Por Memória Globo

Paulo Belote/Globo

Gloria Pires em 'Babilônia', 2015 — Foto: Estevam Avellar/Globo

BEATRIZ AMARAL RANGEL (Gloria Pires) – Arquiteta e filha de Estela (Nathalia Timberg), casa-se por interesse com o milionário Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes) e passa a administrar a Construtora Souza Rangel. É chantageada por Inês (Adriana Esteves), amiga de infância que sente inveja dela. A rival tem um vídeo que mostra Beatriz e o motorista do marido, Cristóvão (Val Perré), aos beijos. Por conta disso, mantém a inimiga por perto e mata o amante. Durante a trama, apaixona-se por Diogo (Thiago Martins), filho de Cristóvão, envolve-se em outros crimes e é presa ao lado de Inês. Ao escaparem da prisão, brigam, perdem o controle do carro e caem em um abismo.

Adriana Esteves em 'Babilônia', 2015 — Foto: Acervo/Globo

INÊS JUNQUEIRA (Adriana Esteves) – Casada com Homero (Tuca Andrada) e mãe de Alice (Sophie Charlotte). É uma advogada fracassada e obcecada pela amiga de infância, Beatriz (Gloria Pires). Culpa a rival pela morte do pai, que é seduzido, preso e se mata na cadeia por causa de Beatriz. Inês descobre os crimes da arquiteta e a chantageia. O tempo passa, a advogada perde o marido e se torna amante do prefeito Aderbal (Marcos Palmeira). Por conta de uma armação de Beatriz, Inês é presa junto com a inimiga. As duas conseguem escapar da cadeia, mas brigam, perdem o controle do carro e caem em um abismo.

Camila Pitanga em 'Babilônia', 2015. — Foto: Estevam Avellar/ Globo

REGINA ROCHA (Camila Pitanga) – Filha de Dora (Virgínia Rosa) e Cristóvão (Val Perré), e irmã de Diogo (Thiago Martins). Engravida de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) sem saber que ele é casado. Perde o pai assassinado e  deixa o sonho de ser médica para trabalhar em uma barraca de praia. Nas areias do Leme, a mãe de Júlia (Sabrina Nonata) conhece Vinícius (Thiago Fragoso) e se apaixona por ele. Com a ajuda do advogado consegue descobrir que Beatriz (Gloria Pires) matou Cristóvão. Torna-se gerente do restaurante Estrela Carioca e modelo. Após separados por um tempo, Regina e Vinícius se casam e ela engravida.

TERESA PETRUCCELI (Fernanda Montenegro) – Companheira de Estela (Nathalia Timberg). É dona de um escritório de advocacia prestigiado. Ficou famosa ao lutar pela libertação de presos políticos durante a ditadura. Também atuou em casos de discriminação sexual, que reforça a sua posição de ativista.

ADERBAL PIMENTA (Marcos Palmeira) – Marido de Maria José (Laila Garin), pai de Laís (Luisa Arraes), filho de Consuelo (Arlete Salles). Ele é prefeito recém-eleito da cidade fictícia de Jatobá, no estado do Rio. Parte de seu eleitorado é evangélico e, por isso, o político é um falso moralista. Fora dos holofotes, traí Maria José com outras mulheres e apaixona-se por Inês (Adriana Esteves). É eleito governador e tem Consuelo como vice. É preso no dia da posse e sua mãe assume o poder.

ESTELA MARCONDES (Nathalia Timberg) – Mãe de Beatriz (Gloria Pires) e companheira de Teresa (Fernanda Montenegro). Junto com a advogada, cria desde pequeno o neto Rafael (Chay Suede), filho de uma irmã de Beatriz  que morreu no parto. Ele chama ambas de mãe. É confidente e conselheira de Beatriz, mas não imagina que a filha se envolve em negócios escusos e é uma assassina. Fica chocada ao descobrir a verdade sobre Beatriz.

MURILO LOUREIRO (Bruno Gagliasso) – Filho biológico de Olga (Lu Grimaldi) e irmão adotivo de Vinícius (Thiago Fragoso). Ele é cafetão e não suporta a ideia de dividir a herança da mãe com Vinícius. Tenta matá-lo. Murilo também se envolve em outros crimes, mas é morto no fim da trama por um de seus desafetos.

EVANDRO RANGEL (Cássio Gabus Mendes) – Pai de Guto (Bruno Gissoni) e casado pela segunda vez com Beatriz (Gloria Pires), é o dono da Construtora Souza Rangel. O milionário permite que a mulher comande a empresa sem saber que ela se envolve em falcatruas. Ao descobrir as armações, separa-se e assume o relacionamento com Alice (Sophie Charlotte). No fim da novela, eles se casam e ela engravida.

VINÍCIUS LOUREIRO (Thiago Fragoso) – Advogado, trabalha no escritório de Teresa (Fernanda Montenegro). Adotado por Olga (Lu Grimaldi) na infância, é odiado pelo filho da mãe adotiva, Murilo (Bruno Gagliasso). Sofre com as armações do irmão e da ex-mulher Cris (Tainá Müller). Conhece Regina (Camila Pitanga) na praia do Leme e apaixona-se. Após idas e vindas, eles se casam e ela engravida.

IVAN CAMARGO (Marcello Melo Jr.) – Irmão de Paula (Sheron Menezzes). É instrutor de slackline na praia. Órfão de pai e mãe, mora com Paula no morro da Babilônia. Apaixona-se por Sérgio (Cláudio Lins) e recebe a ajuda dele quando fica paralítico após sofrer um atropelamento. No final da trama, eles ficam juntos.

DIOGO ROCHA (Thiago Martins) – Irmão de Regina (Camila Pitanga), noivo de Gabi (Kizi Vaz), e filho de Dora (Virgínia Rosa) e Cristóvão (Val Perré). Pratica saltos ornamentais e, após Beatriz (Gloria Pires) conhecê-lo em um evento, passa a ser patrocinado pela Construtora Souza Rangel. A arquiteta se apaixona por ele, mas Diogo tenta não se envolver. O tempo passa, ele se casa com Gabi, mas o casamento não dura. O atleta volta a ficar com Beatriz. Ao descobrir que a amada matou seu pai, Diogo termina o relacionamento. 

RAFAEL GALHARDO (Chay Suede) – Neto de Estela (Nathalia Timberg), criado desde bebê por ela e Teresa (Fernanda Montenegro) como filho. A mãe dele, filha biológica de Estela, morreu no parto e o pai desapareceu. O rapaz chama ambas de mãe. Durante a novela, sofre bullying de Guto (Bruno Gissoni) e Fred (Filipe Ribeiro), que acreditam que ele é gay. Rafael tem uma história de amor conturbada com Laís (Luisa Arraes), filha de Aderbal (Marcos Palmeira) e Maria José (Laila Garin). Mas os dois ficam juntos no fim da trama.

LUÍS FERNANDO VIDAL (Gabriel Braga Nunes) – Pai de Júlia (Sabrina Nonata), que teve com Regina (Camila Pitanga), e de Nina (Bernadete Wilhelm) e Joaquim (Xande Valois), do casamento com Karen (Maria Clara Gueiros). Irmão de Norberto (Marcos Veras). É jornalista, perde o emprego e vive à custa da mulher. Depois de Karen descobrir as armações e traições do marido, ele sobrevive de bicos e torna-se famoso ao lançar um livro sobre o ex-prefeito Aderbal (Marcos Palmeira).

ALICE JUNQUEIRA (Sophie Charlotte) – Filha de Inês (Adriana Esteves) e Homero (Tuca Andrada), passa a adolescência em Dubai com a família. Após perder o pai, a jovem volta ao Brasil com a mãe, com quem tem uma relação conflituosa. No Rio, apaixona-se por Murilo (Bruno Gagliasso), mas termina o namoro e engata um romance com Evandro (Cássio Gabus Mendes). Alice ainda tem uma recaída por Murilo, mas retoma o relacionamento com Evandro. Os dois se casam e ela engravida.

LAÍS MATOS PIMENTA (Luisa Arraes) – Filha de Aderbal (Marcos Palmeira) e Maria José (Laila Garin). Apaixona-se por Rafael (Chay Suede). O namoro com o rapaz é conturbado. Aderbal não admite que a moça namore alguém que tem duas mães. No fim da trama, ela fica com o jovem.

CRISTIANA LOUREIRO (Tainá Muller) – Ex-mulher de Vinícius (Thiago Fragoso), Cris trabalha com hotelaria e colocou a profissão acima da família. Arrepende-se do fim do casamento após descobrir que Vinícius começa a namorar Regina (Camila Pitanga). Após trabalhar por um tempo no exterior, volta para o Brasil e tenta reatar com o ex. Por conta disso, fez várias armações para separá-lo de Regina, mas paga pelos seus erros na prisão.

PAULA CAMARGO (Sheron Menezzes) – Advogada do escritório de Teresa (Fernanda Montenegro) e amiga de Regina (Camila Pitanga). O namoro com Tadeu (Cesar Mello), dono do bar na Babilônia, é abalado depois que ela sai do morro. O rapaz não aguenta ver o sucesso da advogada, que acaba se envolvendo com Bento (Dudu Azevedo). No fim da trama, Paula fica com Bento e o casal adota uma criança.

CONSUELO PIMENTA (Arlete Salles) – Mãe de Aderbal (Marcos Palmeira) e avó de Laís (Luisa Arraes). Apoia o filho nas falcatruas e assume o governo do Estado do Rio após o filho ser preso.

CARLOS ALBERTO DA MATA (Marcos Pasquim) – Instrutor de saltos ornamentais, pai de Fred (Filipe Ribeiro) e amigo de Evandro (Cássio Gabus Mendes). Torna-se treinador de Diogo (Thiago Martins), irmão de Regina (Camila Pitanga). Com o tempo, apaixona-se por Regina e tem um rápido relacionamento com ela. É morto por Beatriz (Gloria Pires) ao defender a ex-namorada.

SÉRGIO (Cláudio Lins) – Irmão de Carlos Alberto (Marcos Pasquim), Sérgio é convidado por Evandro (Cássio Gabus Mendes) para trabalhar na Souza Rangel. Ele demora a assumir a homossexualidade, mas sua paixão por Ivan (Marcello Melo Jr.) o ajuda a enfrentar a sociedade e a se aceitar.

GABRIELA ALVARENGA (Kizi Vaz) – Mulher de Diogo (Thiago Martins). Mora no morro da Babilônia e trabalha no bar de Tadeu (Cesar Mello). Fica arrasada quando o atleta termina o casamento e engata em um relacionamento com Tadeu.

CARLOS AUGUSTO (GUTO) LOPES RANGEL (Bruno Gissoni) – Filho do primeiro casamento de Evandro (Cássio Gabus Mendes), Guto perdeu a mãe cedo. Foi criado pelo pai e por Beatriz (Gloria Pires) que, mesmo não sendo nada maternal, conquistou o menino apoiando as suas vontades. Guto transformou-se em um jovem sem escrúpulos e, no fim da novela, torna-se sócio da boate Zoop para ganhar dinheiro com a corrupção de políticos, como Aderbal (Marcos Palmeira).

VALESKA DE PAIVA (Juliana Alves) – Moradora do morro da Babilônia. Ex-namorada de Osvaldo (Werner Schünermann), tem má fama por ter namorado o chefe do tráfico. É disputada por Norberto (Marcos Veras) e Clóvis (Igor Angelkorte). Acaba se casando com Norberto, mas torna-se amante de Clóvis.

OTÁVIO (Herson Capri) – Engenheiro no escritório da Souza Rangel em Dubai, se muda para o Brasil para ser aliado de Inês (Adriana Esteves), mas acaba se envolvendo com Beatriz (Gloria Pires). É ele quem mata Murilo (Bruno Gagliasso) por ciúmes de Beatriz. Forja a própria morte e tenta matar Diogo (Thiago Martins), mas acaba preso.

KAREN FONSECA VIDAL (Maria Clara Gueiros) – Mulher de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), filha de Zélia (Rosi Campos), mãe de Nina (Bernadete Wilhelm) e Joaquim (Xande Valois). Ela é corretora de imóveis e releva as armações do marido. No fim da trama, Karen se separa de Luís Fernando.

OLGA LOUREIRO (Lu Grimaldi) – Mãe adotiva de Vinícius (Thiago Fragoso) e biológica de Murilo (Bruno Gagliasso). Trabalha como gerente em um restaurante no Leme.

OSVALDO VELOSO (Werner Schünermann) – Antes da pacificação, era um traficante cruel, “dono” do morro da Babilônia e namorado de Valeska (Juliana Alves). Osvaldo fica preso por um tempo e quando é solto provoca temor à sua volta. Tenta reconquistar a ex sem sucesso e se torna amante e cúmplice de Beatriz (Gloria Pires).

PEDRO CARVALHO (André Bankoff) – Engenheiro na Construtora Souza Rangel. Beatriz (Gloria Pires) tem um caso com ele e o promove a engenheiro-chefe. Ele também era cúmplice da arquiteta no esquema de superfaturamento de obras da empresa.

HELÔ GOMES BATISTA (Carla Salle) – É prostituta de luxo e trabalha para Murilo (Bruno Gagliasso). Apaixona-se pelo cafetão e é desrespeitada por ele. Afasta-se de Murilo e sai da prostituição.

TADEU TOLEDO DE JESUS (Cesar Mello) – Dono do bar que é ponto de encontro no morro da Babilônia. Cria o irmão caçula Wolnei (Peter Brandão). Não aguenta a independência de Paula (Sheron Menezzes) e termina o namoro. Apaixona-se por Gabi (Kizi Vaz), sua funcionária, e depois de muita insistência, consegue ganhar o coração dela.

WOLNEI TOLEDO DE JESUS (Peter Brandão) – Irmão caçula de Tadeu (Cesar Mello). Wolnei topa qualquer ilegalidade por dinheiro. Depois de passar um tempo em um abrigo, se arrepende e muda as atitudes.

BENTO LARANJEIRA (Dudu Azevedo) – Amigo de infância de Vinícius (Thiago Fragoso), desenvolve games e softwares. Namora Paula (Sheron Menezzes) e, após ficarem separados por um tempo, acabam morando juntos e adotam uma criança.

CLÓVIS (Igor Angelkorte) – Melhor amigo de Norberto (Marcos Veras). Disputa Valeska (Juliana Alves) com ele e torna-se amante dela.

MARIA JOSÉ MATOS PIMENTA (Laila Garin) – Pianista, mulher de Aderbal (Marcos Palmeira) e mãe de Laís (Luisa Arraes). Tolera a sogra, Consuelo (Arlete Salles), para não desagradar o marido. Após descobrir as falcatruas e as traições de Aderbal, se separa dele. 

NORBERTO (Marcos Veras) – Irmão de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). Disputa o amor de Valeska (Juliana Alves) com o amigo Clóvis (Igor Angelkorte). No fim da trama, casa-se com Valeska, mas aceita dividir o apartamento com Clóvis.

DULCE MELO (Daisy Lúcidi) – Secretária da prefeitura de Jatobá. Funcionária pública de carreira, não quer se aposentar, pois adora as emoções dos bastidores do poder.

HOMERO JUNQUEIRA (Tuca Andrada) – Marido de Inês (Adriana Esteves) e pai de Alice (Sophie Charlotte). Trabalha na construtora de Evandro (Cássio Gabus Mendes) e é transferido para Dubai com a família. Morre em função de um aneurisma.

NINA FONSECA VIDAL (Bernadete Wilhelm) – Filha de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) e Karen (Maria Clara Gueiros).

ZÉ HENRIQUE COUTINHO (Antonio Gonzalez) – Investigador de polícia. Trabalha na fictícia delegacia do Leme.

CECÍLIA (Hanna Romanazzi) – Faz aula de slackline com Ivan (Marcello Melo Jr.) e se interessa por Rafael (Chay Suede). Os dois tem um rápido envolvimento.

VERA MORGADO (Maira Charken) – Delegada titular da fictícia Delegacia do Leme, onde diversas situações da novela são resolvidas.

DORA DA SILVA ROCHA (Virgínia Rosa) – Mãe de Regina (Camila Pitanga) e Diogo (Thiago Martins). No início da novela, está à beira da morte em função de problemas cardíacos. Depois, consegue um transplante de coração e um emprego no bar do clube do Leme. É o grande apoio de Regina. Sempre desconfiou de Beatriz (Gloria Pires), pois achava que a arquiteta era responsável pela morte do marido Cristóvão (Val Perré).

FRED DA MATA (Filipe Ribeiro) – Filho de Carlos Alberto (Marcos Pasquim) e melhor amigo de Guto (Bruno Gissoni). Fred é tão playboy quanto Guto. No fim da trama, muda-se para a Austrália e para recomeçar a vida.

NELSON VASCONCELOS JÚNIOR (Pedro Dondé) – Estagiário no escritório de Teresa (Fernanda Montenegro).

SUSANA (Yanna Lavigne) – Trabalha como garçonete no Rio, mas sua família vive em Jatobá. Fica encantada com Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira) e acaba se envolvendo com o prefeito.

ZÉLIA FONSECA (Rosi Campos) – Mãe de Karen (Maria Clara Gueiros). É manicure, trabalha no salão de Ivete (Marysheila), no Leme, e atende clientes como Beatriz (Gloria Pires), em casa. É a ponte entre Beatriz e o mundo de classe média, Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga), abastecendo um lado e outro de informações dependendo da situação.

JOAQUIM FONSECA VIDAL (Xande Valois) – Filho de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) e Karen (Maria Clara Gueiros). É cúmplice da meia-irmã Júlia (Sabrina Nonata).

ANTONIO XAVIER (Tadeu Aguiar) – Trabalha como copeiro no apartamento de Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira). Depois de anos apaixonado pela vizinha Wilma (Cristina Galvão), ele se declara e descobre que era correspondido.

CELINA (Débora Duarte) – Tia de Inês (Adriana Esteves). Foi ela quem criou a vilã quando Inês ficou órfã. Preocupada com a obsessão da sobrinha por Beatriz (Gloria Pires), Celina sempre aconselhou Inês a se afastar da rival.

RUBI PALHARES (Rodrigo Fagundes) – Porteiro do Edifício Sereia do Leme.

VALDECIR (Alex Brasil) – Ajudante de Regina (Camila Pitanga) na barraca da praia.

TOM CRUZES (Paulo Verlings) – Moto taxista do morro da Babilônia.

CILENE FARIAS (Viviane Porto) – Cabeleireira no salão de Ivete (Marysheila). Sofre preconceito da patroa por morar no morro.

FLÁVIA DUARTE (Luisa Thiré) – Secretária-geral do escritório de advocacia de Teresa (Fernanda Montenegro).

IVETE (Mary Sheila) – Síndica do edifício Sereia do Leme, ela também era cabeleireira e administradora do pequeno salão de beleza do bairro. O salão foi vendido para Úrsula (Rogéria), e Ivete teve que engolir seu preconceito e andar na linha.

JÚLIA ROCHA VIDAL (Sabrina Nonata) – Filha de Regina (Camila Pitanga) e Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). Mora com a mãe e com a avó, Dora (Virgínia Rosa), mas frequenta a casa do pai e, apesar de saber dos seus defeitos, é apaixonada por ele.

SANDRINHA (Lara Tremouroux) – Amiga de Laís (Luisa Arraes). As duas estudam juntas.

SILVIA OLIVEIRA (Luisa Friese) – Secretária de Beatriz (Gloria Pires) na Souza Rangel.

JOSÉ CARLOS – Carlinhos (Cauê Campos) – Irmão caçula de Tadeu (Cesar Mello) e Wolnei (Peter Brandão). Melhor amigo de Júlia (Sabrina Nonata).

KARLA RIBEIRO (Beatrice Sayd) – Copeira do apartamento de Evandro (Cássio Gabus Mendes) e Beatriz (Gloria Pires).

RONALDO QUEIROZ (Marcelo Laham) – Assessor e braço direito de Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira) na prefeitura de Jatobá. É cúmplice das falcatruas do político.

WILMA DOS SANTOS (Cristina Galvão) – É empregada de Beatriz (Gloria Pires) em 2005 e torna-se empregada de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) em 2015. É amiga de Xavier (Tadeu Aguiar) e os dois assumem o namoro.

ÚRSULA ANDRESSA (Rogéria) – Veterana e estrela do show business. Adotou o nome artístico porque se acha a cara de Ursula Andress. Costuma dizer que o nome do prédio é inspirado nela, a verdadeira Sereia do Leme. Ela é pai de Osvaldo (Werner Schünemann) e avô de Gabi (Kizi Vaz).

CRISTÓVÃO ROCHA (Val Perré) – Marido de Dora (Virgínia Rosa), pai de Regina (Camila Pitanga) e Diogo (Thiago Martins). Motorista de Evandro (Cássio Gabus Mendes). Tem um caso com Beatriz (Gloria Pires), mulher de Evandro. Após Dora precisar de um transplante de coração, Cristóvão chantageia a amante e ela o mata.

SIMONE LAUZIER (Jacqueline Laurence) – Amiga de longa data de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg). É gerente do antiquário de Estela.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)