Por Memória Globo

Ellen Soares/Globo

Dois irmãos médicos, um vilão e outro com poderes mediúnicos, disputam o amor de uma mesma mulher. A trama que envolve este triângulo amoroso é recheada de maldade, traição, vidas passadas, sofrimento, adoção e amor. Um folhetim que também levou o telespectador a discutir um assunto que já fez muitas vítimas na vida real: o bullying. Marcos (Thiago Lacerda) é o sórdido da família. Cirurgião, ele é o primeiro filho adotado por Maria Inês (Christiane Torloni). O irmão caçula é Caíque (Sergio Guinzé), clínico geral e médium. Laura (Nathalia Dill) é jornalista e objeto de desejo dos dois irmãos. A novela começa revelando os dons mediúnicos de Caíque. Desde a infância, o médico desenha o rosto de uma desconhecida e não entende a motivação para o seu gesto. Após passar meses no exterior, ele volta para o casamento de seu irmão e, com a ajuda do espírito da pequena Bella (Nathália Costa), esbarra em Laura, a moça de seus desenhos. No mesmo dia, os dois se encontram no meio de um temporal. A jornalista desmaia e, após socorrê-la, eles dormem em um hotel e se apaixonam. Apesar de Laura confessar que está prestes a se casar, eles não imaginam a coincidência que vem em seguida.

Uma novela de: Daniel Ortiz - Baseada na sinopse original de Andrea Maltarolli | Colaboração: Claudia Souto, Daniel Berlinsky, Flavia Bessone, Maria Helena Nascimento e Mauricio Moraes | Supervisão de texto: Silvio de Abreu | Direção: Marcelo Zambelli, Alexandre Klemperer e Ana Paula Guimarães | Direção-geral: Jorge Fernando e Fred Mayrink | Direção de núcleo: Jorge Fernando | Período de exibição: 03/11/2014 – 09/05/2015 | Horário: 19h | N° de capítulos: 161

Abertura da novela Alto Astral (2014).

Abertura da novela Alto Astral (2014).

TRAMA PRINCIPAL

Ao descobrir que Caíque é seu cunhado, Laura foge, sofre um acidente de carro e perde a memória temporariamente. Caíque, Marcos e a mãe, que é viúva, moram em Nova Alvorada, cidade do interior paulista. Marcos já havia passado por outras famílias e orfanatos, e foi adotado por Maria Inês quando tinha cinco anos de idade. Caíque chegou meses depois, ainda bebê. Os dois herdaram do pai o Hospital Bittencourt. Mesmo sendo o maior acionista, Marcos é ambicioso e tem um caso amoroso com sua secretária, Sueli (Débora Nascimento). Vilão da história, ele nunca se conformou com a adoção do caçula e quer ficar com a parte do irmão no hospital.

Sergio Guinze, Nathalia Dill e Thiago Lacerda em Alto Astral, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

TRAMAS PARALELAS

A história de Samantha (Cláudia Raia) é uma das tramas de 'Alto Astral'. Famosa por suas previsões sobre o futuro, ela perde os poderes por fazer mau uso dos dons mediúnicos. Para não cair no anonimato, a vidente forja tragédias com a ajuda do irmão César (Alejandro Claveaux) e Pepito (Conrado Caputto), seu assistente peruano e fã número um. A charlatã pertence a uma família tradicional e falida de Nova Alvorada, proprietária do Clube Lagoas. Vive em uma casa, símbolo dos tempos áureos, com a mãe Marieta (Marilu Bueno) e com os irmãos César e Suzana (Adriana Prado).

Claudia Raia, Alejandro Claveaux e Conrado Caputto em Alto Astral, 2014 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

BASTIDORES

O diretor de núcleo Jorge Fernando escolheu Poços de Caldas, em Minas Gerais, para fazer a ambientação do Hospital Bittencourt e da cidade fictícia de Nova Alvorada. Prédios tradicionais como o Palace Cassino e as Thermas Antônio Carlos tiveram seu interior adaptado para virar o Hospital Bittencourt. Durante quatro semanas, Jorge Fernando e sua equipe, em torno de 80 pessoas, gravaram na cidade mineira e trouxeram algumas dessas referências para os cenários construídos no Projac.

Sérgio Guizé nos bastidores de gravação de Alto Astral em Poços de Caldas, 2014 — Foto: João Miguel Junior/Globo

CURIOSIDADES

O diretor Jorge Fernando  fez uma participação especial na trama, interpretando ele mesmo. Ele contracenou com Claudia Raia e Conrado Caputto. A novela também contou com a participação das cantoras de funk, Anitta e Ludmilla. Elas interpretaram elas mesmas, só que como juradas de um concurso de funk, no qual participavam Samantha (Claudia Raia) e Pepito (Conrado Caputto).

Jorge Fernando e Silvia Pfifer nos bastidores de Alto Astral, 2014 — Foto: Tata Barreto/Globo

Fontes

Boletins de programação da Rede Globo (02/10/2014 – 09/03/2015); Central Globo de Documentação (Cedoc); site:http://gshow.globo.com/novelas/alto-astral/index.html.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)