Por Memória Globo

Acervo/Globo

A história se passa em 1500, em Veneza, época da Santa Inquisição e do Conselho de Dez – organismo do governo que defendia a república de conspirações. Rolando Candiano (Carlos Alberto), filho do doge de Veneza, está de casamento marcado com Leonor Dandolo (Yoná Magalhães). Mas, no dia da cerimônia, é traído por seu amigo, o capitão Altieri (Jardel Filho): apaixonado por Leonor, Altieri o denuncia à Inquisição como traidor da república. Rolando foge da prisão e enfrenta o rival em um duelo. Por fim, Rolando se casa com Leonor.

Autoria: Stela Calderón (pseudônimo de Dias Gomes) | Direção: Marlos Andreucci | Período de exibição: 06/06/1969 – 15/11/1969 | Horário: 21h30 | Nº de capítulos: 144

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a novela A Ponte dos Suspiros, com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a novela A Ponte dos Suspiros, com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

TRAMA PRINCIPAL

Com a prisão de Rolando, Altieri é promovido a capitão-general e se aproxima de Leonor. A jovem não esconde o desprezo que sente por Altieri, mas, por imposição de seu pai, Dandolo (Paulo Padilha), concorda em ficar noiva do capitão-general. O casamento não demora a acontecer. A felicidade de Altieri, no entanto, dura pouco. Logo vem à tona a gravidez de sua esposa, que espera um filho de seu inimigo. A notícia o desestabiliza e Altieri ameaça a vida da criança, caso Leonor insista em criar o filho. Quando o menino nasce, é mantido na torre em companhia de uma ama.

Saiba mais sobre a trama principal de 'A Ponte dos Suspiros': clique aqui

Yoná Magalhães e Jardel Filho em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

PERSONAGENS

Uma personagem importante na trama é Impéria (Arlete Salles), filha de uma família aristocrática de Florença. Apaixonada por Rolando Candiano, ela não mede esforços para conquistá-lo. No decorrer da trama, denuncia Leonor à Inquisição, alegando que ela é uma herege por compartilhar das ideias luteranas pregadas pelo Frei Vicente (Carlos Vereza). Além disso, acusa a jovem de ser a responsável pelo assassinato de Silvia Candiano (Ida Gomes), mãe de Rolando. Leonor é presa, julgada pelo Santo Ofício e condenada à fogueira.

Conheça os personagens de 'A Ponte dos Suspiros': clique aqui

Emiliano Queiroz e Arlete Salles em A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

BASTIDORES

A novela teve algumas cenas gravadas em Veneza, na Itália. Mas a maioria das gravações foi realizada nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Um canal de Veneza foi reproduzido na cobertura da emissora, no bairro do Jardim Botânico. O canal tinha 10m de extensão e 50 cm de profundidade. Algumas imagens externas também foram gravadas no Parque Lage.

Veja outras curiosidades de 'A Ponte dos Suspiros': clique aqui

Carlos Alberto e Yoná Magalhães durante a gravação da novela A Ponte dos Suspiros, 1969 — Foto: Acervo/Globo

GALERIA DE FOTOS

A Ponte dos Suspiros

10 fotos
Galeria de fotos da novela A Ponte dos Suspiros, 1969

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Arlete Salles (30/01/2002), Ary Fontoura (02/04/2007), Carlos Vereza (14/06/2002), Daniel Filho (19/07/2000 e 31/07/2000), Emiliano Queiroz (15/12/2000), Ida Gomes (23/04/2001), Marco Nanini (07/12/2001), Mário Lago (30/06/2000), Yoná Magalhães (14/06/2000) e Zilka Salaberry (07/07/2000); Arquivo O Globo; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira, São Paulo, Brasiliense, 1997, p.123; GOMES, Dias. Dias Gomes – Apenas um subversivo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998, p. 256-8; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010; SENNA, Paulo. “A estreia de Dias Gomes” In: O Globo, 15/10/2000; SENNA, Paulo. “Fim de um par de sucesso” In: O Globo, 12/08/2001; www.imdb.com, acessado em 02/2001.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)