Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

A chegada de Mariana

A trama se complica quando a jovem Mariana (Cláudia Ohana) cruza o caminho de Nonô (Ary Fontoura) e Tomaz (Edson Celulari). Ao conhecê-la, Nonô fica encantado com a jovem e, insistente, decide pedi-la em casamento. Ela decide aceitar a proposta, pensando em seus pais, Vinícius e Helena (Beatriz Lyra), que têm uma dívida com o velho avarento. Casando-se com Nonô, a dívida estaria perdoada. Mariana, no entanto, é apaixonada por Tomaz, com quem teve um romance nos primeiros capítulos da novela. Todos ficam muito surpresos quando a jovem declara que irá se casar com Nonô, principalmente Tomaz, que passa a disputar o amor da moça com o pai.

Cláudia Ohana em Amor com Amor se Paga, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Mariana se arrepende de ter ficado noiva de Nonô, mas não tem coragem de terminar o noivado. Ela, então, decide fingir-se de louca para ver se ele desiste dela. O plano de Mariana dá certo e, a cada dia, Nonô fica mais assustado com o comportamento da jovem. Um dia, ela decide romper o romance, e ele fica aliviado. O caminho fica livre para Tomaz, que corre ao encontro de sua amada. Mesmo a contragosto de Nonô, ele se casa com Mariana, e os dois terminam a novela juntos e muito felizes. No dia do casamento de Nonô e Frosina (Berta Loran), exibido no último capítulo da novela, Mariana e Tomaz são bem recebidos pelo anfitrião da festa, para a alegria de todos.

Cena com Mariana (Claudia Ohana) e Tomaz (Edson Celulari) em 'Amor com Amor se Paga'

Cena com Mariana (Claudia Ohana) e Tomaz (Edson Celulari) em 'Amor com Amor se Paga'

Elisa e Gustavo

A irmã de Tomaz, Elisa (Bia Nunes), acaba entrando em uma enrascada ao conhecer Gustavo (Caíque Ferreira), um jovem economista que vai para Monte Santo tentar recomeçar sua vida. Ao saber da fortuna de Nonô, aproxima-se de Elisa interessado em seu dinheiro. No decorrer da história, no entanto, Gustavo se apaixona verdadeiramente pela jovem, e eles também terminam a novela juntos.

Bia Nunes e Caíque Ferreira em Amor com Amor se Paga, 1984. — Foto: Foto: Acervo/Globo

Lady Grace

Outros personagens importantes na trama são o prefeito Barreto (Milton Moraes), um político demagogo e ambicioso; Maria das Graças (Yoná Magalhães), a sobrinha americanófila de Nonô, que só aceita ser chamada de Grace e é dona de uma loja de produtos importados; e o médico Vinícius (Adriano Reys), um homem íntegro, que ama sua profissão acima de tudo. Vinícius é pai da bela Mariana (Claudia Ohana), da invejosa Isabel (Narjara Turetta) e de Renato (Miguel Falabella), que sonha ser médico, assim como o pai.

Grace (Yoná Magalhães) em “Amor com Amor se Paga”, 1984.

Grace (Yoná Magalhães) em “Amor com Amor se Paga”, 1984.

O misterioso Tio Romão

O místico Tio Romão (Fernando Torres) é outro personagem importante em Amor com Amor se Paga. Todos desconhecem sua origem, mas simpatizam com suas doces e sábias palavras, às vezes, proféticas. Tio Romão distribui chazinhos de camomila com bem-me-quer para os moradores de Monte Santo, com o intuito de trazer-lhes tranquilidade. Solidário ao extremo, é o oposto de Nonô (Ary Fontoura): conversa com todos os que o procuram e está sempre disposto a ajudar ao próximo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)