A saga de Carlos (Gabriel Braga Nunes) na busca por seu amor de infância enquanto lida com seu dom de encantar animais . Porém, ao confrontar-se com o passado, descobre ser o herdeiro desaparecido de uma grande empresa. Cabe a ele reestabelecer os laços com a mãe Verbena (Ana Lucia Torre), enquanto lida com as armações da tia Melissa (Cássia Kis) e seu marido, Dimas (Luis Melo).
O Edifício São Jorge é um dos locais onde as tramas paralelas de 'Amor Eterno Amor' se desenvolvem. O prédio, de propriedade de Verbena (Ana Lucia Torre), tem moradores peculiares como o jornalista Pedro (André Gonçalves), que foge das investidas de Gracinha (Daniela Fontan), após ela se apaixonar perdidamente por ele.
A história de 'Amor Eterno Amor' mistura a densidade da trama principal e a leveza dos núcleos paralelos e seus personagens cômicos. Destaque para Valéria (Andréia Horta) e sua relação com a mãe Carmem (Vera Mancini) e o pai, Zé (Pedro Paulo Rangel).
'Amor Eterno Amor' foi a primeira novela da TV Globo a se passar na Ilha de Marajó, no Pará, uma homenagem à mãe da autora Elizabeth Jhin, era de Belém e sempre falava muito da região. Além disso, era também uma maneira de levar as pessoas a conhecerem essa parte pouco explorada do país.
A trilha sonora nacional de 'Amor Eterno Amor' contou com músicas de Lenine, Fafá de Belém, e demais intérpretes. A internacional, por sua vez, teve a participação, entre outros cantores, de Jason Mraz, Colbie Cillat e Billy Ray Cyrus.
O desejo do reencontro e a crença em vidas passadas são os temas principais de 'Amor Eterno Amor'.