Brasil Pandeiro consistia em shows exibidos na terceira semana de cada mês, como parte da faixa de programação Sexta Super. Apresentado por Betty Faria, o programa tinha como objetivo retomar a antiga linha do teatro de revista, e era gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.
Apresentação: Betty Faria | Texto final: Ronaldo Bôscoli | Produção: Ruy Mattos | Direção: Augusto César Vannucci | Período de exibição: 24/03/1978 – 16/02/1979 | Periodicidade: mensal (sextas-feiras) | Horário: 21h
CURIOSIDADE
Betty Faria estrelou outros programas musicais na TV Globo: Dick e Betty 17 (1965) e Betty Faria Especial (1984).
Abertura do programa Brasil Pandeiro (1978).
Betty Faria e Grande Otelo interpretam “Partido Alto”, de Chico Buarque.
SINOPSE
Além dos números musicais, a apresentadora Betty Faria e o humorista Ronald Golias encenavam esquetes cômicos retratando o dia a dia das grandes cidades. O único quadro fixo do programa, escrito por Ruy Castro, era Maria Maravilha, que satirizava os super-heróis de enlatados apresentando uma super-heroína brasileira.
Caetano Veloso canta “Olha o Menino”.
PRODUÇÃO
A beleza visual do espetáculo era uma das maiores preocupações de Ronaldo Bôscoli, responsável pelo texto do programa. Para evocar o clima dos teatros de revista, foi construída no cenário uma grande escadaria iluminada, além de um chão espelhado. As bailarinas dançavam usando maiôs cavados, capas com paetês e arranjos de plumas na cabeça.
Betty Faria interpreta “Sedução”, de Fafá de Belém.
MARIA MARAVILHA
Cena em que Maria (Betty Faria) se transforma em Maria Maravilha.
Cena em que Maria Maravilha (Betty Faria) luta contra bandidos.
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Betty Faria (11/05/2001), Ruy Mattos (04/05/2001); Boletim de Programação da Rede Globo números 260, 271, 318. |