demitido por Valquíria (Márcia Real). Ana (Isabela Garcia) também perde seu emprego no hospital.
Cena em que Ana (Isabela Garcia) tenta impedir que Zezinho (Léo Jaime) assalte um banco, mas acaba se envolvendo no crime. Com Tony Ramos e Ilva Niño.
Cena em que Ana (Isabela Garcia) entra em trabalho de parto em pleno trânsito e é socorrida por Tonico (Tony Ramos).
Cena em que Laura (Dina Sfat) dá seu testemunho a favor de Ana (Isabela Garcia), inocentando a filha. Com Gilda (Cláudia Magno) e Tonico (Tony Ramos).
Cena em que Ana (Isabela Garcia) recebe o resultado do teste de paternidade e conta para Rei (Guilherme Fontes), Rico (Guilherme Leme), Nero (Ary Fontoura) e Antônio (Rodolfo Bottino) que eles não são os pais de Heleninha (Beatriz Bertu), mas esconde de Tonico (Tony Ramos) que ele é o pai.
Cena em que Ana (Isabela Garcia) tenta raptar Heleninha (Beatriz Bertu) com a ajuda de Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme), mas acaba levando um tiro. Com Tony Ramos, Ary Fontoura, Dina Sfat, Inês Galvão, Nicette Bruno e Sílvia Buarque.
Cena em que Rico (Guilherme Leme) e Raio (Sílvia Buarque) se casam, mas a moça acaba ficando com Rei (Guilherme Fontes).
Cena em que Laura (Dina Sfat) dispensa Liminha (Armando Bógus) e fica com Nero (Ary Fontoura).
Cena em que Ana (Isabela Garcia) aconselha Tonico (Tony Ramos) a ficar com Soninha (Inês Galvão), seu verdadeiro amor.
Desfecho da novela, em que Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme) ficam com Heleninha (Beatriz Bertu), escondidos no Uruguai. Com Isabela Garcia, Dina Sfat, e Nicette Bruno.
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Ary Fontoura (02/04/2007), Carlos Lombardi (01/04/2002), Débora Duarte (14/02/2011), Jorge Fernando (20/02/2002 ), Nicette Bruno (25/07/2005), Roberto Talma (19/09/2005), Sônia Soares (31/07/2006) e Tony Ramos (06/06/2001); Boletim de programação da Rede Globo, número 794; “Astros de berço” In: Veja, 22/06/1988; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.338-9; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; www.dirce.globo.com, acessado em 02/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006; http://pt.wikipedia.org/wiki/Beb%C3%AA_a_Bordo, acessado em: 07/2011. |