Por Memória Globo

Acervo/Globo

Herval Rossano em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PEDRO LEMOS (Herval Rossano) - Advogado criminalista bem sucedido, viúvo, pai de Claudio Lemos (Lauro Góes). Nascido e criado em Laranjais, no interior do Rio de Janeiro, foi embora da cidade há 28 anos para estudar direito na capital, deixando para trás a noiva, Madalena (Aracy Cardoso). Ao ver-se envolvido com seis mulheres diferentes, Pedro procura refúgio em Laranjais, onde encontra a família em campanha política e a antiga noiva, ainda apaixonada.

Aracy Cardoso em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MADALENA CALDAS (Aracy Cardoso) - Mais velha dos irmãos Caldas, é uma mulher delicada, de gestos pequenos e educados. Sonhadora e romântica, acreditou em Pedro (Herval Rossano) quando ele, há 28 anos, pediu que o esperasse. Um dia sua avó lhe disse que todas as juras de amor feitas à sombra dos laranjais eram cumpridas. A de Pedro aconteceu assim, por isso o espera. E sua esperança reacende quando o advogado manda avisar que está de regresso à cidade. Entendendo o aviso como lhe convém, Madalena acredita que Pedro volta para se casarem e começa a preparar sua tão adiada festa de noivado.

Lauro Góes em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CLÁUDIO LEMOS (Lauro Góes) - Filho de Pedro (Herval Rossano), segue a profissão do pai. Na véspera de seu noivado com Lurdes (Patrícia Bueno), é abandonado pela jovem. E, decidido a não se envolver mais com nenhuma mulher, acompanha Pedro a Laranjais, onde acaba despertando o interesse de Ritoca (Marília Barbosa).

Patrícia Bueno em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

LURDES (Patrícia Bueno) - Noiva de Cláudio (Lauro Góes), rompe seu compromisso com o jovem após ser surpreendida por um amigo deste quando se encontrava com outro rapaz.

NELSON (Marcus Toledo) - Um dos melhores amigos de Cláudio (Lauro Góes), descobre as mentiras de Lurdes (Patrícia Bueno) e a pressiona a desfazer o noivado.

Castro Gonzaga em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

PERÁCIO LEMOS (Castro Gonzaga) - Prefeito de Laranjais, irmão de Pedro (Herval Rossano) e pai de Júnior Lemos (Marcelo Picchi). Típico político demagogo, Perácio está sempre a par da opinião de cada eleitor sobre os problemas da cidade para poder comentar as situações em suas visitas. Teme qualquer coisa que possa lhe roubar um voto, chegando ao cúmulo de dizer-se torcedor do Flamengo, quando, na verdade, é América fanático. Vangloria-se de uma fictícia amizade com Getúlio Vargas, inventando passagens envolvendo os dois.

Marcelo Picchi em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JÚNIOR LEMOS (Marcelo Picchi) - Filho único de Perácio (Castro Gonzaga), seu pai quer que se forme em Medicina, de olho no prestígio dos médicos nas cidades do interior, o que aumentaria sua força política. Júnior aceita a idéia a contragosto e está sempre adiando seu ingresso na faculdade.

Marília Barbosa em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

RITOCA (Marília Barbosa) - Vizinha e amiga confidente de Zulmira (Ísis Koschdoski), sua principal aspiração é casar-se, independentemente do noivo. Seu comportamento muda ao conhecer Cláudio (Lauro Góes), por quem se apaixona. A partir daí, o casamento continua sendo seu principal objetivo, mas desde que seja com o jovem advogado.

Beatriz Lyra em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MARTA CALDAS (Beatriz Lyra) - Viúva, irmã de Madalena (Aracy Cardoso) e Tomé (Ary Fontoura), é uma mulher amarga que lidera com mão de ferro a família. Inconformada com a atitude do irmão, que não quis seguir a carreira política do falecido pai, tornou-se ela mesma a principal adversária de Perácio Lemos (Castro Gonzaga) na disputa pelo poder em Laranjais. Menos demagoga que o prefeito, no entanto, torce pelo Flamengo por amor ao time. E discute futebol com os homens em igualdade, embora prefira outros assuntos diante das mulheres. Costuma pedir conselhos e desabafar seus problemas diante do retrato do pai.

Ary Fontoura em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervio/Globo

TOMÉ CALDAS/ ESTOPIM (Ary Fontoura) - Irmão de Madalena (Aracy Cardoso) e Marta (Beatriz Lyra), é um homem sensível, marcado pelas decepções amorosas que sofreu ao longo da vida. Preocupa-se com Madalena por causa do retorno de Pedro Lemos à cidade. E, sabendo que o advogado não tem a menor pretensão de casar-se com ela, tenta contornar a situação difícil a fim de evitar que sua irmã se magoe. Para isso, conta com a ajuda de Dr. José (Arthur Costa Filho), um eterno apaixonado por Madalena. O reencontro com Das Graças (Monah Delacy), mulher de circo que fez parte de seu passado, traz de volta velhos problemas.

Isis Koschdoski e Beatriz Lyra em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ZULMIRA CALDAS (Ísis Koschdoski) - Filha única de Marta (Beatriz Lyra), é uma jovem sonhadora, porém prática. Assim como a mãe, tem um temperamento decidido – nunca abandona um objetivo sem antes empenhar-se ao máximo para alcançá-lo.

Arthur Costa Filho em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

JOSÉ MOTA (Arthur Costa Filho) - Médico de Laranjais, é um homem simples, paciente, caridoso e fatalista. É, sob determinados aspectos, uma versão masculina de Madalena, embora sem seu espírito sonhador. Enquanto ela espera por Pedro, José a espera.

Paulo Gonçalves em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

ALVAREZ (Paulo Gonçalves) - Dono de um circo mambembe, percorre as cidades do interior mostrando seus números de variedade e teatro. Apaixonado e sonhador, apesar de cansado e quase falido, confunde-se com o próprio circo. Acredita sempre que a próxima cidade será melhor, apesar da oposição da mulher, Dalva (Tamara Taxman).

Tamara Taxman em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

DALVA ALVAREZ (Tamara Taxman) - Segunda mulher de Alvarez (Paulo Gonçalves), não tem qualquer ligação com o circo e, sempre que possível, tenta convencer o marido a abandonar o picadeiro. É o contraponto aos sonhos de Alvarez.

Lídia Brondi em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

LÚCIA ALVAREZ (Lídia Brondi) - Filha do primeiro casamento de Alvarez (Paulo Gonçalves), é uma jovem ingênua, que sofre com o excesso de zelo de seu pai. Como a vida circense é nômade, não teve tempo para aprender a ler e a escrever, o que a envergonha. Não tem coragem de se confessar analfabeta e pedir ajuda para se instruir.

Monah Delacy em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

DAS GRAÇAS (Monah Delacy) - Artista do circo de Alvarez (Paulo Gonçalves), finge ser bem-sucedida em sua vida profissional, inventando que empresários querem contratá-la para o teatro. Na verdade, carrega um passado que a desgosta e a faz sofrer, mas não quer que sintam pena dela.

Élcio Romar em À Sombra dos Laranjais, 1977 — Foto: Acervo/Globo

JUAN CARLOS (Élcio Romar) - Cearense de nascimento e conquistador inveterado, fala com sotaque espanhol, dizendo-se uruguaio. Cantor de tangos e boleros, quando é obrigado a cantar música brasileira o faz com sotaque. Não passa um minuto sem fazer pose, disfarçando a roupa barata em cuidados exagerados.

BRUNO (Wellington Botelho) - Dono da farmácia de Laranjais e amigo do Dr. José (Arthur Costa Filho), assume uma posição volúvel quanto à política local. Ora parece estar inclinado a ouvir os apelos de Marta (Beatriz Lyra), ora aceita as afirmações de Perácio (Castro Gonzaga).

MIGUEL (Fernando José) - Homem misterioso, comporta-se como uma sombra de Pedro Lemos (Herval Rossano), sempre presente nos lugares frequentados pelo advogado.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)