Por Memória Globo

Acervo/Globo

Musical apresentado pelos bonecos Muquirana Jones e Edgar Ganta, desenvolvidos pelo grupo de teatro de bonecos Cem Modos, de Porto Alegre. 'Clip Clip' marcou a estreia de J.B. de Oliveira, o Boninho, como diretor na Globo.

Roteiro: Álvaro Morgado, Ronaldo Santos e Charles Peixoto | Direção: J.B. de Oliveira (Boninho) e Alexandre Braz | Direção geral: J.B. de Oliveira (Boninho) | Período de exibição: 16/09/1984 – 14/03/1987 | Periodicidade: semanal (domingos; sábados) | Horário: 12h45; 14h30

Abertura do programa Clip Clip.

Abertura do programa Clip Clip.

SINOPSE

O programa tinha uma hora de duração e levava ao ar uma média de dez números musicais por edição. Na primeira delas, foi exibido com exclusividade mundial um trecho inédito do show do cantor Michael Jackson em uma turnê pelos Estados Unidos.

O primeiro programa exibiu com exclusividade um trecho inédito do show do cantor Michael Jackson em uma turnê pelos Estados Unidos. 16/09/1984.

O primeiro programa exibiu com exclusividade um trecho inédito do show do cantor Michael Jackson em uma turnê pelos Estados Unidos. 16/09/1984.

PRODUÇÃO

A utilização de bonecos no programa 'Clip Clip' foi uma forma de explorar uma nova linguagem visual, ousando nas possibilidades de edição das imagens. Na primeira edição, por exemplo, as criaturas apareceram conversando com Michael Jackson. Com efeitos produzidos por chroma key (recurso eletrônico pelo qual uma imagem pode ser inserida sobre outra, criando a impressão de primeiro plano e fundo), os bonecos podiam invadir os clipes.

Edgar Ganta em Clip Clip, 1984 — Foto: Acervo/Globo

Também foi criado um cenário de história em quadrinhos, assinado por Mauro Monteiro, no qual eram inseridos os bonecos, manipulados por Ferré e Roberto Dornelles e dublados por Mário Jorge.

Programa que apresentava em primeira mão clipes de lançamentos nacionais e internacionais. Clipe musical da banda Styx que cantou “Music Time”. 16/09/1984.

Programa que apresentava em primeira mão clipes de lançamentos nacionais e internacionais. Clipe musical da banda Styx que cantou “Music Time”. 16/09/1984.

'Clip Clip' também apresentou outras novidades, como o uso de muitos efeitos especiais. O designer Hans Donner preparou uma abertura com imagens geradas por computador. E cada movimento das palavras “clip clip” no vídeo provocava um som semelhante ao do “plim-plim” da Globo, enquanto imagens passavam em vários ângulos.

Muquirana Jones em Clip Clip, 1984 — Foto: Acervo/Globo

A edição especial de 'Clip Clip' com David Byrne, exibida em 10 de abril de 1985, inaugurou o som estéreo da Rede Globo. A produção do programa ficou a cargo de Wilson Rodrigues e Salem Barbosa.

O programa de estreia trouxe o clipe da música “When Doves Cry”, de Prince. 16/09/1984.

O programa de estreia trouxe o clipe da música “When Doves Cry”, de Prince. 16/09/1984.

ESPECIAIS

O programa 'Clip Clip' teve duas edições especiais que, além dos clipes, apresentaram entrevistas e reportagens. No 'Clip Clip' Especial sobre David Byrne, guitarrista e vocalista do Talking Heads, que foi ao ar em 10 de abril de 1985, foi exibida uma entrevista exclusiva realizada por Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, durante uma passagem de Byrne pelo Brasil.

Trecho inicial do programa, com apresentação dos bonecos Muquirana Jones e Edgar Ganta. Na sequência, trecho do clip de Julian Lennon, que canta “Too Late for Goodbyes”.

Trecho inicial do programa, com apresentação dos bonecos Muquirana Jones e Edgar Ganta. Na sequência, trecho do clip de Julian Lennon, que canta “Too Late for Goodbyes”.

Em 24 de dezembro de 1986, no segundo especial, apresentado por Lorena Calábria, foram exibidos números musicais de intérpretes e grupos nacionais como Titãs, RPM, Legião Urbana, Evandro Mesquita e Lulu Santos. A edição fez parte da programação de Natal da emissora.

Virando Pires em Clip Clip, 1984 — Foto: Acervo/Globo

CURIOSIDADE

'Clip Clip' marcou a estreia de J.B. de Oliveira, o Boninho, como diretor na Globo.

Grupo Cem Modos: Edgar Ganta, Ferre, Muquirana Jones e Roberto Dornelles em Clip Clip, 1984. — Foto: Acervo/Globo

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo números 610, 614, 727, 729; BIONDO, Sônia. “Além do ‘plim-plim’ a Globo faz ‘clip clip’” In: O Globo, 13/09/1984.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)