Por Memória Globo

Eduardo França/Globo
Abertura do programa Canta Brasil (1983).

Abertura do programa Canta Brasil (1983).

Especial musical, levado ao ar em quatro edições, com a apresentação de shows gravados de grandes nomes da música brasileira, realizados em várias cidades do país.

Direção: Ricardo Leitão e Maurício Tavares | Supervisão geral: Aloysio Legey | Datas de exibição: 17/02/1982; 23/07/1982; 1983; 02/06/1984 | Horário: 21h10

Toquinho e Gianfrancesco Guarnieri em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

Chico Buarque, Marieta Severo e Renato Aragão em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

Simone em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

PRODUÇÃO

A Rede Globo gravou a primeira edição do evento com seis câmeras acopladas a videoteipes separados, fazendo uma cobertura completa do espetáculo. Foram feitas imagens do palco, da plateia e dos bastidores. O evento teve direção de cena de Oswaldo Loureiro, iluminação de Peter Gasper e cenários de Mário Monteiro e Alfredo Arias.

Clara Nunes em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

A segunda edição do Canta Brasil foi gravada em abril, dois meses depois da primeira, realizada pela divisão de Eventos Especiais da Rede Globo. Ricardo Leitão e Maurício Tavares assinaram a direção do programa, que teve supervisão geral de Aloysio Legey.

A produção da segunda edição foi de Ivan Rocha e a edição de Beto Mariano, com o apoio de mais de 100 profissionais da RBS (Rede Brasil Sul), afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul.

Mais de 100 operários construíram o palco montado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, que contava com um novo sistema de som e iluminação. 

Elba Ramalho em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: Ivan Rocha, Toninho Moraes, Armando Barroso
Produção: José Dantas, Tito Barbaour, Cynthia Bandeira, Homero Ferreira, Monique Gardenberg, Vinícius França
Assistente de Produção: Jorge Ramos Rodrigues, Nina Pinheiro, Guguta Pinheiro,Patrícia Loureiro
Assessoria de Imprensa: Graça Lago, Ivone Kassu, Eduardo D. Colletta
Direção de Imagens: Alexandre Braz, Ed Newton, Antonio Romeu
Assistentes de Palco: Wanderley Aparecido, Marco Antonio Rabello, Roberto Evangelista, Francisco A. Silva, Alynthon Bello da Silva, Manoel Lopes Filho
Apoio: Pedro Paulo Couto
Operadores de vídeo: Paulo Badaró, Roberto Robertti
Operadores de Microfone: Antonio Pedro S. Silva, Wilson Ignacio Santos, Paulo Cesar Mayatto, Carlos Alberto Pimenta, Mario Sergio Costa
Operadores de VTs: Arthur de Almeida, Ocimar Duzazzo, Newton Costa, Claudio Regis,Matheus Reguin Je.Câmeras: Francisco C. Pinhiero, Evandro Rodrigues, João Carlos Nascimento, Jair Somos Guardia,Wilson Roberto D’Marco, Marcos Moraes, Luiz Souza Morouço, Francisco Morouço, Francisco M. Filho, Jorge Duarte da Silva, Heraldo Carrales, Mario Sergio Santos
Iluminação: Peter Gasper, Henrique Leyner, Roberto Pace, Dante Leciolli
Áudio: Antonio Faya, Sollon do Valle, Emiliano Costa Netto, Mario Jorge Alves

Baby Consuelo em Canta Brasil, 1982 — Foto: Eduardo França/Globo

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo número 473, 496, 497; “Os ídolos cantam no Anhembi: homenagens, emoção e nenhum acidente” In: O Estado de S. Paulo, 02/05/1983; “Canta Brasil: todos esperam um grande show” In: Jornal da Tarde, 06/04/1982.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)