Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

O empreiteiro

Barreto (Rubens de Falco), empreiteiro que trabalha na construção de Brasília, é outro personagem de destaque na trama. Barreto é um homem de bom-caráter, inteligente e gentil. Tem enorme carinho pela família de Álvaro (Cláudio Marzo), seu melhor amigo, e, ao longo da história, apaixona-se pela filha mais velha dele, Ana (Myrian Rios). A jovem, no entanto, gosta do tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli), um rapaz idealista e romântico.

Joana Fomm, Rubens de Falco e Myrian Rios em 'Bambolê', 1987 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A música

Mara (Carla Daniel) é amiga das meninas Galhardo e uma cantora que se interessa pelo movimento musical que está surgindo: a Bossa Nova. Ela se lança interpretando clássicos da música brasileira como Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Corcovado (Tom Jobim) e Este Seu Olhar (Tom Jobim), canções apresentadas ao longo da novela.

Guido Brunini e Carla Daniel em 'Bambolê', 1987 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Os jovens

As festas, os namoros e os conflitos da turma jovem são constantes na trama. O namoro mais agitado é o de Yolanda (Thaís de Campos), filha de Álvaro Galhardo, e Murilo (Maurício Mattar), filha de Marta (Susana Vieira). O rapaz é o típico rebelde sem causa. Bonito e charmoso, só anda de lambreta, adora sua jaqueta de couro e não abre mão de passar goma nos cabelos. Quem não gosta nem um pouco desse namoro é Fausta (Joana Fomm), cunhada de Álvaro, que quer afastar Yolanda do rapaz custe o que custar. Murilo, por ser novo no bairro, ainda enfrenta a turma de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, liderada por Alligator (Guilherme Leme). Arrogante e competitivo, Alligator também é apaixonado por Yolanda e não aceita a preferência dela pelo rival, fazendo de tudo para atrapalhar o namoro entre os dois.

Eri Johnson, Neco Magno, Claudia Lira e Guilherme Leme em 'Bambolê', 1987 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Cristina

O drama da filha mais nova de Álvaro, Cristina (Carla Marins), também é uma trama de destaque em Bambolê. Mimada, sonsa e de caráter duvidoso, ela vive disputando a atenção do pai com as irmãs. Em determinado momento da novela, Cristina entra em desespero quando descobre que não é filha legítima de Álvaro. Rancorosa, ela decide estragar a vida da irmã Ana e seduz Luiz Fernando. Cristina engravida do rapaz e consegue se casar com ele, mas vive uma relação infeliz ao seu lado. No final da novela, Cristina tem uma atitude madura e convence Luiz Fernando a ir atrás de Ana, que está de partida para Europa. Ele corre para o cais do porto para ficar ao lado de seu verdadeiro amor.

Carla Marins e Paulo Castelli em 'Bambolê', 1987 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)