Por Memória Globo

Acervo/Globo
Abertura do programa Clara Nunes Especial.

Abertura do programa Clara Nunes Especial.

'Clara Nunes Especial' homenageou a cantora com depoimentos de amigos, como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e João Nogueira, e a exibição de diversos números musicais com a artista, gravados para o Fantástico (1973) e para os musicais Alerta Geral (1979) e Canta Brasil (1982). Entre esses números estavam momentos antológicos, como a interpretação de Abrigo de Vagabundo, ao lado de seu autor, Adoniran Barbosa.

"Abrigo de Vagabundo" em Clara Nunes Especial, 1984 — Foto: Acervo/Globo

Direção: Macedo Miranda Filho | Data de exibição: 01/04/1984 | Horário: 22h30

Clipe "Morena D'angola" em Clara Nunes Especial, 1984 — Foto: Acervo/Globo

CURIOSIDADE

A Rede Globo havia exibido um ano antes o especial Clara Guerreira, narrado por Bibi Ferreira. 

SINOPSE

Clara Nunes e Paulinho da Viola em Clara Nunes Especial, 1984 — Foto: Acervo/Globo

O especial contou a vida de Clara Nunes, ressaltou as diversas influências musicais da cantora e exibiu canções que marcaram sua carreira, como Morena de Angola, de Chico Buarque de Hollanda. A paixão de Clara Nunes pela escola de samba Portela foi lembrada com Portela na Avenida, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte. O programa contou, ainda, com um pot-pourri interpretado por Clara Nunes e Paulinho da Viola, que incluiu, entre outras canções, Foi um Rio que Passou em Minha Vida, de autoria do sambista, O Mar Serenou, de Candeia, e Menino Deus, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte.

Depoimento de João Nogueira e Beth Carvalho sobre a cantora. Reapresentação de Clara Nunes cantando o samba “Portela na Avenida” em novembro de 1981, com imagens da escola de samba na avenida. Especial exibido em 01/04/1984.

Depoimento de João Nogueira e Beth Carvalho sobre a cantora. Reapresentação de Clara Nunes cantando o samba “Portela na Avenida” em novembro de 1981, com imagens da escola de samba na avenida. Especial exibido em 01/04/1984.

Depoimento de Paulinho da Viola sobre Clara Nunes e pot-pourri interpretado pelos dois originalmente em março de 1976, reapresentado no especial. Exibido em 01/04/1984.

Depoimento de Paulinho da Viola sobre Clara Nunes e pot-pourri interpretado pelos dois originalmente em março de 1976, reapresentado no especial. Exibido em 01/04/1984.

Musical Clara Guerreira em Clara Nunes Especial, 1984 — Foto: Acervo/Globo

FONTE

Fonte: Boletim de Programação da Rede Globo número 586.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)