PRODUÇÃO
A novela teve algumas cenas gravadas em Veneza, na Itália. Mas a maioria das gravações foi realizada nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Um canal de Veneza foi reproduzido na cobertura da emissora, no bairro do Jardim Botânico. O canal tinha 10m de extensão e 50 cm de profundidade. Algumas imagens externas também foram gravadas no Parque Lage.
CURIOSIDADES
Com a saída de Glória Magadan, Dias Gomes foi convidado a assumir a autoria de 'A Ponte dos Suspiros'. A Globo já tinha investido muito na produção e teria prejuízos se abandonasse o projeto. Walter Clark, na época diretor-geral, sugeriu o pseudônimo de Stela Calderón a Dias Gomes, e o autor concordou, marcando sua estreia na emissora.
Embora a trama fosse ambientada no século XVI, Dias Gomes inseriu diversas referências à história do Brasil, inclusive criticando a deposição do presidente João Goulart.
'A Ponte dos Suspiros' marcou a estreia em novelas do ator Diogo Vilela, aos 13 anos. Também foi o primeiro trabalho de Carlos Vereza na Globo, a convite de Dias Gomes.
A novela foi a última do par romântico Yoná Magalhães e Carlos Alberto.
Marco Nanini participou das gravações como figurante nas cenas de batalha. O diretor gostou de seu trabalho e, no decorrer da trama, o ator ganhou um pequeno papel: ajudante de ordens do capitão Altieri (Jardel Filho).