Por Memória Globo

Acervo/Globo

Fama Especial de Final de Ano foi um dos programas que a TV Globo levou ao ar, para todo o Brasil, na noite de 31 de dezembro de 2002, para comemorar o réveillon. As atrações musicais que dividiram o palco com os cantores do Fama (2002) e Fama Bis (2002) foram Leonardo, Jair Rodrigues, Elba Ramalho, RPM, Ivan Lins, Jorge Vercillo e Cidade Negra, entre outros. 

O especial abre com uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que faria cem anos em 2002. Na sequência, Vanessa Jackson e Marcus Vinícius, vencedores da primeira e segunda edição do reality Fama, cantam “Festa”. Apresentação de Toni Garrido e Angélica.

O especial abre com uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que faria cem anos em 2002. Na sequência, Vanessa Jackson e Marcus Vinícius, vencedores da primeira e segunda edição do reality Fama, cantam “Festa”. Apresentação de Toni Garrido e Angélica.

SINOPSE

O show de Fama Especial de Fim de Ano, apresentado por Angélica e Toni Garrido, foi gravado num palco flutuante no lago da Academia Fama. Os maestros Roger Henri, Paulo Henrique Castanheira e Sérgio Saraceni prepararam novos arranjos para as músicas dos seis medleys. Além de participar ao lado de cantores conhecidos, na parte do show intitulada Encontros, os novos cantores revelados em Fama (2002) e Fama Bis (2002) também apresentaram solos de suas músicas de trabalho ou de músicas que os destacaram enquanto estiveram nos programas. Vanessa Jackson e Marcus Vinícius abriram o show cantando Festa, sucesso de Ivete Sangalo.

O show terminou com É Preciso Saber Viver, de Roberto Carlos, nas vozes de Nalanda, David Fantazzini, Adelmo Casé, Ana Luiza, Tonny Francis, João Batista, Fael Mondego e Andrea Marquee.

O encerramento do show contou com um espetáculo de fogos de artifício, colocados dentro do lago, enquanto os apresentadores, cantores e convidados, todos vestidos com roupas em branco e prata, fizeram a contagem regressiva, culminando na transmissão da tradicional queima de fogos da praia de Copacabana.

PRODUÇÃO

Os artistas participantes do Fama Especial de Fim de Ano, que reuniu os integrantes das duas primeiras edições de Fama (2002), apresentaram-se em um palco de 374 metros quadrados, montado no meio do lago da Academia Fama, e o público acompanhou o show do gramado. Promoções nos jornais O Globo e Extra, nas rádios do Sistema Globo de Rádio, no canal de TV por assinatura Multishow e em sites da Globo.com distribuíram cinco mil convites ao público para a gravação do show.O especial teve arranjos de Roger Henri, Paulo Henrique Castanheira e Sérgio Sarraceni, edição deJoão Schiller, cenografia de José Cláudio Ferreira e iluminação de Césio Lima.

FICHA TÉCNICA

Apresentação: Angélica e Toni Garrido | Roteiro: Flávio Marinho e Bernardo Vilhena | Direção geral: Mário Meirelles | Direção de produção: Aluizio Augusto | Núcleo: Luiz Gleiser | Data de exibição: 31/12/2002 | Horário: 22h

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo,13/12/2002; Acervo/Globo; Sites: www.fama.globo.com; www.wikipedia.org, acessados em 04/2008.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)