A trama policial tem como principais cenários a Mooca e o Bixiga, em São Paulo e apresenta a história da batalhadora Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana.
Através de uma família negra de classe média, a novela abordava o tema do preconceito racial.
Amante há 20 anos de Ana (Susana Vieira), com quem tem três filhos, Marcelo (José Wilker) é casado, por interesse, com a rica Francesca Ferreto (Tereza Rachel), mas vive um tórrido romance com a inescrupulosa Isabela (Claudia Ohana), sobrinha de sua esposa e noiva de Diego (Marcos Frota), que desconhece seu verdadeiro caráter.
Marcelo (José Wilker) tinha um guarda-roupa de 40 peças, entre ternos, camisas e gravatas sofisticadas – algo incomum para um personagem masculino.
Diante do assédio da mídia para descobrir o assassino e da repercussão da trama junto ao público, o autor Silvio de Abreu foi obrigado a fazer algumas alterações no desfecho da história policial.
A canção 'Io Che Amo Solo Te', de Sergio Endrigo, fez sucesso como tema de Ana (Susana Vieira) em 'A Próxima Vítima'.
Autor: Silvio de Abreu | Colaboração: Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral | Direção: Jorge Fernando, Rogério Gomes, Marcelo Travesso e Alexandre Boury | Direção Geral: Jorge Fernando | Direção Artística: Paulo Ubiratan. Confira a equipe e o elenco de 'A Próxima Vítima'.