Adaptação do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, a novela narra o romance entre Carolina (Marília Pêra) e Augusto (Cláudio Marzo), no Rio de Janeiro do século XIX.
Quando criança, Augusto jurou amar eternamente uma menina, sem saber seu nome. Passam-se alguns anos, mas o rapaz não consegue se envolver com nenhuma outra mulher, o que lhe garante a fama de grande conquistador entre seus colegas da faculdade de medicina. Durante um fim de semana em Paquetá, no entanto, Augusto conhece Carolina e se apaixona por ela, sem saber que a moça é seu amor de infância.
A trama também mostra uma turma de jovens que, em meio a festas e paixões, envolve-se em campanhas pela libertação dos escravos.
Autoria: Otávio da Graça Mello | Direção: Otávio da Graça Mello | Período de exibição: 11/10/1965 – 10/12/1965 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 35
PERSONAGENS PRINCIPAIS
CAROLINA (Marília Pêra) –Jovem bonita e alegre, vive em Paquetá na companhia de sua avó Donana (Iracema de Alencar). Romântica, sonha em reencontrar o rapaz que conhecera na infância, Augusto (Cláudio Marzo), por quem nutre um amor platônico.
AUGUSTO (Cláudio Marzo) – Estudante de medicina, é um jovem boêmio, grande admirador de Castro Alves e suas ideias abolicionistas. Ainda criança, conhecera uma garota por quem se apaixonara, Carolina (Marília Pêra). E, apesar da fama de conquistador, mantém-se fiel à promessa que fizera na infância.
D. ANA (Iracema de Alencar) –Avó de Carolina (Marília Pêra).
FOTOS
Galeria de fotos A Moreninha - 1ª Versão
CURIOSIDADES
Em 1975, a Rede Globo fez uma segunda versão da obra de Joaquim Manuel de Macedo, com o mesmo título. A adaptação foi de Marcos Rey, e a direção, de Herval Rossano. Essa era a terceira vez que o romance de Joaquim Manuel de Macedo era adaptado para a televisão. A primeira foi em 1956, na TV Tupi, com Yoná Magalhães e Paulo Porto formando o casal de protagonistas. Na terceira versão, de 1975, Nívea Maria e Mário Cardoso deram vida ao par romântico da história.
Uma das primeiras produções da TV Globo a contar com gravações externas, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
A produção se esmerou na reconstituição de época. Além de figurinos e cenários, os diálogos entre os personagens foram adequados à linguagem do século XIX.
TRILHA SONORA
Para dar mais realismo à trama, o autor e diretor Octávio Graça Mello pesquisou músicas do século XIX para compor a trilha sonora. O tema de abertura, no entanto, era contemporâneo: Canção do Rochedo, de autoria do próprio Graça Mello.
FICHA TÉCNICA
Elenco:
Cláudia Martins
Cláudio Marzo – Augusto
Emiliano Queiroz
Gracindo Júnior
Iara Sarmento
Iracema de Alencar
Milton Gonçalves
Marília Pêra – Carolina
Nazareth Cruz
Paulo Graça
Renato Machado
Taís Portinho
Zezé Macedo
Produção: Otávio da Graça Mello
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Emiliano Queiroz (15/12/2000) e Marília Pêra (11/04/2001); Arquivo O Globo; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo. Volume 1: Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010; PÊRA, Marília e SOUZA, Flávio de. Vissi d’Arte. São Paulo, Escrituras Editora, 1999, p.50-2; www.teledramaturgia.com, acessado em 11/2005.