Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Nonô Corrêa (Ary Fontoura), personagem inspirado em O Avarento, de Molière, é o protagonista da trama. Pão-duro ao extremo, Nonô coloca cadeados na geladeira e nos armários da despensa para evitar que os filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari), comam mais do que ele considera necessário. Nonô nunca se esquece de aumentar os aluguéis dos apartamentos que aluga, deixando os inquilinos desesperados. O engraçado da história é que Nonô é muito rico e esconde de todos sua preciosa fortuna. O único que conhece seu segredo é Anselmo (Carlos Kroeber). Outra personagem que sofre com as mesquinharias de Nonô é a empregada Frosina (Berta Loran), que há mais de 20 anos trabalha para ele. Em determinado momento da história, um órfão, Zezinho (Oberdan Junior), cruza o caminho de Nonô. O menino conquista o coração do neurótico senhor.

Autoria: Ivani Ribeiro | Direção: Atílio Riccó, Jayme Monjardim e Gonzaga Blota | Direção-geral: Gonzaga Blota | Período de exibição: 19/03/1984 – 14/09/1984 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 155

Abertura da novela Amor com Amor se Paga (1984).

Abertura da novela Amor com Amor se Paga (1984).

Amor com Amor se Paga foi uma novela marcante na minha vida. Parece que a novela foi feita hoje! Se tivesse que mudar meu nome Ary Fontoura, me chamaria Seu Nonô. Uma novela da Ivani Ribeiro com argumento calcado na peça do Molière, O Avarento. Vejam que força de texto e que poderio tem essa história. Foi o maior sucesso popular que eu já tive dentro da Rede Globo de Televisão e na minha vida televisiva, não houve igual”.
— Ary Fontoura, ator

TRAMA PRINCIPAL

Ary Fontoura marcou a história da teledramaturgia como Nonô Corrêa, personagem inspirado em O Avarento, de Molière. Pão duro ao extremo, Nonô proíbe os filhos de repetirem as refeições, desliga a luz da casa e anda com roupas velhas, além de esconder um tesouro em casa.

Saiba mais sobre a história de Amor com Amor se Paga: clique aqui

Berta Loran e Ary Fontoura em Amor com Amor se Paga, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A JOVEM MARIANA

Amor com Amor se Paga marcou a estreia de Claudia Ohana na Globo, interpretando Mariana. A jovem cruza o caminho de Nonô e Tomaz. Ao conhecê-la, Nonô fica encantado e decide pedi-la em casamento. Ela aceita a proposta, mas é apaixonada por Tomaz, filho do avarento.

Conheça outras tramas de Amor com Amor se Paga: clique aqui

Claudia Ohana em Amor com Amor se Paga, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PERSONAGENS

Tomaz (Edson Celulari) é filho de Nonô (Ary Fontoura). É um rapaz alegre, otimista e brincalhão, mas meio inconsequente. Mete-se em confusões na cidade devido ao seu jeito gozador. Não tem medo do pai e vive querendo descobrir o esconderijo da sua fortuna. É muito amigo da irmã, Elisa (Bia Nunes), a quem protege das loucuras e avarezas de Nonô.

Conheça os personagens de Amor com Amor se Paga: clique aqui

Ary Fontoura e Edson Celulari em Amor com Amor se Paga, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PRECONCEITO RACIAL

O preconceito racial foi um tema levantado pela novela, através do núcleo de Judith (Chica Xavier), cuja própria filha se envergonhava de sua origem pobre e negra. No decorrer da história, Judith descobre ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz), o que provoca um rebuliço na vida da jovem. O noivo dela, Renato (Miguel Falabella), por preconceito, decide romper o noivado.

Veja bastidores e curiosidades de Amor com Amor se Paga: clique aqui

Chica Xavier e Wanda Stefânia em Amor com Amor se Paga, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CENAS MARCANTES

Amor com Amor se Paga: Nonô, Frosina e a geladeira

Amor com Amor se Paga: Nonô, Frosina e a geladeira

Amor com Amor se Paga: Zezinho, Nonô e Frosina

Amor com Amor se Paga: Zezinho, Nonô e Frosina

Pão duro, Nonô Correia guardava um tesouro, em Amor com Amor se Paga, de 1984

Pão duro, Nonô Correia guardava um tesouro, em Amor com Amor se Paga, de 1984

Confira trechos de 'Amor com Amor se Paga'

Confira trechos de 'Amor com Amor se Paga'

Yoná também participou de “Amor com Amor se Paga”, de 1984

Yoná também participou de “Amor com Amor se Paga”, de 1984

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por Arlete Salles 30/01/2002 e 24/06/2010); Ary Fontoura (02/04/2007); Berta Loran (26/11/2001); Miguel Falabella (17/03/2008); Boletim de programação da Rede Globo, número 584-A; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.290; LAGE, Miriam. “Cardápio trivial na novela das seis” In: Jornal do Brasil, 18/03/1984; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Novela campeã” In: Veja, 01/08/1984; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 08/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 08/2006; http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor_com_Amor_Se_Paga, acessado em 06/2011; http://www.teledramaturgia.com.br/tele/amorcom.asp, acessado em 06/2011.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)