Por Memória Globo

Acervo/Globo

Especial em homenagem às mulheres exibido na faixa de programação Sexta Super. O foco principal era a presença feminina em nossa música.

Apresentação: Regina Duarte | Texto: Euclydes Marinho e Luiz Carlos Maciel | Criação e direção: Daniel Filho | Produção e direção musical: Guto Graça Mello | Data de exibição: 19/10/1979 | Horário: 21h

O programa contou com a participação da atriz Narjara Turetta, que interpretava Elisa, a filha de Malu, personagem de Regina Duarte no seriado 'Malu Mulher' (1979).

A apresentação do musical ficou a cargo da atriz Regina Duarte.

A apresentação do musical ficou a cargo da atriz Regina Duarte.

Maria Bethânia em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Regina Duarte em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Zezé Motta em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

As cantoras Simone e Gal Costa dão entrevista ao diretor do musical, Daniel Filho. Na sequência, Gal Costa canta 'Paula e Bebeto', de Milton Nascimento.

As cantoras Simone e Gal Costa dão entrevista ao diretor do musical, Daniel Filho. Na sequência, Gal Costa canta 'Paula e Bebeto', de Milton Nascimento.

Gal Costa em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/GlobO

Sinopse

Regina Duarte e as cantoras Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa, Joanna, Maria Bethânia, Marina, Rita Lee, Simone, Zezé Motta e as integrantes do Quarteto em Cy cantam juntas 'Cantoras do Rádio', de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro.

Regina Duarte e as cantoras Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa, Joanna, Maria Bethânia, Marina, Rita Lee, Simone, Zezé Motta e as integrantes do Quarteto em Cy cantam juntas 'Cantoras do Rádio', de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro.

As cantoras Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa, Joanna, Maria Bethânia, Marina, Rita Lee, Simone, Zezé Motta e as integrantes do Quarteto em Cy participaram do especial que, entre os números musicais, apresentou 'Álibi', cantado por Maria Bethânia; 'Paula e Bebeto', por Gal Costa; 'O Bêbado e a Equilibrista', interpretado por Elis Regina; e 'Mania de Você', na voz de Rita Lee. Ao final do programa, Regina Duarte e todas as intérpretes cantaram juntas a música 'Cantoras do Rádio', de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro, sucesso na Rádio Nacional na década de 1940.

Joana em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Fafá de Belém e Rita Lee em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Simone e Elis Regina em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Curiosidades

O programa surgiu como decorrência do sucesso de 'Malu Mulher' (1979), seriado protagonizado por Regina Duarte, que abordava a situação feminina na sociedade brasileira naquele momento. O especial foi exibido na Suécia em 1980, ano em que a emissora sueca Canal 2 comprou o seriado 'Malu Mulher'. Daniel Filho dirigiu, em 1990, outro programa em homenagem às mulheres, chamado 'Mulher 90'.

Marina em 'Mulher 80', 1979. — Foto: Nelson Di Rago/Globo.

Quarteto em Cy em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Angela Rô Rô e Marília em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Produção

'Mulher 80' teve cenários de Mário Monteiro e iluminação de Peter Gasper. As entrevistas foram feitas pelo criador e diretor do programa, Daniel Filho.

Daniel Filho e Quarteto em Cy em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Regina Duarte e Daniel Filho em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Zezé Motta e Guto Graça Mello em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Rita Lee e Daniel Filho em 'Mulher 80', 1979 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por: Daniel Filho (19/07/2000); Boletim de Programação da Rede Globo número 353; “Mulher 80 – Na música brasileira, enfim, a afirmação feminina” In: O Globo, 19/10/1979; LINS DE ALBUQUERQUE, João.“Três milhões de suecos assistem a Malu Mulher e Mulher 80” In: O Globo, 05/03/1980.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)