Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

A McGold e o Bullock

Guilherme Berenguer e Alinne Moraes em 'Bang Bang', 2005 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

A jovem Penny Lane (Alinne Moraes), neta de McGold (Tarcísio Meira), e Neon (Guilherme Berenguer), filho de Bullock (Mauro Mendonça), encontram-se a caminho da cidade de Albuquerque. Formados na capital, os dois têm uma mentalidade moderna para os costumes de Albuquerque e, apesar da guerra entre suas famílias, vivem um romance. O relacionamento conta com a ajuda do padre Hacker (Renato Consorte) e do sacristão Ernest (Renato Borghi), que deixam os dois utilizarem o confessionário para seus encontros secretos.

O hotel

Evandro Mesquita e Kadu Moliterno em 'Bang Bang', 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Albuquerque também oculta outros segredos, como a verdadeira identidade das irmãs solteironas Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno), as simpáticas Naides, donas do único hotel da cidade. Por trás de perucas, maquiagens e trajes femininos, escondem-se, respectivamente, os bandidos Billy The Kid e Jesse James. Sem que ninguém desconfie, os dois aprontam muitas e, ao longo da novela, assumem novos disfarces.

Sidney Magal em 'Bang Bang', 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Outro personagem de destaque é o destemido Zorroh (Sidney Magal). Longe dos tempos de glória, envelhecido, e com a letra “h” incorporada ao nome devido à numerologia, ele virou cabeleireiro e tem uma barbearia, onde trabalha com o amigo Tonto (Eliezer Motta), que faz as vezes de manicure. Zorroh e Tonto moram no hotel das Naides, assim como Baiana (Thalma de Freitas), a única brasileira de Albuquerque, que prepara deliciosas receitas com ingredientes do litoral.

Os forasteiros

Paulo Miklos em 'Bang Bang', 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Com os rumores de que o progresso virá pelos trilhos de aço, a cidade recebe uma legião de forasteiros, oportunistas, bandidos e almofadinhas, como Kid Cadillac (Paulo Miklos), bandido à beira da aposentadoria, que ajuda a instalar a balbúrdia em Albuquerque, e seu parceiro Absurd Boy (Roumer Canhães), homem abobado, sem memória, mas é um ás nas cartas. Até mesmo um circo chega à cidade, e três integrantes da trupe resolvem permanecer na região: o malabarista Nicola Fellini (Roney Facchini), o mágico Zoltar (Rodrigo Lombardi) e sua filha Tábata (Mauren Mcgee). Pouco tempo depois, aparecem também a “empresária” Vegas Locomotiv (Giulia Gam), uma cortesã, e suas “meninas”, Yoko Bell (Daniele Suzuki), Marilyn Corroy (Babi Xavier) e Elga (Tatiana Monteiro), além da sobrinha de Vegas, Brenda Lee (Ariela Massoti), adolescente que, apesar de pura e ingênua, acompanha a tia. A chegada de Vegas anima os homens e desagrada às beatas. Yoko Bell abala a relação de Penny Lane e Neon: ela é incumbida por Bullock de conquistar o rapaz. Marilyn, por sua vez, tenta vencer a resistência de Nicola para reaproximar-se da filha, Tábata, a quem não vê há 13 anos. Marilyn morre, após revelar a Tábata que é sua mãe.

Luiz Melodia em 'Bang Bang', 2005 — Foto: Márcio de Souza/Globo

A cidade fica ainda mais agitada quando o falso xerife Gógol (Marco Ricca), através de uma medida provisória, resolve reabrir o saloon para as mulheres. Jack Label (Maurício Pereira), dono do saloon, e o pianista Sam (Luiz Melodia) comemoram a reabertura, apesar de uma porcentagem do faturamento do local ir para o xerife e seu assistente. O progresso chega aos poucos, e o hotel recebe uma nova invenção, o telefone.

No decorrer da novela, Penny Lane chega a ficar balançada pelo primo Mac Mac (Iran Malfitano), e Catty (Fernanda de Freitas) quase se casa com Neon. Harold (Ricardo Tozzi) decide casar-se com Yoko, mas é alvo das investidas de Úrsula (Marisa Orth), que explora a outra personalidade do médico, o violento Lobo. Úrsula descobre que é filha de Bullock e muda completamente de visual e comportamento. A ex-beata vai trabalhar no saloon que, a essa altura, pertence a Vegas, e se une a Lobo, a outra personalidade de Harold. O objetivo da dupla é deixar o lado Harold desacreditado e fazer com que a personalidade de Lobo seja predominante.

As irmãs Henaide e Denaide quase são desmascaradas com a chegada da prima Dolores (Ernani Moraes) – na verdade, um disfarce do bandido Frank Black Night –, a quem elas são obrigadas a dar aulas de maquiagem e etiqueta para não serem denunciadas. Tempos depois, passam a formar um triângulo amoroso com a nova integrante da turma, Calamity Jane (Betty Lago), que havia ido atrás da dupla de bandidos para cobrar uma dívida.

Violeta (Angelina Muniz) e Zorroh vivem um romance, e a vida do xerife interino – que entra no lugar de Gógol, após esse fugir devido à chegada da viúva do antigo e verdadeiro xerife – transforma-se com a chegada de sua mãe, Dona Zorrah (Nair Bello), que deixa o filho irritado ao chamá-lo pelo nome de batismo, Clayton.

Fernanda Rodrigues em 'Bang Bang', 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

No decorrer da novela, ingressam ainda na trama Daisy (Fernanda Rodrigues), uma trambiqueira contratada por Ben (Bruno Garcia) para fazer o sogro apostar toda a sua fortuna em um cassino; e Greg Taylor (Mário Gomes), xerife de uma cidade vizinha.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)