Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo

Teresa e Estela

Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) estão juntas há mais de 30 anos. Teresa é dona de um escritório de advocacia prestigiado. Estela é proprietária de um antiquário e mãe de Beatriz (Gloria Pires). Ao lado da advogada, ela cria o neto Rafael (Chay Suede) desde bebê. Ele é órfão e filho da irmã de Beatriz, que morreu no parto. O rapaz chama Estela e Teresa de mãe.

'Babilônia' (2015): Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro)

'Babilônia' (2015): Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro)

A união entre as duas é oficializada após muitos anos de convivência. Mas, na cerimônia, Teresa é surpreendida com a presença do filho, Lauro (Dennis Carvalho), que nunca aceitou o relacionamento das duas. Eles brigam e a advogada passa mal. É socorrida pelo próprio filho, que acaba se reconciliando com a mãe. Logo depois, Lauro sofre um enfarte e morre nos braços de Teresa. No decorrer da trama, Estela abre o restaurante Estrela Carioca. Ao lado de sua companheira Teresa, uma mulher forte e determinada, ela supera o preconceito da sociedade e as armações de Beatriz.

Luís Fernando e Karen

Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) é jornalista, mas perde o emprego e vive à custa da mulher, a corretora de imóveis Karen (Maria Clara Gueiros). Eles têm dois filhos, Joaquim (Xande Valois) e Nina (Bernadete Wilhelm). A família mora com a manicure Zélia (Rosi Campos), mãe de Karen.

Típico malandro, ele também trai Karen com outras mulheres. Sem saber que o jornalista é casado, Regina (Camila Pitanga) acaba se envolvendo com ele e engravida. Luís Fernando pede para ela abortar. Regina fica indignada e ainda mais enfurecida quando descobre que ele é casado. Mesmo assim, ela tem Júlia (Sabrina Nonata) e Karen decide manter o casamento.

Dez anos depois, Regina e Luís Fernando mantém uma boa relação por causa da filha. Karen descobre outras armações do marido, termina o casamento e ainda faz as pazes com Regina e Júlia. Apesar do término, os dois continuam amigos. Sem a ajuda financeira da mulher, Luís Fernando passa a viver de bicos e vira celebridade ao lançar um livro contando todas as falcatruas do político Aderbal (Marcos Palmeira).

Corrupção política

Aderbal (Marcos Palmeira) é prefeito da fictícia cidade de Jatobá, localizada no interior do Rio de Janeiro. Casado com a pianista Maria José (Laila Garin), o corrupto é pai de Laís (Luisa Arraes) e conta com o apoio da mãe, Consuelo (Arlete Salles), nas falcatruas. Depois de conquistar Jatobá, o político acredita que está na hora de alçar voos maiores e se muda com a família para a zona sul do Rio.

Parte do eleitorado do prefeito é evangélico. Por conta disso, ele finge ser um bom marido e temente a Deus. Fora dos holofotes, trai Maria José com outras mulheres até se apaixonar pela vilã Inês (Adriana Esteves). Ao lado dela, Aderbal tem planos de ser governador. Durante a trama, Maria José e Laís descobrem as armações do político e se afastam dele.

Apesar de enfrentar Teresa (Fernanda Montenegro) nas urnas, Aderbal vence a eleição e tem Consuelo como vice. Mas, no dia da posse, é preso acusado de receber propina. Consuelo assume o governo do Estado e, apesar de enfrentar uma CPI, continua no poder.

“Romeu e Julieta”

Filha do prefeito Aderbal (Marcos Palmeira), Laís (Luisa Arraes) desconhece as falcatruas do pai e não gosta de se envolver com política. Após fugir de um compromisso político, é atropelada por Rafael (Chay Suede). Os dois acabam se envolvendo e namoram mesmo contra a vontade do pai dela. O político não admite que a filha namore um rapaz que tem duas mães, Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg).

Não é só Aderbal que é contra o namoro dos dois. Guto (Bruno Gissoni) tem inveja do rapaz. Ele não admite que o pai, Evandro (Cássio Gabus Mendes), cubra de elogios o sobrinho de sua madrasta, Beatriz (Gloria Pires). Por isso, decide acabar com o relacionamento de Laís e Rafael e arma contra os dois. Em uma festa, a jovem flagra o namorado “traindo-a” com outra mulher e termina a relação.

Guto se aproxima de Laís e tenta conquistá-la. A jovem quase cai na lábia dele quando percebe que o rapaz quer apenas se aproveitar dela e provocar ciúmes em Rafael. Durante um encontro, Laís é surpreendida por uma tentativa de estupro, se afasta de Guto e reata com Rafael. Os dois namoram escondido, mas acabam juntos no final da trama. Apesar das maldades, Guto permanece solto. Dono da boate Zoop, ele segue lavando dinheiro de políticos no seu estabelecimento com a ajuda do amigo e sócio Pedro (André Bankoff).

Mulher de fibra

Sheron Menezzes em Babilônia, 2015. — Foto: Estevam Avellar/Globo

No escritório de Teresa também trabalha a advogada Paula (Sheron Menezzes). No início da carreira, ela ganha uma causa importante e é promovida. Paula mora no morro da Babilônia e é amiga de Regina (Camila Pitanga). O namoro com Tadeu (Cesar Mello), dono do bar da comunidade, é abalado depois que ela sai do morro. O rapaz não aguenta ver o sucesso da advogada, que acaba conhecendo e se envolvendo com Bento (Dudu Azevedo). No fim da trama, Paula fica com Bento e, juntos, adotam uma criança.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)