Por Memória Globo

Acervo/Globo

O show foi realizados nos dias 25 e 26 de agosto de 2008, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Os shows marcaram a primeira edição do projeto Itaúbrasil, criado para difundir a cultura brasileira.

Apresentação: Ana Furtado | Data de exibição: 28/09/2008

Abertura do programa Bossa Nova – 50 Anos (2008).

Abertura do programa Bossa Nova – 50 Anos (2008).

SINOPSE

Bossa Nova – 50 Anos foi apresentado pela atriz Ana Furtado, e mostrou os cantores Roberto Carlos e Caetano Veloso interpretando clássicos como Chega de Saudade, A Felicidade, Garota de Ipanema, Wave e Teresa da Praia, entre outras canções, acompanhados por uma orquestra com 21 músicos e uma banda formada por Daniel Jobim (neto de Tom Jobim, ao piano), Lula Galvão (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Paulo Braga (bateria) e Carlos Malta (sopros). Nas apresentações individuais, os artistas contaram com bandas que eles mesmo escolheram.

Desde o fim de semana anterior à exibição do especial, a apresentadora Ana Furtado pôde ser vista ao longo da programação da TV Globo levando ao público informações sobre a Bossa Nova, como o lançamento do compacto simples Chega de Saudade – marco inaugural do movimento – e a apresentação de um grupo de artistas no palco da tradicional casa de espetáculos Carnegie Hall, de Nova York, em 1962. Entre eles estavam João Gilberto, Carmem Costa, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, Sérgio Mendes, Antonio Carlos Jobim e Roberto Menescal.

Outros programas estrelados por Roberto Carlos são: Roberto Carlos Especial (desde 1974), Roberto Carlos In Concert (1988), Pavarotti e Roberto Carlos (1998), Elas Cantam Roberto Carlos (2009), Especial Roberto Carlos 50 Anos (2009), Emoções Sertanejas (2010) e Roberto Carlos em Jerusalem (2011).

PRODUÇÃO

Os shows contaram com direção geral de Monique Gardenberg e Felipe Hirsch, cenografia de Daniela Thomas, iluminação de Beto Bruel, direção musical de Jaques Morelenbaum, e arranjos de Morelenbaum e Eduardo Lages. A curadoria do projeto foi de Zuza Homem de Mello.

O encontro inédito entre Roberto Carlos e Caetano Veloso cantando Tom Jobim incluiu três apresentações, a primeira delas no dia 22 de agosto de 2008, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mas a TV Globo gravou apenas as apresentações de São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto, das quais fez uma edição que se transformou no especial levado ao ar.

CURIOSIDADE

A venda de ingressos para todos os shows de Roberto Carlos e Caetano Veloso foi bastante concorrida, e as entradas esgotaram em pouco tempo.

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 28/09/2008; LICHOTE, Leonardo. “Vai ter lugar para todo mundo? Não” In O Globo, 10/08/2008; ARAÚJO, Bernardo. “Patrimônio histórico” In O Globo, 24/08/2008. Sites: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria; http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova; http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada; http://g1.globo.com/Noticias/Musica; http://www.abril.com.br/noticia/diversao; http://guia.folha.com.br/shows, acessados em 02/2009.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)