Abertura do programa Por Toda Minha Vida – Renato Russo (2007).
Renato Manfredini Júnior nasce em 1960 em uma família carioca de classe média, morando na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Aos seis anos de idade, seu pai é transferido para Nova York e leva a esposa e os filhos. Nos EUA, Renato aprende inglês e convive com a cultura norte-americana.
Em 1973, a família se muda para Brasília, onde o garoto sofre dificuldades para se adaptar. Na adolescência, desenvolve epifisiólise, uma rara doença que afeta o osso da coxa. Fica mais de um ano sem poder andar normalmente, sentindo fortes dores e sendo submetido a várias cirurgias. Ao recuperar-se, monta a banda punk Aborto Elétrico, que se dissolve em pouco tempo por causa das brigas de Renato com os outros integrantes.
Edição do trecho do programa que trata do surgimento da primeira banda de Renato Russo (interpretado por Bruce Gomlevsky), Aborto Elétrico, com depoimentos de Felipe e Flávio Lemos, ex-integrantes, e da irmã da cantor.
Com 18 anos, Renato já tem consciência de sua bissexualidade e a assume para a mãe. Na mesma época, forma junto com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos a banda Legião Urbana, que seria veículo de seu sucesso nacional. Mais tarde, Renato descobre que é portador do vírus da Aids. Nos anos 1990, começa uma carreira solo em que parte em busca das origens da família, na Itália. Renato compõe e grava músicas em italiano, mas sua saúde fica debilitada pela doença, até que morre no Rio de Janeiro em 1996.
Trecho do programa que trata da tentativa de suicídio do cantor (interpretado por Bruce Gomlevsky), do surgimento da canção “Índios”, e da encenação do dia em que Renato assumiu sua bissexualidade para a mãe, Maria do Carmo Manfredini. Com depoimento de Marcelo Bonfá e da irmã da cantor.
PRODUÇÃO
Trecho do programa que trata da descoberta da Aids por Renato Russo (interpretado por Bruce Gomlevsky), com depoimentos da amiga Denise Bandeira e de parceiros de trabalho do cantor.
A narrativa do especial foi organizada sob uma estrutura inspirada nas quatro estações do ano, com a primavera representando a infância e a adolescência de Renato Russo; o verão, a vida adulta e o auge da carreira; o outono, sua fase solo; até o inverno, quando o cantor sofre com a doença e a morte. Embora apareça no início do segmento dramatizado, o nome As Quatro Estações não foi considerado como título alternativo do episódio.
Edição do trecho final do programa, com depoimento do filho de Renato Russo (interpretado por Bruce Gomlevsky), Giuliano Manfredini, e da amiga do cantor, Denise Bandeira, que lê um trecho da letra de “Perfeição”.
Bruce Gomlevsky interpretava o cantor e compositor no teatro há quase um ano quando foi convidado para viver o mesmo papel no programa.
O segmento documental incluiu depoimentos de Denise Bandeira, Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro Preto, Philippe Seabra, Arthur Dapieve, Fê Lemos e Flávio Lemos, e de Maria do Carmo, mãe de Renato, e Giuliano Manfredini, filho do cantor.
O programa foi gravado em locações na Ilha do Governador e na casa de espetáculos Circo Voador, no Rio de Janeiro; e também em Brasília.
Entre as músicas compostas e interpretadas por Renato Russo apresentadas no programa estavam Índios, Faroeste Caboclo, Ainda é Cedo, Pais e Filhos, Strani Amore e Perfeição.
FICHA TÉCNICA
Elenco
Alex Brasil – Negrete
Amilton Monteiro – Renato Manfredini
Bruce Gomlevsky – Renato Russo
Bruno Autran – Flávio Lemos
João Nunes – Renato Russo criança
Pedro Struchiner – Fê Lemos
Pierre Baitelli – André Pretorius
Rafael Rocha – Marcelo Bonfá
Ricardo Gadelha – Dado Villa-Lobos
Vânia de Brito – Maria do Carmo Manfredini
Vinicius Rodrigues – Renato Russo (adolescente)
Equipe
Roteiro: Flávio de Campos, Maria Camargo
Redação final: George Moura
Direção-geral: Ricardo Waddington
Direção de produção: Alexandre Ishikawa
Pesquisa: Julia Schnoor
Reportagem: Sílvio Essinger
Imagens: Arquivo Renato Freitas, Arquivo Guti, Helena Woortmann, EMI Music
Fotos: Agência O Globo, Agência Estado, CPDOC JB, Conteúdo Expresso, Abril Imagem, FolhaPress, Arquivo da Mídia, Arquivo Edilamar Santangelo, Arquivo Fê Lemos, Arquivo Ricardo Junqueira, Arquivo Edgar Cesar, Arquivo Ivaldo Cavalcanti, Arquivo Mila Petrillo
Cenografia: Mônica Aurenção
Figurino: Paula Abud
Direção de iluminação: Salim Almeida Sobrinho
Direção de fotografia: Elton Menezes
Direção de arte: Mario Monteiro
Produção de arte: José Artur Camacho
Produção de elenco: Esperança Motta
Caracterização: Alê de Souza, Socorro Baptista
Produção musical: Rodolpho Rebuzzi
Direção musical: Mariozinho Rocha
Edição: Juliana Neves; Sonoplastia: Nelson Zeitoune, Haroldo Sá; Efeitos visuais: Renato Freitas; Efeitos especiais: James Rothman; Animação: Higor Mattos; Videografismo: Radiográfico; Câmeras: Edson Carvalho, Carlo Rogers, Fabio Serfaty; Continuidade: Dalva Assumpção; Assistente de direção: Thiago Teitelroit; Produção de engenharia: Marcelo Fernandes; Gerência de produção: Maristella Velloso