Por Memória Globo

Memoria Globo

Nice (Susana Vieira) é a filha adotiva de uma família humilde. Disposta a subir na vida, consegue emprego como babá na mansão dos Medeiros e passa a cortejar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho da família. Determinada, ela resolve conquistá-lo de qualquer maneira e usa de muitas artimanhas para esse fim. Ela descobre que Paula (Vera Gimenez), a noiva de Rodrigo, é apaixonada por Ricardo (Luis Gustavo), seu futuro cunhado, e faz com que Rodrigo descubra a traição e rompa com Paula. Mas o caminho ainda não está totalmente livre para Nice. Rodrigo se encanta por Léa (Renée de Vielmond) e Nice passa a armar intrigas para separar os dois. Maquiavélica, a babá consegue o amor de seu patrão, mas morre no final da trama, durante o parto.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a novela Anjo Mau – 1ª versão com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a novela Anjo Mau – 1ª versão com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Autoria: Cassiano Gabus Mendes | Direção: Régis Cardoso e Fabio Sabag | Período de exibição: 02/02/1976 – 24/08/1976 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 173

TRAMA PRINCIPAL

Ambiciosa, Nice (Susana Vieira) não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre demitida por displicência. Ela consegue uma vaga como babá na casa de uma família de classe alta onde seu pai é motorista e passa a cuidar do bebê Edinho, o filho de Stela (Pepita Rodrigues), uma das herdeiras. Imaginando que esta pode ser sua chance de ascender socialmente, Nice alimenta intrigas na família e faz tudo para conquistar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho dos Medeiros, por quem realmente acaba se apaixonando. As atitudes de Nice são sempre criticadas por sua mãe adotiva Alzira (Vanda Lacerda), que a hostiliza constantemente e esconde um segredo do passado.

Susana Vieira em Anjo Mau (1ª versão), 1976 — Foto: Agência O Globo/Divulgação

PERSONAGENS

Luis Gustavo estreou na Globo em 'Anjo Mau', seis anos depois de ter atuado no papel-título de 'Beto Rockfeller'. Ricardo é o filho mais novo de Edmundo Medeiros (Francisco Moreno), irmão de Rodrigo (José Wilker) e Stela (Pepita Rodrigues). Não gosta de trabalhar e briga constantemente com o pai por causa de dinheiro. Gosta de esporte e sempre foge do escritório para jogar tênis e ir à praia. Também adora boates e clubes. Apaixona-se por Paula (Vera Gimenez), noiva de seu irmão.

Luis Gustavo em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

BASTIDORES

'Anjo Mau' marcou a estreia de Cassiano Gabus Mendes como novelista na Globo, após idealizar na TV Tupi, como diretor artístico, a trama de 'Beto Rockfeller', escrita por Bráulio Pedroso em 1968 e considerada um marco na história da teledramaturgia no Brasil. O autor ficou conhecido pela maestria em dosar drama e comédia em tramas de apelo popular.

Cassiano Gabus Mendes — Foto: Acervo/Globo

TRILHA SONORA

A canção 'Meu Mundo e Nada Mais', de Guilherme Arantes, era tema de Rodrigo (José Wilker).

José Wilker em Anjo Mau – 1ª versão, 1976 — Foto: Acervo/Globo

ABERTURA

Anjo Mau - 1ª versão (1976)

Anjo Mau - 1ª versão (1976)

CENAS MARCANTES

Anjo Mau - 1ª versão: a família de Nice

Anjo Mau - 1ª versão: a família de Nice

Anjo Mau - 1ª versão: Nice flagra Paula e Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Nice flagra Paula e Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Getúlio e Stela

Anjo Mau - 1ª versão: Getúlio e Stela

Anjo Mau - 1ª versão: Paula conta para Rodrigo que se apaixonou por Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Paula conta para Rodrigo que se apaixonou por Ricardo

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Léa se beijam e Nice fica com ciúmes

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Léa se beijam e Nice fica com ciúmes

Anjo Mau - 1ª versão: Nice e Rodrigo saem juntos

Anjo Mau - 1ª versão: Nice e Rodrigo saem juntos

Anjo Mau - 1ª versão: Alzira revela para Onias que Nice é sua filha

Anjo Mau - 1ª versão: Alzira revela para Onias que Nice é sua filha

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Nice anunciam seu casamento

Anjo Mau - 1ª versão: Rodrigo e Nice anunciam seu casamento

Anjo Mau - 1ª versão: Morte de Nice

Anjo Mau - 1ª versão: Morte de Nice

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Fabio Sabag (28/01/2002), Susana Vieira (30/11/2001), Osmar Prado (14/06/2002), Ilka Soares (09/05/2001), José Lewgoy (18/04/2001), José Wilker (30/05/2005), Luis Gustavo (27/06/2005); Boletim de Programação da Rede Globo, números: 159, 160, 178; Acervo/Globo; “Duas novas novelas no começo de fevereiro” IN: Gazeta de S. Paulo, 26/06/1976; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; www.dirce.com.br, acessado em 01/2006; www.teledramaturgia.com.br/anjo.htm, acessado em 01/2006.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)