Memoria Globo

Selton Mello e Karla Muga em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Selton Mello e Karla Muga em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo.

ANJO EMANOEL Um dos destaques da novela é o personagem Emanoel (Selton Mello), um jovem excepcional, filho de Teobaldo (José Mayer). Cândido, inocente e alheio à insensatez do mundo, ele sofre crises repentinas e não consegue entender o que se passa à sua volta. O rapaz se apaixona por Grampola (Karla Muga), foragida da Casa de Campo de Zenilda (Renata Sorrah), tão ingênua e pura como ele, vendida ao bordel pela própria família. No final da história, após uma discussão com Altiva (Eva Wilma), Emanoel sofre fortes dores e se contorce até virar um anjo, que sobrevoa Greenville.

Paulo Betti e Betty Faria em A Indomada, 1997. Arley Alves/Globo — Foto: Globo

Paulo Betti e Betty Faria em A Indomada, 1997. Arley Alves/Globo

ROMANCE PROIBIDO

Entre os personagens principais de A Indomada estão, ainda, o prefeito Ypiranga Pitiguari (Paulo Betti), obcecado pela realização de obras públicas; sua fogosa esposa, Scarlet (Luiza Tomé); e sua inimiga feroz, a juíza Mirandinha (Betty Faria). A briga do prefeito com a juíza impede o romance de Carolaine (Nívea Stelmann), filha de Ypiranga, e Felipe (Mateus Rocha), filho de Mirandinha. 

João Carrilo em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

João Carrilo em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo.

ARTÊMIO A Indomada também contou a história de Artêmio (João Carrilo na primeira fase, e Marcos Frota na segunda), que foi abandonado à porta dos Mendonça e Albuquerque ainda recém-nascido. Adotado pela família, mas sempre enjeitado, cresceu ao lado de Helena (Leandra Leal/Adriana Esteves), com quem sempre sonhou casar. Tímido, sensível e mal resolvido, tendo Emanoel (Selton Mello) como seu único amigo, o personagem passou a viver na Usina Monguaba depois que esta fechou, na esperança de que fosse reaberta.

Karla Muga, Ingra Liberato e Renata Sorrah em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo — Foto: Globo

Karla Muga, Ingra Liberato e Renata Sorrah em A Indomada, 1997. Jorge Baumann/Globo

EXPLORAÇÃO SEXUALA personagem Grampola (Karla Muga) possibilitou a discussão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas a história da menina que seria iniciada na prostituição tomou outro rumo: Grampola não se prostituiu e foi adotada por uma família, que a matriculou na escola. Aos poucos, a menina demonstra ter uma estranha capacidade sobrenatural, que a faz descobrir coisas importantes para a cidade. 

Cena em que o delegado Motinha (José de Abreu) surpreende a todos, surgindo no meio da missa rezada em homenagem ao seu desaparecimento. Ele veio diretamente do Japão, aonde foi parar depois de cair num buraco, e trouxe sua esposa japonesa, Mishiko (Cristie Miyamoto).

Cena em que o delegado Motinha (José de Abreu) surpreende a todos, surgindo no meio da missa rezada em homenagem ao seu desaparecimento. Ele veio diretamente do Japão, aonde foi parar depois de cair num buraco, e trouxe sua esposa japonesa, Mishiko (Cristie Miyamoto).

REALISMO MÁGICO

A trama é costurada pelo realismo fantástico. Numa das divertidas situações da história, o delegado Motinha (José de Abreu) cai num buraco e vai parar no Japão. Segundo o autor Aguinaldo Silva, a cena teve tanta repercussão junto ao público que, ao sair às ruas à época da novela, ele presenciou várias pessoas comentando o tema.

Cena em que a juíza Mirandinha (Betty Faria) revela a identidade do “Cadeirudo”: é a beata Lurdes Maria (Sônia de Paula), que não queria ver as mulheres da cidade passeando à noite por Greenville, tratando de assustá-las.

Cena em que a juíza Mirandinha (Betty Faria) revela a identidade do “Cadeirudo”: é a beata Lurdes Maria (Sônia de Paula), que não queria ver as mulheres da cidade passeando à noite por Greenville, tratando de assustá-las.

CADEIRUDO

Greenville é assombrada pelo Cadeirudo, figura misteriosa, com andar peculiar que ataca as mulheres nas noites de lua cheia. No final da trama, depois de muito suspense, é revelada sua identidade: Lurdes Maria (Sônia de Paula), uma das mais ferrenhas beatas da cidade, que, junto com Altiva (Eva Wilma), dedicava-se a infernizar a vida de Zenilda (Renata Sorrah) e das meninas da Casa de Campo. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)