ROLANDO CANDIANO (Carlos Alberto) - Filho de Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves), o doge de Veneza, é um homem justo, defensor dos fracos e oprimidos. É preso no dia de seu casamento com Leonor Dandolo (Yoná Magalhães), acusado injustamente de traição à República. Ao longo da trama, foge da prisão e vinga-se de todos que o traíram. No final, retoma o poder, sendo nomeado doge pelo Conselho de Dez, e casa-se com Leonor.
LEONOR DANDOLO (Yoná Magalhães) - Filha de uma das famílias mais influentes de Veneza, Leonor é obrigada a casar-se com o capitão Altieri (Jardel Filho) depois que Rolando Candiano (Carlos Alberto), o homem por quem é apaixonada, é preso injustamente. Após o casamento, descobre que espera um filho de Rolando. Ao longo da trama, é responsabilizada pela morte de Silvia Candiano (Ida Gomes), despertando o ódio de Rolando. O assassinato e a acusação de que compartilha ideias protestantes a levam para a prisão. Julgada pelo Santo Ofício, é presa e condenada à fogueira. No último capítulo é salva pela confissão de Impéria (Arlete Salles), ficando livre para casar-se com Rolando.
ALTIERI (Jardel Filho) - Capitão, principal antagonista de Rolando Candiano (Carlos Alberto). Finge ser amigo da família do doge, mas trai Rolando no dia de seu casamento para conquistar o amor de Leonor (Yoná Magalhães), por quem é apaixonado. Após a prisão do filho do doge, Altieri é promovido a capitão-general de todas as tropas da república e casa-se com Leonor. No final é morto por Rolando durante um duelo entre os dois.
DANDOLO (Paulo Padilha) - Pai de Leonor (Yoná Magalhães), membro do Conselho de Dez. Quando vêm à tona as acusações contra Rolando (Carlos Alberto), se afasta da família Candiano. É nomeado o Grande Inquisidor e incumbido da missão de prender Leonor quando ela é acusada de herege. Renuncia ao cargo quando vê que sua filha será julgada e condenada pelo Santo Ofício.
IMPÉRIA (Arlete Salles) - Pertencente a uma poderosa família de Florença, filha de João de Médicis, Impéria é uma mulher altiva. Disputa com Leonor (Yoná Magalhães) o amor de Rolando Candiano (Carlos Alberto), mas não é correspondida. Mata João d’Ávila, do Conselho de Dez, em legítima defesa, mas, chantageada por Bembo (Emiliano Queiroz), que testemunhara o crime, coloca a culpa do assassinato em Rolando. Ao longo da trama, acusa Leonor de ser herege e de ser a responsável pela morte de Silvia Candiano (Ida Gomes). Casa-se com Rolando, mas nem assim consegue seu amor.
LOURENÇO CANDIANO (Paulo Gonçalves) - Doge de Veneza, é deposto e preso pela inquisição quando seu filho, Rolando (Carlos Alberto), é acusado de ser traidor da República. Condenado à máscara de ferro, é abandonado cego em terras desconhecidas. Conta com a ajuda do órfão Nico (Diogo Vilela) para retornar à Veneza.
SÍLVIA CANDIANO (Ida Gomes) - Mãe de Rolando (Carlos Alberto), casada com Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves). Com a deposição do marido e a prisão do filho, passa a contar com a proteção de Scalabrino (Paulo Araújo).
BEMBO (Emiliano Queiroz) - Bandido, finge ser amigo de Rolando (Carlos Alberto), mas cultiva um sentimento de inferioridade em relação ao filho do doge. Cúmplice do capitão Altieri (Jardel Filho) nas intrigas contra a família Candiano. Apaixonado por Bianca (Djenane Machado), Bembo ameaça revelar a verdade sobre a morte de João d’Ávila caso Impéria não proíba a filha de se encontrar com Rafael. Acaba matando a jovem num acesso de loucura por ela não corresponder ao seu amor. Termina a trama preso na Ponte dos Suspiros.
SCALABRIN (Paulo Araújo) - Bandido das montanhas contratado por Impéria (Arlete Salles) para ajudá-la a conquistar Rolando (Carlos Alberto). Acaba simpatizando com o filho do doge, que lhe poupa a vida durante um duelo. Retribui protegendo Silvia Candiano (Ida Gomes), quando Rolando e seu pai são presos. Ao longo da trama, Scalabrino se transforma num grande companheiro de Rolando contra Altieri (Jardel Filho).
SANDRIGO (Dary Reis) - Bandido, toma o lugar de Scalabrino (Paulo Araújo) na quadrilha quando este muda de lado. Interessa-se por Joana (Maria Helena Dias), que o despreza.
FOSCARI (Mário Lago) - Inquisidor, cúmplice de Altieri (Jardel Filho) e Bembo (Emiliano Queiroz). Com a deposição de Lourenço Candiano e a prisão de Rolando, é nomeado doge de Veneza.
RAFAEL D’ÁVILA (João Paulo Adour) - Filho de Beatriz e João, apaixona-se por Bianca (Djenane Machado). Fica transtornado quando descobre que Impéria (Arlete Salles) matou seu pai.
BIANCA (Djenane Machado) - Filha de Impéria (Arlete Salles), vive afastada da mãe para não tomar conhecimento das extravagâncias por ela cometidas. Apaixona-se por Rafael (João Paulo Adour). É assassinada por Bembo (Emiliano Queiroz) num acesso de loucura do bandido.
FREI VICENTE (Carlos Vereza) - Reverendo, seguidor das ideias de Martinho Lutero. Considerado um herege, é preso pela Inquisição e condenado à fogueira.
CLARA (Zilka Sallaberry) - Criada da casa de Leonor (Yoná Magalhães).
PEDRO ARETINO (Ary Fontoura) - Poeta, amigo de Rolando (Carlos Alberto), vive rodeado por suas musas: as aretinas.
JOANA (Maria Helena Dias) - Irmã adotiva de Scalabrino (Paulo Araújo), nutre um amor platônico por Rolando Candiano (Carlos Alberto).
NICO (Diogo Vilela) - Menino órfão, ajuda Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves) quando o doge é condenado à máscara de ferro e abandonado em terras desconhecidas.
OUTROS PERSONAGENS
SOFIA - Ama que toma conta de Bianca (Djenane Machado), filha de Impéria (Arlete Salles).
JOÃO D’ÁVILA - Membro do Conselho de Dez, apaixonado por Impéria (Arlete Salles). Ao descobrir o interesse da moça por Rolando (Carlos Alberto), tenta matá-la. Acaba assassinado pela própria Impéria.
BEATRIZ D’ÁVILA - Mulher de João d’Ávila, mãe de Rafael (João Paulo Adour). Exige que o filho rompa seu noivado com Bianca (Djenane Machado) quando descobre que Impéria (Arlete Salles) é a verdadeira assassina de seu marido.
BERTINI - Professor de esgrima de Rolando (Carlos Alberto), é capturado e torturado por ser fiel ao doge Candiano (Paulo Gonçalves).
GUIDO GENNARO - Chefe da polícia, sabe que Leonor (Yoná Magalhães) é inocente na acusação sobre o assassinato de Silvia Candiano (Ida Gomes). Concorda em calar-se caso Impéria (Arlete Salles) consiga com o doge sua nomeação como Grande Inquisidor.