Por Memória Globo

Memoria Globo

Manoel Carlos foi convidado por Gilberto Braga para assumir a coautoria da trama a partir do capítulo 57.

A colaboradora Leonor Bassères lançou o livro 'Água Viva' duas semanas antes do final da novela. O livro foi inspirado nas 3.200 laudas escritas pelo autor Gilberto Braga.

Durante a gravação de uma cena no Posto 9 da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, em que as atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda e Gloria Pires tinham que fazer topless, algumas pessoas protestaram e tentaram agredir a equipe da novela. A cena teve que ser gravada na Praia de São Conrado.

Tônia Carrero, Gloria Pires e Maria Padilha em Água Viva, 1980 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A personagem de Lucélia Santos foi batizada de Janete por Gilberto Braga em homenagem a sua amiga Janete Clair.

'Água Viva' marcou a estreia do ator Raul Cortez na Globo.

A abertura da novela 'Água Viva', embalada pela voz de Baby Consuelo interpretando a canção 'Menino do Rio', de Caetano Veloso, apresentava várias imagens de pessoas praticando windsurf. A novela contribuiu para a popularização do esporte. A abertura teve criação de Hans Donner, Ricardo Martins e Victor Abdelnur.

Água Viva (1980): Abertura

Água Viva (1980): Abertura

O cantor Peter Tosh gravou uma participação especial na trama: cantou para todo o elenco durante uma festa na casa da personagem Stella Simpson (Tônia Carrero).

Em 'Água Viva', a atriz Beatriz Segall interpretou a sua primeira grande vilã na televisão, a personagem Lourdes Mesquita.

Beatriz Segall e Fábio Jr em Água Viva, 1980 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A trama foi vendida para muitos países, entre eles Canadá, Paraguai, Argentina, Venezuela e República Dominicana, onde obteve grande sucesso de audiência. Na Itália, 'Água Viva' se transformou em livro.

'Água Viva' foi reapresentada na Globo em 1984, na faixa Vale a Pena Ver de Novo.

Fernando Eiras, Jorge Fernando, Ticiana Studart e Canavezes durante gravação de Água Viva, 1980 — Foto: Acervo/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)