Memoria Globo

João Migue), Felipe Camargo e Caio Blat em Xingu, 2012. Beatriz Lefevre/Globo. — Foto: Globo

João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat em Xingu, 2012. Beatriz Lefevre/Globo.

O projeto nasceu de um desejo de Noel Villas-Bôas, filho de Orlando, de ver a aventura dos irmãos contada no cinema.

A pré-estreia mundial de Xingu ocorreu no Festival de Berlim, na mostra Panorama, em fevereiro de 2012, quando foi eleito um dos três melhores filmes pelo Júri Popular. Em Nova York, o filme foi incluído no Top 10 da escolha do público, entre os 300 filmes do Festival de Tribeca 2012. No Brasil, abriu com première mundial o 8º Amazonas Film Festival. Xingu foi visto por mais de 300 mil pessoas nos cinemas brasileiros.

O diálogo entre cinema e TV ganhou força a partir do início dos anos 2000, quando o diretor Guel Arraes adaptou para as telas a minissérie O Auto da Compadecida, exibida na Globo em 1999. Ele repetiu a experiência com a minissérie A Invenção do Brasil (2000), lançada nos cinemas em 2001. Já a série Cidade dos Homens, exibida na Globo entre 2002 e 2005, serviu de ponto de partida para o longa homônimo, lançado em 2007. O caminho inverso também se fortaleceu. Filmes como Antônia (2006), Ó Paí, Ó (2008), Divã (2009) e A Mulher Invisível (2009) inspiraram séries na Globo. O mesmo aconteceu com os longas O Bem Amado (2010), Chico Xavier (2010) e Gonzaga – de Pai pra Filho (2012), que viraram minisséries.

João Miguel, Felipe Camargo, Maria Flor e Caio Blat em Xingu, 2012. Beatriz Lefevre/Globo. — Foto: Globo

João Miguel, Felipe Camargo, Maria Flor e Caio Blat em Xingu, 2012. Beatriz Lefevre/Globo.

Nos dias que passaram morando e convivendo com os índios no Parque Nacional do Xingu, por conta das filmagens, os atores podiam se comunicar com suas famílias pela internet, via skype. O parque tem um gerador que funciona via satélite.A realização do longa envolveu dez meses de filmagens no Tocantins e no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. Ao longo da viagem pelo Centro-Oeste brasileiro, a equipe encontrou muitos focos de fogo e fumaça resultantes de incêndios, naturais ou provocados.  Índios não atores de sete etnias participam de Xingu, por vezes interpretando histórias muito próximas das de seus familiares.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)