Gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, Elba Ramalho – Coração Brasileiro incluiu em seu repertório músicas como Canção da Despedida, de Geraldo Azevedo e Geraldo Vandré, e Banquete de Signos, de Zé Ramalho.
Texto: Maria Carmem Barbosa e Luiz Carlos Maciel; Produção musical: Sérgio Carvalho; Direção musical: Luiz Avellar; Direção: Luiz Haroldo e Macedo Miranda Filho; Direção de produção: Ítalo Granato; Data de exibição: 02/12/1983; Horário: 21h20
Curiosidade: O outro especial musical dedicado a Elba Ramalho na TV Globo foi Elba Especial, exibido em 1988. Anteriormente, em 1982, a cantora já havia estrelado com o pernambucano Alceu Valença uma das edições do programa Especial MPB, intitulada Respeitável Público.
Abertura do programa Elba Ramalho – Coração Brasileiro (1983).
Elba Ramalho em Elba Ramalho – Coração Brasileiro, 1983. Globo.
Elba Ramalho e Alceu Valença em Elba Ramalho – Coração Brasileiro, 1983. Nelson Di Rago/Globo.
Elba Ramalho em Elba Ramalho – Coração Brasileiro, 1983. Globo.
Elba Ramalho canta “Banho de Cheiro” em seu especial de fim de ano. 02/12/1983
SINOPSE
Entre os críticos e jornalistas que deram seus depoimentos no programa estavam Maria Helena Dutra, Tárik de Souza, Ana Maria Bahiana, Artur Xexéo e Bráulio Tavares.
O talento dramático de Elba Ramalho foi explorado em números musicais como Tango do Bordel, de Kurt Weill, com versão de Cacá Rosset, em que Elba contracenou com o ator Marco Nanini.
O especial transformou-se num grande baile nordestino quando a cantora abriu espaço aos baiões, xaxados e outros ritmos de sua região natal. O forró tomou conta do show com as músicas No Som da Sanfona, de Jackson do Pandeiro e Kaká do Asfalto, e Forró na Gafieira, de Silvério Pessoa, que transformou o palco numa gafieira, com a participação de dançarinos da casa de espetáculos carioca Asa Branca e do balé da Globo.
Elba Ramalho conta seu sucesso “Bate Coração”. 02/12/1983
Elba Ramalho conta ao público que começou no teatro e encena um trecho de Tango de Bordel, com Marco Nanini. 02/12/1983
PRODUÇÃO
No momento do sucesso Bate Coração, de autoria de Cecéu, corações moldados em lâmpadas de néon tomaram conta do cenário do especial, piscando no compasso da música.A cenografia foi assinada por Mauro Monteiro e os figurinos ficaram a cargo de Chico Spinoza.A direção de áudio foi de Antonio Faya e a iluminação, de Peter Gasper e Jorge Luís Queiroz.
Fonte: Boletim de Programação da Rede Globo número 568.