EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a novela A Indomada com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
A história se passa na fictícia Greenville, cidade do litoral do Nordeste ocupada pelos ingleses no século XIX para a construção da ferrovia Great Western Railway, e onde costumes britânicos e nordestinos se misturam. Já adulta, Lúcia Helena (Adriana Esteves) volta à pequena cidade de Greenville, de onde saiu adolescente para estudar na Europa. Ela espera tomar posse da fortuna da família Mendonça e Albuquerque, que o seu tio Pedro Afonso (Cláudio Marzo) perdeu numa mesa de jogo para o então forasteiro Teobaldo Faruk (José Mayer). No passado, Eulália (Adriana Esteves) tivera um romance proibido com o cortador de cana Zé Leandro (Carlos Alberto Ricelli) e desse amor nasceu Helena. Eulália e Zé Leandro morrem, deixando-na órfã. Teobaldo, então, promete a fortuna à Helena, quando ela atingir a maioridade e retornar ao Brasil. De volta a Greenville, Helena enfrenta as armações de sua tia, a ambiciosa Maria Altiva (Eva Wilma), mulher de Pedro Afonso, que nunca perdoou Teobaldo Faruk por ele ter se apossado dos bens da família e doá-los à sua sobrinha. Altiva encontra no deputado Pitágoras Mackenzie (Ary Fontoura), um político corrupto, o parceiro ideal para seus golpes. Em nome da moral e dos bons costumes, ela persegue a alegre Zenilda (Renata Sorrah) e suas meninas, mas nem desconfia que Pedro Afonso é frequentador da Casa de Campo, de propriedade de Zenilda. A atenção dos moradores de Greenville se volta para a luta entre Altiva e Helena, ainda mais acirrada quando Teobaldo Faruk se apaixona pela moça, incrivelmente parecida com sua falecida mãe.
Autoria: Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares | Colaboradores: Nelson Nadotti, Marcia Prates e Maria Elisa Berredo | Direção de núcleo: Paulo Ubiratan | Direção Geral: Paulo Ubiratan | Direção: Luiz Henrique Rios, Marcos Paulo, Paulo Ubiratan, Roberto Naar | Período de exibição: 17/02/1997 – 11/10/1997 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 203
PERSONAGENS
CURIOSIDADES
TRAMAS PARALELAS
TRILHA SONORA
GALERIA DE VÍDEOS
Pedro Afonso (Cláudio Marzo) proíbe o romance de Eulália (Adriana Esteves) e Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli).
Vídeo produzido pelo Memória Globo com cenas dos personagens de “A Indomada” usando expressões em inglês.
Cena em que o delegado Motinha (José de Abreu) surpreende a todos, surgindo no meio da missa rezada em homenagem ao seu desaparecimento. Ele veio diretamente do Japão, aonde foi parar depois de cair num buraco, e trouxe sua esposa japonesa, Mishiko (Cristie Miyamoto).
Cena final de Emanoel (Selton Mello), que vira um anjo. Com Grampola (Karla Muga) e Veneranda (Amélia Bittencourt).
Cena em que a juíza Mirandinha (Betty Faria) revela a identidade do “Cadeirudo”: é a beata Lurdes Maria (Sônia de Paula), que não queria ver as mulheres da cidade passeando à noite por Greenville, tratando de assustá-las.
Cena em que Pitágoras (Ary Fontoura) é preso por assassinar seu capanga. Com Altiva (Eva Wilma), Mirandinha (Betty Faria), delegado Motinha (José de Abreu) e Teobaldo (José Mayer).
Cena final de Altiva (Eva Wilma).
Cena final da novela.
FONTES: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Aguinaldo Silva (01/08/2000), Betty Faria (11/05/2001), Cláudio Marzo (06/07/2000), Eva Wilma (11/05/2001), José Mayer (10/06/2002), Pedro Paulo Rangel (12/06/2002) e Renata Sorrah (20/03/2002); Boletim Especial de Programação da Rede Globo, 02/1997; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008.
TRAMA PRINCIPAL
CENOGRAFIA E ARTE
PERSONAGENS
CURIOSIDADES
TRAMAS PARALELAS
TRILHA SONORA