Memoria Globo

Galeria de fotos Personagens

3 fotos
Além do Tempo: galeria de fotos - Personagens

LÍVIA (Alinne Moraes) – Filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira) e de Bernardo (Felipe Camargo). Vive no convento por imposição da mãe. Apaixona-se pelo Conde Felipe (Rafael Cardoso) e desiste do noviciado ao descobrir que é neta da Condessa Vitória (Irene Ravache). Começa a trabalhar no casarão para descobrir a verdade sobre seu pai. Torna-se parceira de conde Felipe, mas é assassinada por Pedro (Emilio Dantas), que não tem seu amor correspondido pela ex-noviça. Na segunda fase, Lívia é filha de Emília e elas são donas da Beraldini, empresa de importação e exportação de vinhos. A enóloga é noiva de Pedro e rompe o relacionamento ao se apaixonar por Felipe. O casal sofre com as ameaças de Melissa (Paolla Oliveira), ex-mulher de Felipe. Inconformado com o fim do noivado, Pedro tenta matar o casal, mas é morto por Melissa.

FELIPE (Rafael Cardoso) – Sobrinho-neto da Condessa Vitória (Irene Ravache. É noivo de Melissa (Paolla Oliveira) e tem um filho do primeiro casamento, Alex (Kadu Schons). Apaixona-se por Lívia (Alinne Moraes) e luta contra as maldades de Melissa. É morto por Pedro (Emilio Dantas). Na segunda fase, Felipe é vinicultor e casado com Melissa e os dois são pais de Alex. Ele se apaixona novamente por Lívia e Pedro tenta matá-lo outra vez, mas Melissa salva o casal.

ANITA (Letícia Persiles) – Filha de Gema (Louise Cardoso) e irmã de Pedro (Emilio Dantas). Apaixona-se e engravida do sedutor Roberto (Romulo Estrela). Perde o bebê e se casa com Afonso (Caio Paduan). No presente, é executiva assistente da Beraldini, a empresa da família de Lívia (Alinne Moraes). Conhece Romulo e Afonso, e fica dividida entre os dois. Termina a trama ao lado de Afonso.

ROSA (Carolina Kasting) – Cozinheira da família. Envolveu-se com Bento (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos) e teve um filho com ele na primeira fase da novela. No presente, Rosa é dona de um restaurante italiano, a Osteria, e foi casada com Bento (Luiz Carlos Vasconcelos), com quem teve uma filha, Alice (Klara Castanho), hoje adolescente.

CONDESSA VITÓRIA (Irene Ravache) – No passado, foi uma mulher poderosa, autoritária e de origem nobre. Era contra o envolvimento do filho Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo) com Emília (Ana Beatriz Nogueira). Após o acidente de Bernardo, escondeu o filho em uma clínica psiquiátrica e descobriu que tinha uma neta: Lívia (Alinne Moraes). Nos dias atuais, teve uma filha, Emília (Ana Beatriz Nogueira) com o italiano Alberto (Juca Oliveira). Apaixonou-se por outro homem e abandonou a família. Voltou para buscar a filha, mas o ex-marido mentiu ao dizer que a menina havia morrido. Casou-se com o dono de uma vinícola.

EMÍLIA (Gabriella Di Grecco/Ana Beatriz Nogueira) – Dona da taberna de Campobello, foi casada com Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo), filho da Condessa Vitória (Irene Ravache). Sofreu com a perda do marido em um acidente e com as maldades da sogra. Escondeu a existência da filha Lívia (Alinne Moraes), mas descobriu que Bernardo estava vivo, mas sem memória. Ficou com o amado, mas perdeu a filha na primeira fase da trama. Nos dias atuais, Emília é dona da Beraldini, empresa importadora e exportadora de vinhos. Mãe de Lívia e filha de Alberto (Juca de Oliveira), acredita que a mãe Vitória a abandonou aos sete anos de idade para viver um grande amor. Cresceu com sede de vingança, mas descobriu que o pai mentiu para ela. Conhece o escritor Bernardo, casa-se com ele e perdoa Vitória.

MELISSA (Paolla Oliveira) – Filha de Dorotéia (Julia Lemmertz) e irmã de Roberto (Romulo Estrela). Destruiu o primeiro casamento do Conde Felipe (Rafael Cardoso) para ficar com ele. Fica desnorteada com o fim do noivado e tenta impedir o romance do ex com Lívia (Alinne Moraes). É morta por Pedro (Emilio Dantas). No século 21, Melissa é casada com Felipe e os dois são pais de Alex (Kadu Schons). Ela não aceita o fim do relacionamento e, mais uma vez, tenta impedir a relação entre o vinicultor e a empresária. No entanto, salva o casal que seria morto por Pedro e busca tratamento psiquiátrico no Rio de Janeiro.

CHICO (João Gabriel D’Aleluia) – Filho de Raul (Val Perré). Menino esperto e obediente. Hoje, o menino é o filho da empregada de Queiroz (Zé Carlos Machado) e Gema (Louise Cardoso). Quando sua mãe morre, Gema tem a ideia de adotá-lo, apesar de seu marido ser contra e não suportar o garoto. Mateus (Cadu Libonati), o filho do casal, é cúmplice e amigo leal de Chico.

ARIEL (Michel Melamed) – Espécie de “anjo na terra”. Está sempre no lugar certo e na hora certa para ajudar as pessoas do bem. No presente, Ariel continua bem próximo das pessoas, mas agora é uma espécie de “anjo caído”, pois perdeu a maioria de seus poderes. Ele aprende a não interferir no livre-arbítrio dos humanos e volta a ser anjo.

WALMIR (Cassiano Carneiro) – Walmir é uma espécie de “faz tudo” no restaurante de Rosa (Carolina Kasting). Não participou da primeira fase da trama.

PADRE LUÍS (Carlos Vereza) – Padre da paróquia de Campobello. Homem sério e comprometido. Hoje, Luís é o prefeito de Belarrosa e dono do hotel do Centro Histórico da cidade. Foi amigo do falecido prefeito, marido de Vitória (Irene Ravache), a quem deve favores.

PEDRO (Emilio Dantas) – Filho de Gema (Louise Cardoso) e apaixonado por Lívia (Alinne Moraes) e não aceita o amor entre a noviça e o Conde Felipe (Rafael Cardoso). Mata o casal na primeira fase da trama. Nos dias atuais, Pedro é noivo de Lívia e um dos diretores da Beraldini. A enóloga o abandona para ficar com Felipe. Desconsolado com o fim do relacionamento, tenta matar o casal, mas é impedido e morto por Melissa (Paolla Oliveira).

BERNARDO (Bernardo Marinho/Felipe Camargo) – Filho da Condessa Vitória (Irene Ravache), apaixona-se por Emília (Gabriella Di Grecco/Ana Beatriz Nogueira) e enfrenta a mãe para ficar com a amada. Sofre um acidente, perde a memória e reencontra Emília anos depois. Nos dias de hoje, Bernardo é enófilo e escritor. Lançou alguns livros sobre vinhos, ilustrado com as fotos de Raul (Val Perré). Com a desculpa de lançar um novo livro, vai para Belarrosa tentar descobrir quem são seus pais. Apaixona-se por Emília.

MASSIMO (Luis Melo) – Administrador da propriedade da família Castellini em Campobello. Casado com Salomé (Inês Peixoto), e pai de Bianca (Flora Diegues) e Felícia (Mel Maia), realiza os caprichos da família. Hoje, é um solteirão convicto, mas apaixona-se por Salomé e cuida das sobrinhas Bianca e Felícia.

SALOMÉ (Inês Peixoto) – Casada com Massimo (Luis Melo) e mãe de Bianca (Flora Diegues) e Felícia (Mel Maia). Sonhava em fazer parte da alta sociedade. Hoje, Salomé trabalha como diarista em várias casas da cidade de Belarrosa. Separada, nutre uma paixão por Massimo.

MESTRE (Othon Bastos) – Mestre de Ariel (Michel Melamed). Tem o poder de ser a ponte entre os seres humanos e o mundo superior. No presente, ele continua querendo ajudar Ariel a ter fé nos propósitos divinos e a deixar que cada um faça uso de seu livre-arbítrio.

IRMÃ LÚCIA (Norma Blum) – Freira do convento onde Lívia (Alinne Moraes) faz o noviciado. Tenta despertar em Lívia (Alinne Moraes) a vontade de se tornar religiosa.

RITA (Daniela Fontan) – Irmã de Carola (Ana Flavia Cavalcanti) e colega de Lívia (Alinne Moraes) no convento. Fugiu do convento para ficar com Pérsio (Wagner Santisteban). Hoje, trabalha na empresa de Gema (Louise Cardoso). Pérsio (Wagner Santisteban), seu amigo de infância, tem verdadeira adoração por ela, mas Rita só vê amizade entre os dois.

ALBERTO (Juca de Oliveira) – O italiano é pai de Emília (Ana Beatriz Nogueira). Quando era mais jovem, ele e a filha, que tinha sete anos, foram abandonados por Vitória (Irene Ravache), que fugiu com um homem por quem se apaixonou. Na época, eles viviam em uma pequena cidade no sul da Itália. Alberto nunca perdoou Vitória e mentiu para a ex-mulher ao dizer que a filha do casal havia morrido. Alberto vai para o Brasil para pedir perdão para Vitória. Ele morre no fim da trama.

GEMA (Louise Cardoso) – No passado, cuidou da amiga Emília (Ana Beatriz Nogueira). Mãe de Pedro (Emilio Dantas) e Anita (Letícia Persiles), sofreu com o fim do relacionamento com Raul (Val Perré). No presente, casada com Queiroz (Zé Carlos Machado), é dona da empresa de enoturismo de Belarrosa e mãe de Mateus (Cadu Libonati). Deseja adotar Chico (João Gabriel D’Aleluia). Sofre com as humilhações do marido e se apaixona pelo fotógrafo Raul.

SEVERA (Dani Barros) – Preceptora de Alex (Kadu Schons), filho de seu irmão Felipe (Rafael Cardoso). Mulher seca e autoritária. Hoje, Severa é a filha mais velha de Zilda (Nívea Maria). Detesta a cunhada Melissa (Paolla Oliveira). Além de Felipe (Rafael Cardoso), também é irmã de Afonso (Caio Paduan).

CAROLA (Ana Flavia Cavalcanti) – É irmã de Rita (Daniela Fontan) e uma das primeiras pessoas a se candidatar a um trabalho no casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache). No presente, Carola é a secretária particular de Emília (Ana Beatriz Nogueira) e tem um amor platônico por Pedro (Emilio Dantas).

RAUL (Val Perré) – Pai de Chico (João Gabriel D’Aleluia) e apaixonado por Gema (Louise Cardoso) termina o relacionamento por enfrentar problemas com o filho da amada. Atualmente, Raul é fotógrafo de renome internacional e parceiro de Bernardo (Felipe Camargo) no projeto que documenta o vinho em suas diferentes regiões pelo mundo. Mas tudo muda quando vai para Belarrosa e conhece Gema (Louise Cardoso). Apaixona-se por ela.

MICHELE (Maria Joana) – Funcionária da empresa de enoturismo de Gema (Louise Cardoso). Apaixona-se por Roberto (Romulo Estrela) e tem ciúmes de Anita (Letícia Persiles). Não participou da primeira fase da trama.

QUEIROZ (Zé Carlos Machado) – Casado com Gema (Louise Cardoso) e pai de Mateus (Cadu Libonati). Detesta a ideia de a mulher adotar Chico (João Gabriel D’Aleluia). Não participou da primeira fase da trama.

ROBERTO (Romulo Estrela) – Filho de Dorotéia (Julia Lemmertz) e irmão de Melissa (Paolla Oliveira). Seduz Anita (Letícia Persiles) e Bianca (Flora Diegues). Nos dias atuais, Roberto é médico e apaixona-se por Anita. Ele não é correspondido e vai trabalhar no Médico Sem Fronteiras.

AFONSO (Caio Paduan) – Filho único de Zilda (Nívea Maria). Para desgosto da mãe, apaixona-se por Anita (Letícia Persiles) e se casa com ela. Na trama atual, Afonso é irmão de Felipe (Rafael Cardoso) e de Severa (Dani Barros), e filho de Zilda. É contador e bacharel em Direito. Mas cuida da parte burocrática da vinícola da família, que leva o nome de Campobello. Ele se casa com Anita (Letícia Persiles) e os dois têm filho. 

ALEX (Kadu Schons) – Filho de Felipe (Rafael Cardoso) com a primeira mulher, já falecida. É um menino triste, que não recebe afeto do pai. No presente, Alex é filho de Felipe e Melissa (Paolla Oliveira). É amado pela avó paterna, Zilda (Nívea Maria), e um pouco desprezado pela mãe de Melissa, Dorotéia (Julia Lemmertz).

BENTO (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos) – Cruel e capataz da Condessa Vitória (Irene Ravache). Teve um envolvimento e um filho com Rosa (Carolina Kasting). No presente, foi casado com Rosa e com ela teve uma filha: Alice (Klara Castanho). É enteado de Vitória (Irene Ravache) e levou a vinícola herdada do pai à falência. No fim da trama, consegue reconquistar o amor de Rosa.

PÉRSIO (Wagner Santisteban) – No passado, ele namorou Rita (Daniela Fontan). Hoje, trabalha na tanoaria de Massimo (Luis Melo). Encanta-se por Rita.

CÍCERO (Saulo Arcoverde) – Uma espécie de anjo aprendiz. É o amigo mais próximo de Ariel (Michel Melamed). Obedece ao Mestre (Othon Bastos) e compreende os seus propósitos. Procura estar perto das pessoas e agir sem interferir no livre-arbítrio delas.

DR. BOTELHO (Marcelo Torreão) – Médico de Campobello no passado. Agora,  é gerente de um hotel em Belarrosa. Mora com a irmã mais velha, a Neném (Nica Bonfim).

DONA NENÉM (Nica Bomfim) – Dona da venda de Campobello. É fofoqueira e comunicativa. Na segunda fase da trama, é a irmã mais velha de Botelho (Marcelo Torreão). Vive tentando arrumar uma esposa para ele, mas no fundo quer manter o irmão solteiro e junto dela. Trabalha na loja de Zilda (Nívea Maria).

ZILDA (Nívea Maria) – Trabalha como governanta da Condessa Vitória (Irene Ravache) e é mãe de Afonso (Caio Paduan). Nos dias atuais, é mãe de Felipe (Rafael Cardoso), Afonso e Severa (Dani Barros). Tem uma relação conturbada com a cunhada Vitória (Irene Ravache) e não tolera o sobrinho, Bento (Luiz Carlos Vasconcelos). É dona de um pequeno atelier no centro histórico, mas atualmente quem o gerencia é Severa.

DOROTÉIA (Julia Lemmertz) – Mãe de Melissa (Paolla Oliveira) e Roberto (Romulo Estrela). Vê no casamento da filha a oportunidade de ter uma boa vida. No presente, mantém um relacionamento conturbado e não assumido com Bento (Luiz Carlos Vasconcelos). No fim da trama, casa-se com um empresário e vai morar no Rio de Janeiro.

BIANCA (Flora Diegues) – Filha de Massimo (Luis Melo) e Salomé (Inês Peixoto), irmã de Felícia (Mel Maia). É uma jovem vaidosa e sonhadora. Nos dias atuais, é irmã de Felícia e sobrinha de Massimo. Vai morar com o tio quando a mãe viaja para o exterior. É muito inteligente e ligada em tecnologia. Diferente da Bianca do século XIX, desta vez a jovem não se preocupa com o que está na moda e dá valor às coisas simples.

FELÍCIA (Mel Maia) – Filha caçula de Massimo (Luis Melo) e Salomé (Inês Peixoto) e irmã de Bianca (Flora Diegues). É uma menina moleca e indisciplinada. Hoje, junto com a irmã Bianca (Flora Diegues), vai morar com o tio Massimo quando a mãe viaja para o exterior. Logo se afeiçoa a Salomé (Inês Peixoto), funcionária da casa de Massimo, e faz de tudo para o tio se casar com ela.

WALMIR (Cassiano Carneiro) – Cavalariço de Felipe (Rafael Cardoso). É um homem bom e cuidadoso com o seu trabalho.

ALICE (Klara Castanho) – Filha de Rosa (Carolina Kasting) e Bento (Luiz Carlos Vasconcelos). Apaixonada pelo pai, apesar de suas atitudes errôneas, não se conforma da mãe ter se separado dele e faz o possível para atrapalhar qualquer possibilidade de um novo romance na vida de Rosa. Não participou da primeira fase da trama.

MATEUS (Cadu Libonati) – Filho de Gema (Louise Cardoso) e Queiroz (Zé Carlos Machado). Mateus apoia a mãe em tudo, adora Chico (João Gabriel D´Aleluia), o filho da empregada da família, e cuida do menino como se fosse seu irmão. Sofre com a maneira como Queiroz maltrata a mãe. Não participou da primeira fase da trama.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)