Por Memória Globo

Acervo/Globo

O padre Vitor (Francisco Cuoco) abandona a batina para viver um romance com Nívea (Renata Sorrah), garota típica do bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Mas a jovem é assassinada e, para desvendar o mistério, Vitor se une a um grupo de cafajestes liderados por Renatão (Jardel Filho) e Samuca (Paulo José). No decorrer da história, Vitor conhece Helô (Dina Sfat), melhor amiga de Nívea, e os dois se apaixonam. A morte de Nívea no início da trama não agradou ao público, e a personagem teve que voltar em flashbacks. A identidade do assassino só foi revelada no final da novela: o crime foi cometido por Mário Maluco, o Mariozinho, interpretado por Osmar Prado. 'Assim na Terra Como no Céu' mostrou a moda e os costumes da juventude “dourada” de Ipanema, e abordou temas como o celibato dos padres e o consumo de drogas, tratado pela primeira vez numa telenovela.

Autoria: Dias Gomes | Direção: Walter Campos | Período de Exibição: 20/07/1970 – 23/03/1971 | Horário: 22h | Nº de capítulos: 212

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a novela 'Assim na Terra Como no Céu', com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a novela 'Assim na Terra Como no Céu', com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

RENATÃO E SAMUCA

Renatão (Jardel Filho) ajuda o amigo Samuca (Paulo José) a casar-se com a rica sexagenária Consuelo (Estelita Bell), que tem vários problemas de saúde. Os dois ambicionam a fortuna da mulher, que imaginam que vá morrer em breve. Mas Consuelo se recupera, e a dupla passa a armar vários planos para matá-la, todos infrutíferos, colocando um fim na esperança de Samuca de herdar o dinheiro da esposa.

RICARDINHO E RODOLFO AUGUSTO

Outros personagens marcantes na história foram Ricardinho (Carlos Vereza), filho de um ex-presidiário acusado de matar o amante da mãe, e o costureiro Rodolfo Augusto (Ary Fontoura).

PERSONAGENS

Jardel Filho em Assim na Terra como no Céu, 1970 — Foto: Acervo/Globo

RENATÃO (Jardel Filho) - Quarentão simpático e mulherengo. Um cafajeste, que aplica golpes com o amigo Samuca (Paulo José).

BASTIDORES

O autor Dias Gomes — Foto: Acervo/Globo

Dias Gomes escrevia os últimos capítulos de 'Assim na Terra Como no Céu' quando recebeu uma intimação do Comando do Primeiro Distrito Naval para depor sobre supostas atividades subversivas.

TRILHA SONORA

Jardel Filho e Suzana Moraes em Assim na Terra como no Céu, 1970 — Foto: Acervo/Globo

'Mon Ami', interpretado por José Roberto, foi o tema de abertura de 'Assim na Terra Como no Céu'. A trilha sonora contou com sucessos de Tim Maia, Maria Creuza, Roberto Menescal, entre outros.

Fontes:

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Carlos Vereza (14/06/2002), Francisco Cuoco (03/04/2002), Paulo José (21/06/2000), Osmar Prado (14/06/2002), Renata Sorrah (20/03/2002), Ary Fontoura (02/04/2007) e Mário Lago (30/06/2000); Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); ESQUENAZI, Rose. “O retrato de Ipanema” In: Jornal do Brasil, 08/01/1994; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira, São Paulo, Brasiliense, 1997, p.141-2; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo. Editora Globo, 2007; GOMES, Dias. Dias Gomes – Apenas um subversivo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998, p: 259-262; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; ‘Novela a dois” In: Veja, 10/02/1971; “Retrato carioca” In: Veja, 02/09/1970; SENNA, Paulo. “Na terra de Dias Gomes” In: O Globo, 18/03/2001; www.imdb.com.br, acessado em 02/2001.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)