Por Memória Globo

Acervo/Globo

Musical exibido na última sexta-feira de cada mês, como parte da faixa de programação Sexta Super.  Ao todo, foram produzidos cinco programas, mantendo sempre um tom descontraído e informal, o que fazia da gravação uma espécie de ponto de encontro de músicos.

Noel Rosa em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Apresentação: Oswaldo Sargentelli (primeiro programa); Adelzon Alves e Grande Otelo (segundo programa); Marlene (a partir do terceiro programa) | Direção: Carlos Alberto Loffler e Wilson Rezende | Produção: Cícero Araújo | Período de exibição: 29/07/1977 – 23/12/1977 | Horário: sextas-feiras, às 21h

Abertura do programa Levanta a Poeira (1977).

Abertura do programa Levanta a Poeira (1977).

SINOPSE

Maestro Guio de Moraes e Marlene em Levanta a Poeira, 1977. Globo. — Foto: Acervo/Globo

Uma das propostas de Levanta a Poeira era mostrar não só os nomes já consagrados da MPB, mas também músicos que ainda não tinham reconhecimento popular. O programa era formado por vários números musicais, mas com estilo e formato diferentes da tradicional estrutura “palco e plateia” de outros musicais – o primeiro, por exemplo, foi gravado na quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Passaram pelo programa Adoniran Barbosa, Alcione, Billy Blanco, Cartola, Emilinha Borba, Grande Otelo, João Nogueira, Mário Lago, Martinho da Vila, Sylvio Caldas, Toquinho e Vinicius de Moraes, entre outros.

CURIOSIDADE

Em 1977, a gravadora Som Livre lançou um disco com diversas músicas apresentadas no programa.

Dorival Caymmi e Sivuca em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Oswaldo Sargentelli em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Jackson do Pandeiro em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Nelson Cavaquinho em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Altamiro Carrilho e Abel Ferreira em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Elizeth Cardoso e Grande Otelo em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Acervo/Globo

Waldir Azevedo em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Xangô da Mangueira, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Martinho da Vila e Mano Décio em Levanta a Poeira, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo números 237, 241, 258; “A poeira não levantou no vídeo. E no disco, levantará?” In: Ultima Hora, 28/11/1977; “Agora a Globo é mais Brasil” In: AMI, 25/05/1977.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)