Por Memória Globo


Abertura do programa Leitura nas Férias (1998).

Abertura do programa Leitura nas Férias (1998).

A campanha foi uma das iniciativas do projeto Brasil 500, e contou com chamadas veiculadas durante a semana anterior à exibição do especial, nas quais a apresentadora Angélica falava sobre a importância da leitura para o aprendizado e divulgava os locais onde estavam instalados os postos de coleta, espalhados por diversas cidades do país.

Direção: J.B. de Oliveira (Boninho) e Carlos Magalhães | Data de exibição: 19/12/1998 | Horário: 16h

SINOPSE

O programa mostrou imagens de um show apresentado por Angélica, gravado na casa de espetáculos Metropolitan (Citibank Hall a partir de 2008), no Rio de Janeiro, com a participação dos grupos musicais Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Molejo, Terrasamba, Cheiro de Amor e da dupla Claudinho e Buchecha, além de números musicais com a própria apresentadora. Foram exibidas, ainda, diversas provas de competição esportiva tendo o livro como tema: corrida de kart, natação, corrida rústica e gincana. Todas as provas foram disputadas por artistas da emissora, como, por exemplo, a “Corrida do livro”, realizada num shopping da Zona Norte do Rio de Janeiro, e que contou com a participação dos atores Luka Ribeiro, Rodrigo Faro, Luigi Baricelli, Bruno de Lucca, Thierry Figueira e Oscar Magrini. Durante a exibição de Leitura nas Férias foram apresentados flashes ao vivo de Angélica nos diversos postos de arrecadação instalados para receber as doações.

CURIOSIDADES

A campanha foi idealizada a partir de dados levantados por uma pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro que apontou a falta de leitura como um dos principais fatores para a má qualidade do ensino no país.

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/1998; Balanço Social da Rede Globo – 1998; Boletim Brasil – Amigos da Escola, 03/2000; 04/2000; FERNANDES, Lílian. “Angélica é a madrinha da campanha Leitura nas Férias, da Rede Globo” In: O Globo, 16/12/1998; site do projeto Brasil 500.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)