Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Charlatã paranormal

Samantha (Claudia Raia) é famosa por suas previsões sobre o futuro. Mas, com o tempo, perde seus poderes por fazer mau uso de seus dons mediúnicos. Para não cair no anonimato, a vidente forja tragédias com a ajuda do irmão César (Alejandro Claveaux) e Pepito (Conrado Caputto), seu assistente peruano e fã número um.

Samantha se lamenta com Pepito

Samantha se lamenta com Pepito

A charlatã pertence a uma família tradicional e falida de Nova Alvorada, proprietária do Clube Lagoas. Vive em uma casa, símbolo dos tempos áureos, com a mãe Marieta (Marilu Bueno) e com os irmãos César e Suzana (Adriana Prado), uma mulher triste que teve um casamento difícil. Suzana é mãe de Gaby (Sophia Abrahão) e do jornalista Heitor (Fábio Audi). A vidente ainda é irmã de Kitty (Maitê Proença), ex-miss Nova Alvorada. Kitty se casou várias vezes no exterior e tornou-se socialite. Samantha também teve um breve affair com Caíque (Sergio Guinzé).

Alto Astral: Samantha finge prever a queda de uma ponte

Alto Astral: Samantha finge prever a queda de uma ponte

Para ter seu dom de volta, ela é capaz de tudo. Começa a fazer caridade e passa a ouvir novamente a voz de Morgana (Simone Gutierrez), um espírito de índole duvidosa. Um dos avisos de Morgana é para que a vidente vá para o Oriente Médio. Ao lado de Pepito, ela conhece o rei de Maktub, com quem é forçada a se casar e a fazer parte do harém de Mohammed (Igor Rickli).

Mohammed se declara para Samantha

Mohammed se declara para Samantha

Desesperada com a opção, Samantha foge com Pepito. Antes, avisa que denunciou o sultão para a Organização das Nações Unidas e exige que ele liberte todas as mulheres confinadas no palácio. De volta ao Brasil, a vidente tenta fazer sucesso como dançarina de funk, mas fracassa. Meses depois, Mohammed volta a procurá-la, pede perdão e ela se torna a rainha de Maktub com seu fiel amigo Pepito.

Família Pereira

Manoel (Leopoldo Pacheco) é pai de Afeganistão (Gabriel Godoy), Itália (Sabrina Petraglia), Israel (Kayky Brito), e Bélgica (Giovanna Lancellotti), todos batizados com nomes de países seguindo a tradição da família de sua falecida mulher, Austrália. Agora, Manoel vive com Tina (Elizabeth Savala), que ajudou a criar os quatro filhos do companheiro, dono da lanchonete do Clube Lagoas.

Leopoldo Pacheco, Elizabeth Savalla e família em Alto Astral, 2014 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Irmão de Maria Inês (Christiane Torloni), Manoel considera a irmã uma péssima influência para sua mulher por causa do seu excesso de gastos. Mas Tina incentiva a reaproximação entre os irmãos e esconde um segredo. Um das pistas é o vai e vem dela para Nova Alvorada e São Paulo.

Tina viaja sempre para a capital paulista, alegando que tem que visitar uma tia chamada Conceição. Na verdade, ela tem outra família. É casada com Pedro (Kadu Moliterno) e mãe de Nicolas (Hugo Bonemer).

Ao descobrir que a mulher tem outra família, Manoel termina o relacionamento, Pedro ameaça se vingar e revela a sua verdadeira face. Ele sequestra Itália e diz que só liberta a enfermeira se Nicolas transferir os bens dele para o seu nome. O rapaz faz o que o sequestrador está mandando, mas Pedro não cumpre a promessa. Sem saber que Itália conseguiu escapar do bandido, Manuel se revolta e segue o carro do rival. Durante a perseguição, Pedro perde o controle da direção, cai em uma ribanceira e morre. O tempo passa e Tina e Manoel se reconciliam.

Irmãos mapa-múndi

Itália (Sabrina Petraglia) é enfermeira, trabalha no Hospital Bittencourt e preserva sua virgindade. No começo da trama, ela namora César (Alejandro Claveaux), um playboy que deseja apenas ter relações sexuais com ela para vencer uma aposta feita com o amigo Gustavo (Guilherme Leicam). Com o passar do tempo, ele se apaixona por ela, mas no dia do noivado deles, um vídeo do casal vaza para a cidade e Itália descobre a aposta. Ela termina o relacionamento, mas, no final da trama, a enfermeira vê que César mudou, os dois reatam o romance e vão viver em Angola.

Itália surpreende César e viaja com ele para Angola

Itália surpreende César e viaja com ele para Angola

Israel (Kayky Brito) é anestesista no Hospital Bittencourt e viciado em remédios para controlar as crises de ansiedade. Marcos (Thiago Lacerda) sabe do problema dele e o chantageia. Israel encontra apoio em uma ONG e nos conselhos de Bia (Raquel Fabbri). No fim da novela, Marcos é desmascarado, Israel volta a exercer a profissão e fica com Bia.

Bia e Israel se beijam

Bia e Israel se beijam

Afeganistão (Gabriel Godoy) é o único dos irmãos que trabalha na lanchonete do pai, Manoel (Leopoldo Pacheco). De madrugada, ele cozinha incorporado com o espírito de Salvador (Rodrigo Lopéz). Sem saber que é médium, Afeganistão se apaixona por Dirce (Marianna Armellini), que descobre que morreu por meio do dr. Castilho (Marcelo Médici), seu ex-noivo. Ao saber que Dirce está morta, os dois sofrem, mas decidem ficar juntos.

Bélgica não trabalha e é a única dos irmãos de caráter duvidoso. Ela finge ser a melhor amiga de Gaby (Sophia Abrahão), mas tem inveja da jovem. A moça quer tudo que é de Gaby e conquista o namorado dela, o nadador Gustavo (Guilherme Leicam). Ao lado de Gustavo, ela rouba o dinheiro do bazar da amiga e o coloca na mochila do nadador Emerson (Sergio Malheiros). Ela acaba sendo julgada e condenada a prestar serviços comunitários.

Amor antigo

Maria Inês (Christiane Torloni) e Marcelo Barbosa (Edson Celulari) se apaixonaram na juventude, mas a vida deles tomou rumos diferentes. Ela se casou com um médico em Nova Alvorada e ele ficou com Úrsula (Sílvia Pfeifer), uma das melhores amigas de Maria Inês e pivô da separação dos namorados.

Marcelo e a mulher são donos do grupo editorial Barbosa e pais de Ricardo (Nando Rodrigues), campeão mundial de natação, e de Liz (Debora Rebechi), estudante de psicologia. O empresário reencontra Maria Inês em uma livraria. Com a morte do marido dela, Marcelo vê a possibilidade de reviver sua antiga paixão, mas é impedido por Úrsula, que inventa sofrer uma grave doença.

Maria Inês lembra como Úrsula a enganou e roubou Laura

Maria Inês lembra como Úrsula a enganou e roubou Laura

Certo dia, Úrsula se sente mal e é levada ao hospital. Ricardo, que já havia descoberto a falsa doença da mãe, pede para que o médico Fernando (Marat Descartes) refaça os exames dela e entregue os resultados para Maria Inês. Assim que recebe os resultados, Inês fica chocada e procura Úrsula para pedir explicação sobre a atitude da falsa amiga.

Ao descobrir a farsa da mulher, Marcelo sai de casa e vai morar com a amada. Meses depois, Úrsula descobre que realmente tem um tumor incurável no cérebro e passa a viver sozinha.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)