Aos 11 anos, Rita sofreu com a madrasta Carminha, que, com a ajuda do amante, armou para Genésio, pai da menina. Após ser abandonada pelos vilões em um lixão, Rita foi adotada por um um casal de argentinos. Doze anos depois, Rita, agora Nina, volta para o Brasil e é contratada pela ex-madrasta, que não a reconhece.

Trama Principal - Foto: (Memoria Globo)

Duas viagens, uma para Minas Gerais e outra para a Argentina, marcaram a fase inicial das gravações. Em Uberlândia, foram gravadas cenas de uma partida de futebol, protagonizadas por Tufão. Na Argentina, foram feitas as cenas de Rita/Nina com sua nova família.

Bastidores - Foto: (Estevam Avellar/Globo.)
Avenida Brasil

O lixão cenográfico foi construído perto dos Estúdios Globo, seguindo o resultado de pesquisas em aterros sanitários reais. Todo o material cenográfico do lixão não era perecível e foi lavado. O Divino, bairro fictício do subúrbio do Rio de Janeiro, abrigou grande parte das cenas da novela.

Cenografia e arte - Foto: (Renato Rocha Miranda/Globo.)

Como a trama tem duas fases, vários personagens passaram por importantes mudanças. A equipe de figurino mergulhou no mundo do charme, do rap e do hip hop, o que fez com que pudesse ser criado para os personagens do Divino um visual bem sensual.

Figurino e produção  - Foto: (Renato Rocha Miranda/Globo.)
Trilha Sonora - Foto: (Frame de vídeo/Globo)
Período de exibição: 26/03/2012– 19/10/2012

Uma novela de: João Emanuel Carneiro | Colaboração: Marcia Prates, Alessandro Marson, Antonio Prata, Luciana Pessanha e Thereza Falcão | Direção de núcleo: Ricardo Waddington | Direção-geral: Amora Mautner e José Luiz Villamarim... Saiba mais!

Ficha Técnica - Foto: (Memória Globo)