TRAMA PRINCIPAL
A história foi inspirada no romance homônimo de Rachel de Queiroz, escrito em 1939. A novela conta a história de amizade entre as jovens Maria José (Gloria Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maitê Proença), que se conheceram no Colégio Vilmont, na Suíça. Elas se reencontram anos depois, no Rio de Janeiro, por intermédio de Teresa (Kátia D’Angelo), aluna do colégio na mesma época das três. Maria José é uma jovem amargurada, que sofre com os problemas de relacionamento entre os seus pais. Maria da Glória se tornou uma jovem solitária e reprimida após a morte do pai, que era a pessoa de quem ela mais gostava. Maria Augusta é a mais madura das três e tem um ótimo relacionamento com a família, apesar de também sofrer com a ausência dos pais.
As três personagens encontram na amizade uma forma de superar a dor e os dramas da vida pessoal. O problema é que elas se apaixonam pelo mesmo homem, o publicitário Lucas (Kadu Moliterno). A trama se complica ainda mais porque as três são comprometidas: Maria José é namorada de Aloísio (Marco Nanini), que, por sua vez, é apaixonado por Maria Augusta, que namora David (Edwin Luisi). Já Maria da Glória é noiva de Afonso (João Paulo Adour).
Aloísio sofre por causa da sua paixão não correspondida por Maria Augusta. Na trama, ele morre após sofrer um ataque epiléptico durante um voo de asa-delta, levando sua mãe Luísa (Ana Ariel) ao desespero.
Maria Augusta termina o seu relacionamento com David, mas os dois decidem reatar quando ela descobre que está grávida. Maria José se casa com Lucas no último capítulo da novela. A personagem de Maria da Glória termina sozinha na história.
TRAMA PARALELA
Os personagens de Teresa (Kátia D’Angelo), Antônio (Dênis Derkian) e Macedo (Roberto de Cleto) são assassinados na trama. A culpada pelos crimes é Alzira (Jacqueline Laurence). Ela mata Teresa por ciúmes do seu ex-marido, Raul Torreão (Edney Giovenazzi). Pouco tempo depois, Antônio começa a investigar o crime e acaba sendo morto pelo cúmplice de Alzira, Macedo. Em seguida, ela mata Macedo. Os crimes foram solucionados nos últimos capítulos da novela pelo delegado Damasceno (Jorge Cherques).