Exibido na faixa de programação Sexta Super. Earth, Wind & Fire Especial começou com a canção That’s the Way of the World, sucesso do grupo em 1975 e que acompanhou a abertura do programa, mostrando tomadas aéreas do Rio de Janeiro e o passeio da banda desde o hotel onde estava hospedada, em São Conrado, até o Iate Clube, na entrada da Urca, de onde os astros saíram para navegar na Baía de Guanabara. Em seguida, a ação transferiu-se para o estádio do Maracanãzinho, com os principais momentos das apresentações do grupo.
Direção: Aloysio Legey e Paulo Netto | Direção de externas: José Mário Pereira | Supervisão geral: Walter Lacet | Data de exibição: 05/12/1980 | Horário: 21h15
Uma das grandes atrações foi a música Realce, de Gilberto Gil, cantada num português bastante claro pelo percussionista da banda, Ralph Johnson.
PRODUÇÃO
Bombas de fumaça colorida, fogos de artifício, sirenes e luzes piscando faziam parte do cenário do show, que teve duração de duas horas. Os efeitos especiais do espetáculo foram criados pelo ilusionista norte-americano David Copperfield.Earth, Wind & Fire Especial teve supervisão técnica de Celso Araújo e Pagliarin. As imagens captadas no Maracanãzinho foram posteriormente editadas por computador, tecnologia de uso então recente no Brasil.O áudio do programa foi gravado numa mesa de edição trazida pelo próprio grupo e especialmente preparada para permitir a gravação do show ao vivo, em 24 canais e estéreo, simultaneamente, sem interferir no som transmitido para o público.
A produção executiva do especial foi de Hilton Gomes.
FONTE
Boletim de Programação da Rede Globo número 413. |