Por Memória Globo

Acervo/Globo

CENOGRAFIA E ARTE

'Anjo Mau' foi ambientada no Rio de Janeiro. As externas fixas foram realizadas em uma casa no Joá – cenário da mansão da família Medeiros – e em uma vila no Jardim Botânico, ambos bairros da zona sul da cidade.

CURIOSIDADES

'Anjo Mau' marcou a estreia de Cassiano Gabus Mendes como novelista na Globo, após idealizar na TV Tupi, como diretor artístico, a trama de 'Beto Rockfeller', escrita por Bráulio Pedroso em 1968 e considerada um marco na história da teledramaturgia no Brasil. O autor ficou conhecido pela maestria em dosar drama e comédia em tramas de apelo popular.

Luis Gustavo estreou na Globo em 'Anjo Mau', oito anos depois de ter atuado no papel-título de 'Beto Rockfeller'. Cassiano Gabus Mendes, seu cunhado, ainda reservaria ao ator outros personagens marcantes em novelas da Globo, como Mário Fofoca, de 'Elas por Elas' (1982), e Victor Valentim, de 'Ti-Ti-Ti' (1985).

Luis Gustavo em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

A babá Nice foi a primeira protagonista de Susana Vieira em novelas. Ela foi escolhida para o papel graças ao sucesso de sua personagem Cândida, em 'Escalada' (1975). A atriz revela que, por conta da personagem, chegou a ser agredida por uma vizinha na época em que a novela foi exibida.

O clímax da novela se deu no capítulo da morte de Nice, que obteve altíssimo índice de audiência.

Susana Vieira em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

Devido ao calendário dos jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, a Globo teve que alterar os capítulos finais de 'Anjo Mau', sendo o último exibido numa terça-feira, sem reprise.

Incêndio na TV Globo

Quatro meses após a estreia de 'Anjo Mau', um incêndio no prédio da Globo, na Rua Von Martius, no bairro do Jardim Botânico (zona sul do Rio de Janeiro) danificou máquinas de VT e telecine, além de algumas dependências do edifício. As novelas exibidas na época passaram a ser gravadas em estúdios fora da emissora. As gravações de 'Anjo Mau' foram transferidas para os estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Além disso, uma miniestação retransmissora, equipada com uma máquina de videoteipe, uma máquina de telecine e um controle mestre foi instalada no saguão do novo prédio da Globo, na rua Lopes Quintas, também no Jardim Botânico, para gerar imagens dos programas editados no Rio (as novelas 'Anjo Mau' e 'O Feijão e o Sonho', e os programas da linha de shows).

Remake

Em 1997, a Globo exibiu um remake da novela, escrito por Maria Adelaide Amaral, com direção geral de Denise Saraceni. Dessa vez, o casal protagonista era formado por Glória Pires e Kadu Moliterno. Ao contrário da versão original – na qual Nice morre no parto –, na adaptação a personagem tem um final feliz ao lado de Rodrigo.

Alguns atores estiveram presentes nas duas versões de 'Anjo Mau', como Átila Iório. O ator viveu o mesmo personagem nas duas vezes, sendo que na primeira chamava-se Onias e, na segunda, Josias.

Susana Vieira, a Nice da primeira versão, fez uma participação especial no último capítulo do remake de 'Anjo Mau', como a nova babá contratada pelos Medeiros. Na primeira versão, o mesmo papel ficou com Débora Duarte, também em participação especial.

'Anjo Mau' foi vendida para mais de 20 países, entre eles França, Nicarágua, Nigéria e Rússia.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)