Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo
Abertura da novela 'Babilônia' (2015).

Abertura da novela 'Babilônia' (2015).

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) têm personalidades distintas, mas o mesmo ímpeto de conseguir o que querem.  Dividida em duas fases, 2005 e 2015, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina.


Autoria: 
Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga | Colaboradores: Sérgio Marques, Ângela Carneiro, Chico Soares, Fernando Rebello, João Brandão, Luciana Pessanha e Maria Camargo | Direção: Cristiano Marques, Luísa Lima, Pedro Peregrino, Giovanna Machline | Direção Geral: Maria de Médicis e Dennis Carvalho |Núcleo: Dennis Carvalho | Período de exibição: 16/03/2015 – 29/08/2015
| Horário: 
21h | N° de capítulos: 143

TRAMA PRINCIPAL

Dividida em duas fases, 2005 e 2015, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina.Beatriz é uma mulher gananciosa que se casa por interesse com Evandro (Cássio Gabus Mendes), dono da Construtora Souza Rangel, e comete vários crimes para comandar a presidência da empresa do marido. Obcecada por ela desde a infância está Inês, uma advogada frustrada que não se conforma com o alto padrão de vida da amiga e, após filmar a arquiteta aos beijos com o motorista de Evandro, passa a chantageá-la.

TRAMAS PARALELAS

Filha do prefeito Aderbal (Marcos Palmeira), Laís (Luisa Arraes) desconhece as falcatruas do pai e não gosta de se envolver com política. Após fugir de um compromisso político, é atropelada por Rafael (Chay Suede). Os dois acabam se envolvendo e namoram mesmo contra a vontade do pai dela. O político não admite que a filha namore um rapaz que tem duas mães, Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg).

PERSONAGENS

BEATRIZ AMARAL RANGEL (Gloria Pires) – Arquiteta e filha de Estela (Nathalia Timberg), casa-se por interesse com o milionário Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes) e passa a administrar a Construtora Souza Rangel. É chantageada por Inês (Adriana Esteves), amiga de infância que sente inveja dela. A rival tem um vídeo que mostra Beatriz e o motorista do marido, Cristóvão (Val Perré), aos beijos. Por conta disso, mantém a inimiga por perto e mata o amante. Durante a trama, apaixona-se por Diogo (Thiago Martins), filho de Cristóvão, envolve-se em outros crimes e é presa ao lado de Inês. Ao escaparem da prisão, brigam, perdem o controle do carro e caem em um abismo.

BASTIDORES

Cerca de 20 pessoas viajaram para Dubai e Paris para gravar as primeiras imagens da novela. Foram quase duas semanas de gravação, que começou nos Emirados Árabes, com Adriana Esteves, Sophie Charlotte e Tuca Andrada. Em seguida, as gravações aconteceram no Jardim de Luxemburgo, Place des Vosges, Ponte Bir Hakeim e Museu Rodin.

TRILHA SONORA

'Pra que chorar', de Mart'nália, foi o tema de abertura da 'Babilônia'. A trilha sonora da novela contou com sucessos de Cazuza, Caetano Veloso, Zizi Possi, entre outros.

Fonte:

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)