A atração, exibida na faixa de programação Sexta Super, também fazia um retrato da vida brasileira, tão bem representada nas letras e músicas de vários sambas.
Apresentação: Mário Lago; Texto: Sérgio Cabral e Lafayette Galvão; Direção: Walter Lacet; Supervisão geral: Augusto César Vannucci; Data de exibição: 23/04/1976; Horário: 21h
SINOPSE
O musical reuniu nomes consagrados do passado e jovens talentos da época, montando um painel com os grandes momentos do samba até então. Além de apresentar os cantores e convidados, Mário Lago fez pequenas entrevistas com músicos responsáveis não só pelos sucessos mas também pelo status do samba na época, como Mano Décio da Viola e Herivelto Martins.Ao abrir o programa, Mário Lago esclareceu algumas dúvidas sobre a história do samba. Depois recebeu Ismael Silva, um dos fundadores da primeira escola de samba, a Deixa Falar. Juntos, recordaram a década de 1930.
Em seguida, o musical dedicou alguns minutos ao Carnaval. Alguns sambas de enredo que se consagraram na década de 1970 foram lembrados por Cartola e Mano Décio da Viola.Samba Ano 60 ainda contou com a participação de Martinho da Vila, que explicou como o samba ressurgiu depois do declínio do ritmo no final da década de 1960.Por fim, o apresentador levou ao palco, para uma homenagem, o compositor Herivelto Martins, que inovou ao inserir o apito nas gravações de sambas.
PRODUÇÃO
O especial foi gravado na Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo como convidados estudantes e universitários que puderam dançar enquanto acompanhavam o show.
Fonte: Boletim de Programação da Rede Globo número 171.