Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes) se conhecem na faculdade de Direito e estão noivos, mas têm visões diferentes do amor. Ele está prestes a assumir um alto cargo em uma indústria de alimentos, quando a moça termina a relação por ter medo de ser trocada pelo trabalho do noivo. A decepção de Bibi dura até ela encontrar o garçom e estudante Rubinho (Emílio Dantas) e ser flagrada por Caio com a nova paixão. Decepcionado, o executivo decide ir para os Estados Unidos.
Quinze anos depois, Caio volta para o Brasil e reencontra Bibi na mesma universidade onde se conheceram. Ele assume o cargo de professor na instituição. Ela não se formou, tem um filho com Rubinho, e as dificuldades financeiras a enveredam para o mundo do crime. Ao se envolver com Jeiza (Paolla Oliveira), policial e inimiga de Bibi, a vida de Caio volta a cruzar com a da ex-noiva.
Bibi e Caio se reencontram
Empresa familiar
Eugênio (Dan Stulbach) vive na fictícia cidade de Parazinho, no Pará, e comanda o embarque de castanha para o Rio de Janeiro, acompanhado do filho Ruy (João Gabriel Cardoso/Fiuk) e do primo Caio (Rodrigo Lombardi). Desde a morte precoce do pai, ele compartilha a direção da indústria de alimentos com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas seu sonho é atuar como advogado e passar a administração da C. Garcia para o primo.
Em uma de suas viagens para encontrar fornecedor, Eugênio vai para o Acre com o filho e enfrenta uma tempestade que atinge o barco onde eles estavam. Ruy cai no rio e Zeca (Xande Valois/Marco Pigossi), um garoto da região, tenta salvá-lo, mas os dois são levados pela correnteza. Eugênio entra em pânico e Abel (Tonico Pereira), pai de Zeca, também fica aflito com o sumiço dos meninos.
A Força do Querer: Ruy cai no rio durante a travessia de barco, e Eugênio se desespera
Ruy e Zeca são encontrados por um índio da tribo Ashaninka (Benki Piyãko), que vive na floresta amazônica. O indígena quebra um colar em dois pedaços, entrega cada parte para um deles e faz o alerta para terem cuidado com o que “brotar das águas”. Sem saber o nome um do outro, os garotos guardam o colar e encontram suas famílias. De volta ao Rio, Eugênio descobre que Caio terminou o noivado e foi morar nos Estados Unidos.
Quinze anos depois, Eugênio (Dan Stulbach) decide montar o escritório de advocacia e passa o comando da C. Garcia para o filho Ruy (Fiuk). Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eurico (Humberto Martins), mulher e irmão do empresário, não concordam com a decisão, o que não impede Eugênio de seguir adiante. Ao elaborar o projeto da nova sala, ele conhece Irene (Débora Falabella), arquiteta indicada pela cunhada Silvana (Lília Cabral) para reformar o espaço. Ambiciosa e manipuladora, Irene seduz o marido de Joyce e ele pede a separação, mas reata o casamento em função dos conflitos da filha caçula Ivana (Carol Duarte), que deseja trocar de sexo.
Eurico também enfrenta problemas no casamento com Silvana. Os dois se amam, mas ela é viciada em jogo de cartas e vive situações arriscadas. Dita (Karla Karenina) é empregada da família e cúmplice da patroa.
Silvana aposta tudo que tem na mesa de jogo
Encanto da Sereia
Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk) voltam a se encontrar nas águas da fictícia Parazinho, no interior do Pará. Zeca é caminhoneiro e se mudou para a cidade com o pai, Abel (Tonico Pereira), depois do acidente no rio, e Ruy vai à cidade em viagem de negócios com Eugênio (Dan Stulbach). Ambos se encantam com a beleza de Ritinha (Isis Valverde), namorada de Zeca.
O noivado com Cibele (Bruna Linzmeyer) não impede Ruy de se aproximar de Ritinha e afastar Zeca da namorada. O empresário contrata o trabalho do caminhoneiro para uma entrega no Rio de Janeiro e ao voltar da viagem, Zeca lida com as fofocas de traição e o novo emprego de Ritinha em Belém: o sereismo. Mesmo assim, ele decide se casar com a moça.
De volta a Parazinho, Ruy procura pela moça e a encontra em sua festa de casamento. Ao notar a presença de Zeca, a jovem entra em pânico e decide fugir com o empresário em um barco. Descontrolado, Zeca atira e acerta um barqueiro. Para pagar as despesas médicas da vítima, ele vende o caminhão e decide se mudar com o pai para a casa da tia Nazaré (Luci Pereira), em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
Durante a festa de seu casamento com Zeca (Marco Pigossi), Ritinha (Isis Valverde) foge com Ruy (Fiuk). Transtornado, Zeca atira., acerta um barqueiro e lembra da profecia do índio.
No Rio, Ruy recebe o apoio do amigo Amaro (Pedro Nercessian), que cede uma casa para abrigar Ritinha. Arrependido, o empresário tenta mandar a jovem para o Pará, mas ela revela que está grávida. A notícia também abala Cibele (Bruna Linzmeyer), que descobre a traição do noivo.
Em Niterói, Zeca conhece Jeiza (Paolla Oliveira), policial e lutadora de MMA. Os dois são vizinhos e, apesar de serem de universos diferentes, começam a namorar.
Bibi Perigosa
Depois de passar 15 anos nos Estados Unidos, Caio (Rodrigo Lombardi) volta para o Brasil e é recebido pela irmã Heleninha (Totia Meireles) e pelo cunhado Junqueira (João Camargo). Eurico (Humberto Martins) é hostil com o primo, mas Eugênio (Dan Stulbach) o admira.
Após reencontrar Bibi (Juliana Paes), na mesma faculdade de Direito onde eles se conheceram e ele será professor, Caio fica preocupado com a situação financeira da ex-noiva. Ele foi informado por Aurora (Elizangela), mãe de Bibi, que a família seria despejada e empresta um imóvel para ela morar com a filha e o neto, sem que ninguém saiba.
Caio admite que ficou balançado ao encontrar Bibi
A vida de Bibi e da família parece melhorar. Ela retoma os estudos, Rubinho consegue emprego em um bar e também volta a estudar. Mas os apelos do dinheiro fácil falam mais alto, ele se torna traficante e arrasta a mulher para o mundo do crime. Surge a Bibi Perigosa.
Até a reviravolta de Bibi na trama, a personagem não havia se arrependido de ter terminado o noivado com Caio para ficar com Rubinho, com quem teve o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Apesar da crise financeira e de 15 anos de união, o casal mantém uma intensa relação amorosa. A união começa a mudar quando o garçom vira traficante e é preso pela major Jeiza (Paolla Oliveira).
Rubinho assume comando do morro
Além de ficar ao lado do marido, Bibi se envolve com o tráfico de drogas e passa a contar com a ajuda do chefe do fictício Morro Azul, Sabiá (Jonathan Azevedo). Com o tempo, Rubinho conquista poder na comunidade e Bibi, encantada pela vida luxuosa, troca o trabalho do salão de beleza para ser primeira-dama do tráfico.
Os conflitos entre Bibi (Juliana Paes) e Jeiza (Paolla Oliveira) crescem quando Rubinho (Emilio Dantas) cruza o caminho da policial. Noiva de Zeca (Marco Pigossi), a loira também lida com problemas no relacionamento. O caminhoneiro foi casado com Ritinha (Isis Valverde) que, apesar de ser mulher de Ruy (Fiuk), sente ciúmes do ex namorado.
Ao contrário do que todos pensam, o filho da “sereia” também é de Zeca. O bebê nasceu no meio de um tiroteio quando a mãe ficou presa no engarrafamento, entrou em trabalho de parte e contou com a ajuda de Jeiza. Desconfiada, a policial questiona o relacionamento de Zeca com a ex namorada e termina a relação com ele quando descobre que foi traída.
Jeiza faz o parto de Ritinha
Em pouco tempo, a policial começa a namorar Caio (Rodrigo Lombardi), com quem já havia se encontrado em uma audiência de Bibi e Rubinho. O advogado havia defendido o marido da ex namorada, até descobrir o envolvimento dele com o tráfico. Agora, a dupla luta para colocar Rubinho na cadeia.
Final da história
Ao descobrir que Zeca (Marco Pigossi) é o pai do filho de Ritinha (Isis Valverde), Ruy (Fiuk) fica desnorteado e atira no caminhoneiro. Zeca sobrevive e, apesar de todos os problemas com a ex-noiva, ele decide não incriminar a mãe de seu filho por bigamia. Apesar de gostar de Zeca e Ruy, Ritinha não quer compromisso com nenhum dos dois e foge para o Pará com o filho. O sumiço da “sereia” une os dois rapazes que terminam com as desavenças e se unem em busca da criança.
Enquanto isso, Bibi (Juliana Paes) descobre que foi traída por Rubinho (Emilio Dantas). Com o apoio da mãe, Aurora (Elizangela), decide pagar pelos crimes cometidos e se separa do bandido, que foi preso em uma operação policial. Na cadeia, a ex-primeira-dama do tráfico escreve um diário. Rubinho consegue escapar, mas é morto durante uma briga de facções criminosas.
Bibi é presa e pede perdão a Caio
Jeiza (Paolla Oliveira) e Caio (Rodrigo Lombardi) comemoram o desfecho dos traficantes, no entanto, a vida deles toma um rumo inesperado. Jeiza consegue uma vaga na disputa pelo cinturão do UFC, em Las Vegas, e Caio é aprovado em um curso de segurança de dois anos em Israel. A policial não aceita viajar com o advogado para realizar o sonho de ser lutadora e os dois terminam o relacionamento.
Em Las Vegas, Jeiza reencontra Zeca. O caminhoneiro está com Ruy em busca de Ritinha, que faz sucesso como “ sereia” em um aquário na cidade norte-americana. Zeca assiste a vitória da loira e os dois reatam. O tempo passa, eles casam e têm dois filhos. Bibi deixa a cadeia, volta a estudar e lança o livro “Perigosa”. Caio volta para o Brasil, reencontra uma nova Bibi e os dois terminam juntos.
Bibi e Caio se reencontram