Por Memória Globo

Acervo/Globo

Carlos Alberto e Yoná Magalhães em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

ROLANDO CANDIANO (Carlos Alberto) - Filho de Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves), o doge de Veneza, é um homem justo, defensor dos fracos e oprimidos. É preso no dia de seu casamento com Leonor Dandolo (Yoná Magalhães), acusado injustamente de traição à República. Ao longo da trama, foge da prisão e vinga-se de todos que o traíram. No final, retoma o poder, sendo nomeado doge pelo Conselho de Dez, e casa-se com Leonor.

LEONOR DANDOLO (Yoná Magalhães) - Filha de uma das famílias mais influentes de Veneza, Leonor é obrigada a casar-se com o capitão Altieri (Jardel Filho) depois que Rolando Candiano (Carlos Alberto), o homem por quem é apaixonada, é preso injustamente. Após o casamento, descobre que espera um filho de Rolando. Ao longo da trama, é responsabilizada pela morte de Silvia Candiano (Ida Gomes), despertando o ódio de Rolando. O assassinato e a acusação de que compartilha ideias protestantes a levam para a prisão. Julgada pelo Santo Ofício, é presa e condenada à fogueira. No último capítulo é salva pela confissão de Impéria (Arlete Salles), ficando livre para casar-se com Rolando.

Jardel Filho e Paulo Padilha em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

ALTIERI (Jardel Filho) - Capitão, principal antagonista de Rolando Candiano (Carlos Alberto). Finge ser amigo da família do doge, mas trai Rolando no dia de seu casamento para conquistar o amor de Leonor (Yoná Magalhães), por quem é apaixonado. Após a prisão do filho do doge, Altieri é promovido a capitão-general de todas as tropas da república e casa-se com Leonor. No final é morto por Rolando durante um duelo entre os dois.

DANDOLO (Paulo Padilha) - Pai de Leonor (Yoná Magalhães), membro do Conselho de Dez. Quando vêm à tona as acusações contra Rolando (Carlos Alberto), se afasta da família Candiano. É nomeado o Grande Inquisidor e incumbido da missão de prender Leonor quando ela é acusada de herege. Renuncia ao cargo quando vê que sua filha será julgada e condenada pelo Santo Ofício.

Arlete Salles em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

IMPÉRIA (Arlete Salles) - Pertencente a uma poderosa família de Florença, filha de João de Médicis, Impéria é uma mulher altiva. Disputa com Leonor (Yoná Magalhães) o amor de Rolando Candiano (Carlos Alberto), mas não é correspondida. Mata João d’Ávila, do Conselho de Dez, em legítima defesa, mas, chantageada por Bembo (Emiliano Queiroz), que testemunhara o crime, coloca a culpa do assassinato em Rolando. Ao longo da trama, acusa Leonor de ser herege e de ser a responsável pela morte de Silvia Candiano (Ida Gomes). Casa-se com Rolando, mas nem assim consegue seu amor.

Paulo Gonçalves e Ida Gomes em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

LOURENÇO CANDIANO (Paulo Gonçalves) - Doge de Veneza, é deposto e preso pela inquisição quando seu filho, Rolando (Carlos Alberto), é acusado de ser traidor da República. Condenado à máscara de ferro, é abandonado cego em terras desconhecidas. Conta com a ajuda do órfão Nico (Diogo Vilela) para retornar à Veneza.

SÍLVIA CANDIANO (Ida Gomes) - Mãe de Rolando (Carlos Alberto), casada com Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves). Com a deposição do marido e a prisão do filho, passa a contar com a proteção de Scalabrino (Paulo Araújo).

Emiliano Queiroz e Jorge Cherques em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

BEMBO (Emiliano Queiroz) - Bandido, finge ser amigo de Rolando (Carlos Alberto), mas cultiva um sentimento de inferioridade em relação ao filho do doge. Cúmplice do capitão Altieri (Jardel Filho) nas intrigas contra a família Candiano. Apaixonado por Bianca (Djenane Machado), Bembo ameaça revelar a verdade sobre a morte de João d’Ávila caso Impéria não proíba a filha de se encontrar com Rafael. Acaba matando a jovem num acesso de loucura por ela não corresponder ao seu amor. Termina a trama preso na Ponte dos Suspiros.

Carlos Alberto, Paulo Araújo e Dary Reis em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

SCALABRIN (Paulo Araújo) - Bandido das montanhas contratado por Impéria (Arlete Salles) para ajudá-la a conquistar Rolando (Carlos Alberto). Acaba simpatizando com o filho do doge, que lhe poupa a vida durante um duelo. Retribui protegendo Silvia Candiano (Ida Gomes), quando Rolando e seu pai são presos. Ao longo da trama, Scalabrino se transforma num grande companheiro de Rolando contra Altieri (Jardel Filho).

SANDRIGO (Dary Reis) - Bandido, toma o lugar de Scalabrino (Paulo Araújo) na quadrilha quando este muda de lado. Interessa-se por Joana (Maria Helena Dias), que o despreza.

Mario Lago em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

FOSCARI (Mário Lago) - Inquisidor, cúmplice de Altieri (Jardel Filho) e Bembo (Emiliano Queiroz). Com a deposição de Lourenço Candiano e a prisão de Rolando, é nomeado doge de Veneza.

João Paulo Adour e Djenane Machado em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

RAFAEL D’ÁVILA (João Paulo Adour) - Filho de Beatriz e João, apaixona-se por Bianca (Djenane Machado). Fica transtornado quando descobre que Impéria (Arlete Salles) matou seu pai.

BIANCA (Djenane Machado) - Filha de Impéria (Arlete Salles), vive afastada da mãe para não tomar conhecimento das extravagâncias por ela cometidas. Apaixona-se por Rafael (João Paulo Adour). É assassinada por Bembo (Emiliano Queiroz) num acesso de loucura do bandido.

Carlos Vereza e Carlos Aberto em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

FREI VICENTE (Carlos Vereza) - Reverendo, seguidor das ideias de Martinho Lutero. Considerado um herege, é preso pela Inquisição e condenado à fogueira.

Yoná Magalhães e Zilka Sallaberry em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

CLARA (Zilka Sallaberry) - Criada da casa de Leonor (Yoná Magalhães).

Beatriz Lyra e Ary Fontoura em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

PEDRO ARETINO (Ary Fontoura) - Poeta, amigo de Rolando (Carlos Alberto), vive rodeado por suas musas: as aretinas.

JOANA (Maria Helena Dias) - Irmã adotiva de Scalabrino (Paulo Araújo), nutre um amor platônico por Rolando Candiano (Carlos Alberto).

Diogo Vilela e Paulo Gonçalves e m A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

NICO (Diogo Vilela) - Menino órfão, ajuda Lourenço Candiano (Paulo Gonçalves) quando o doge é condenado à máscara de ferro e abandonado em terras desconhecidas.

OUTROS PERSONAGENS

SOFIA - Ama que toma conta de Bianca (Djenane Machado), filha de Impéria (Arlete Salles).

JOÃO D’ÁVILA - Membro do Conselho de Dez, apaixonado por Impéria (Arlete Salles). Ao descobrir o interesse da moça por Rolando (Carlos Alberto), tenta matá-la. Acaba assassinado pela própria Impéria.

BEATRIZ D’ÁVILA - Mulher de João d’Ávila, mãe de Rafael (João Paulo Adour). Exige que o filho rompa seu noivado com Bianca (Djenane Machado) quando descobre que Impéria (Arlete Salles) é a verdadeira assassina de seu marido.

BERTINI - Professor de esgrima de Rolando (Carlos Alberto), é capturado e torturado por ser fiel ao doge Candiano (Paulo Gonçalves).

GUIDO GENNARO - Chefe da polícia, sabe que Leonor (Yoná Magalhães) é inocente na acusação sobre o assassinato de Silvia Candiano (Ida Gomes). Concorda em calar-se caso Impéria (Arlete Salles) consiga com o doge sua nomeação como Grande Inquisidor.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)