TRAMA PRINCIPAL
O tema da história é o espiritismo, visto sob a ótica da regressão a vidas passadas. Floriano Ferraz (Tony Ramos) é um cético escultor atormentado por fortes dores no ombro e visões de uma mulher que morre a seus pés. Exausto, e incentivado por seu mestre e amigo, o artesão Quirino (Milton Gonçalves), ele procura a ajuda do psiquiatra Ulisses (Odilon Wagner). Por meio de técnicas de regressão, descobre que no ano de 1880, na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ele era o tenente Belmiro, apaixonado pela jovem Valentina (Carolina Kasting). A moça, casada com um homem mais velho, é gravemente ferida quando tentava fugir com seu amado. Ao sofrer um golpe de espada, ela se desequilibra e cai do terceiro andar de um palacete, aos pés de Belmiro. Antes de morrer, porém, Valentina marca um encontro com o tenente no futuro.
A experiência transforma completamente a vida de Floriano, que resolve abandonar tudo, inclusive a namorada Antônia (Tássia Camargo), para ir atrás de sua história passada. O escultor se muda para Petrópolis, mas sua busca não é fácil, porque Valentina não reencarnou com a mesma fisionomia. Ele encontra três possíveis candidatas – Maria Elvira (Paloma Duarte), Joana (Helena Ranaldi) e Lavínia (Vivianne Pasmanter) –, e tenta descobrir qual delas tem nas costas o mesmo sinal de Valentina, prova da reencarnação de sua amada.
Marco Monterey (Herson Capri), pai de Elvira e Nando (Márcio Garcia), é o antagonista de Floriano em sua empreitada romântica. Os dois disputam um velho palacete da cidade: Floriano quer restaurar o prédio porque ele é o ponto de encontro com sua amada; Marco deseja derrubá-lo para construir um shopping e encobrir um crime do passado. A luta entre os personagens coloca em discussão o conflito entre progresso e preservação do patrimônio histórico, dividindo a opinião pública da cidade. Por fim, revela-se que Marco é a reencarnação de Cincinato (Gracindo Júnior), responsável pela morte de Valentina.
Em sua busca para encontrar Valentina, Floriano se apaixona por Joana, mas descobre que ela não tem a marca que tanto procura. Elvira descobre a história de Floriano e, para seduzi-lo, tatua o sinal de Valentina em seu corpo. Apesar de amar Joana, Floriano fica muito perturbado com a descoberta e passa a noite com Elvira. Em seguida, conta toda sua história para Joana, que, a princípio, termina sua relação com ele. Os dois, porém, reatam, sob a promessa de esquecer o passado. Floriano descobre, então, que o sinal de Elvira era falso, e que Lavínia, que ao longo da trama tornou-se sua amiga e por quem passou a ter grande afeto, é a verdadeira reencarnação de Valentina. Ele se dá conta de que sua missão nessa vida era transformar o antigo palacete em um abrigo para crianças abandonadas, com a ajuda de Lavínia. Agora ele está livre para viver sua história de amor com Joana, que termina a trama grávida. Lavínia se casa com Nando.
TRAMA PARALELA
Canequinha Elias Gleizer ganhou a simpatia do público vivendo Canequinha, uma figura que beirava o grotesco, mas era doce e dono de uma pureza infantil. O personagem era confuso mentalmente, porém atento a detalhes importantes do passado. Na história, ele se transforma em fiel escudeiro de Floriano (Tony Ramos) e forma uma dupla com Lavínia (Vivianne Pasmanter), ajudando a manter o abrigo criado para as crianças abandonadas.