A primeira fase da novela se passa no século XIX, em Campobello, região que se desenvolve graças à colonização italiana e ao cultivo de uvas, no Sul do Brasil. A dona da taberna da cidade, Emília (Ana Beatriz Nogueira e Gabriella Di Grecco quando jovem), preocupa-se com o futuro da filha, Lívia (Alinne Moraes), e manda a jovem para o convento.
Emília é contra a paixão de Pedro (Emilio Dantas) por Lívia. Os dois são amigos de infância, mas a noviça o considera como irmão. Ele é filho de Gema (Louise Cardoso), a melhor amiga da dona da taberna, e irmão de Anita (Leticia Persiles), fiel escudeira de Lívia. Mas é a notícia da volta da família da Condessa Vitória Castellini (Irene Ravache) para Campobello que deixa Emília nervosa e mais ansiosa pelos votos perpétuos da filha.
Apavorado, o conde confessa que a ama
O segredo de Emília
Emília pertencia a um grupo de saltimbancos e usava o codinome “Allegra” na juventude. Durante uma apresentação, ela conheceu e se apaixonou por Bernardo (Felipe Camargo e Bernardo Marinho, quando jovem), único filho da Condessa Vitória Castellini. Os dois enfrentaram a resistência da mãe do rapaz e as dificuldades para ficarem juntos.
Certo dia, a Condessa Vitória, com a ajuda do capataz Bento (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos), armou um acidente para Emília, mas era Bernardo quem estava no lugar da amada. O jovem foi dado como morto, e Emília escondeu a gravidez da família Castellini. Nem mesmo a filha Lívia conhece o passado da mãe.
Amor eterno
Junto com a Condessa Vitória também vem o Conde Felipe (Rafael Cardoso), sobrinho-neto da nobre por quem Lívia se apaixona. Viúvo e pai de Alex (Kadu Schons), Felipe está prestes a se casar com Melissa (Paolla Oliveira), filha de Dorotéia (Julia Lemmertz), mas fica encantado por Lívia ao salvá-la de um acidente.
Dias depois, a noviça foge do convento, por algumas horas, para se divertir com a amiga Rita (Daniela Fontan) e encontra o conde na festa da colheita da uva, em Campobello. O amor entre os dois é inevitável.
Reviravoltas
Emília tenta manter a filha longe dos Castellini, mas os planos dela fracassam. Sua taberna é queimada a mando da Condessa Vitória, que deseja expulsá-la de Campobello, e ela fica doente após inalar fumaça. Ao saber da notícia, Lívia vai ao encontro da mãe e descobre a sua verdadeira origem. A Condessa Vitória teme que o filho reencontre a rival.
Emília acredita que Bernardo esteja vivo e desmemoriado. Lívia desiste do noviciado ao saber que é neta da Condessa Vitória. Decide trabalhar no casarão da avó para descobrir o paradeiro do pai e conseguir mais detalhes de um possível envolvimento da condessa na misteriosa “morte” do filho.
Lívia se afeiçoa a Vitória e luta contra o ciúme desmedido de Melissa, noiva do Conde Felipe. Tempos depois, a ex-noviça descobre que a avó deixou Bernardo internado em um hospital psiquiátrico, porque ele permaneceu inconsciente depois do acidente. O que a nobre não esperava era a fuga do filho. Agora, Vitória temia o possível encontro entre o herdeiro e Emília.
Fim trágico
Condessa Vitória não desconfia que o filho Bernardo está sob os cuidados de Emília, e que Lívia é sua neta. O primeiro a tomar conhecimento de toda história é o Conde Felipe, que descobre a verdade por meio de Pedro.
Felipe não se conforma com o fato de Lívia ter lhe escondido tudo e decide manter o noivado com Melissa. Mas, antes do casamento, o Conde lê o diário da sua falecida esposa e descobre que a atual noiva foi culpada pelo fim de seu primeiro casamento. Ao abandoná-la no altar, ele vai atrás de Lívia, e os dois decidem ficar juntos.
Melissa fica indignada com o fim do relacionamento e conta com a ajuda de Pedro para arruinar a relação de Rafael e Lívia. Ao surpreender o casal, Pedro duela com o Conde. Durante o embate, Melissa surge e empurra Lívia de um penhasco. Felipe tenta salvá-la, mas Pedro mata Melissa e, em seguida, mata o nobre, que cai no abismo junto com a amada.
Pedro desafia Felipe para um duelo. Os dois lutam e Melissa aproveita para empurrar a inimiga penhasco abaixo. O Conde ainda consegue segurar a amada, mas Pedro dá cabo dos dois
Os dois se afogam juntos. Um século depois, Lívia e Felipe trocam olhares no metrô e ficam perturbados
Segunda fase
Cerca de 150 anos depois, personagens voltam com os mesmos nomes e alguma ligação entre si, mas com personalidades distintas do século XIX. A trama recomeça com a troca de olhar entre Lívia e Felipe no metrô do Rio de Janeiro. Ela está atrasada para uma reunião, e ele, que vive em Belarrosa, no Sul do país, está na cidade para apresentar um de seus vinhos a um sommelier.
Lívia é enóloga e filha de Emília. Sua família é dona da Beraldini, grande empresa de importação e exportação de vinhos. Ela é noiva de Pedro, um dos diretores da Beraldini. Felipe é casado com Melissa e pai de Alex. Ele é dono de uma pequena vinícola, chamada Campobello, e não ambiciona ficar rico. O empresário prefere fazer um bom vinho, em pequena escala, a sacrificar a qualidade de seu produto.
Lívia e Felipe se cruzam novamente quando a enóloga vai a Belarrosa com Anita, sua executiva-assistente e amiga, para obter informações sobre uma vinícola que está prestes a falir e que pode ser um bom negócio para a sua empresa. Lá, ela encontra Felipe em uma festa tradicional da cidade. Eles se atraem e, a princípio, tentam controlar a paixão.
Sede de vingança
Emília descobre que a vinícola prestes a falir pertence à Vitória, sua mãe. No passado, Vitória abandonou a filha, no dia em que a menina completou sete anos, e o então marido Alberto (Juca de Oliveira), e fugiu com o amante. Anos depois, Vitória se casou novamente, desta vez, com o dono da vinícola Ventura, que foi levada à falência por causa da má gestão de seu enteado, Bento.
Sem saber que a mãe se arrependeu e voltou para buscá-la logo após sair de casa, Emília cresceu com sede de vingança. Com a venda da Ventura, a dona da Beraldini vê a oportunidade de deixar Vitória sem bens. Emília expulsa Vitória de casa e ninguém entende o ódio da empresária por aquela mulher.
Enquanto isso, Lívia e Felipe não conseguem conter o que sentem um pelo outro e provocam a ira de Melissa e Pedro. Melissa chega a sequestrar o próprio filho para intimidar o ex-marido. Mas nada disso muda a decisão do casal que luta contra o ciúme e as chantagens dos ex-parceiros.
Reencontro
Na segunda fase da trama, Bernardo vai para Belarrosa supostamente para escrever um livro. Mas, no fundo, outra razão o levou até lá. Ele desejava descobrir a identidade de seus pais biológicos. Durante a procura, o escritor conheceu Emília. Apesar de, no começo, não simpatizarem um com o outro, os dois acabam se envolvendo e Bernardo descobre que é filho de Guillermo Ventura, ex-marido de Vitória.
Bernardo decide interromper o processo de venda da vinícola Ventura. A relação entre Emília e o escritor fica estremecida com a revelação e piora quando Bernardo descobre as armações da amada contra Vitória.
Revelações
Além dos contratempos que Lívia enfrenta com Felipe por terem assumido a relação, ela fica atônita com o segredo da mãe. Com a vinda de seu avô Alberto da Itália para o Brasil, a enóloga descobre o parentesco ao ouvir uma conversa entre Emília e ele. Ninguém sabe, mas Alberto voltou para contar a Vitória, sua ex-mulher, que mentiu para “Mili” e pedir-lhe perdão.
Vitória fica desnorteada após descobrir que a filha não morreu, mas decide ir atrás dela. A empresária não acredita na mãe, e Lívia pede demissão da Beraldini por divergir das opiniões e atitudes de Emília. Dias depois, Alberto conta para a filha que mentiu por vingança.
No passado, Vitória tentou uma reaproximação após fugir por conta de uma paixão repentina, mas recebeu a notícia de que sua filha Mili havia morrido. A história havia sido foi inventada por Alberto, que carregado de mágoa e raiva, conseguiu um atestado de óbito da criança.
Confusa com a confissão do pai, Emília sai às pressas de carro e sofre um acidente. Ao recuperar a consciência, a empresária perdoa a mãe. Antes mesmo de perdoar o pai, Alberto morre ao cair da escada tentando pedir perdão à filha de joelhos. Apesar da perda, ela é surpreendida com o pedido de casamento de Bernardo.
Lívia pede que o ex-noivo não atire
Fim da novela
Nem todos conseguiram corrigir os erros de vidas passadas. É o caso de Pedro. Revoltado com o fim do noivado com Lívia, ele tenta comprar, sem sucesso, a vinícola de Felipe. O vilão fica enfurecido ao descobrir que a ex e o rival agora são sócios da Campobello, e que seu plano fracassou. Para provocar o vinicultor, Pedro sequestra Alex, filho de Felipe e Melissa, mas o menino é salvo pelo pai.
Mas a sede de vingança se mantinha. Pedro surpreende Lívia e Felipe. Ele atira no rival e, mais uma vez, o casal fica pendurado em precipício. Melissa surge, mas, dessa vez, mata o vilão e salva os dois apaixonados.