Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

A personagem central da minissérie é Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio). Jovem de família tradicional da alta sociedade paulista, dominada pela conservadora elite do café, Yolanda é uma mulher bela, corajosa e inteligente, admiradora das artes.

Yolanda desperta paixão por onde passa, mas não se envolve facilmente com nenhum pretendente até conhecer o estudante de medicina Martim (Erik Marmo). A jovem se encanta com o tímido rapaz, mas sua mãe, Guiomar (Cassia Kis), não aprova o envolvimento da filha com um simpatizante do movimento anarquista. Mesmo com a oposição de Guiomar, que deseja ver a filha casada com o primo Fernão (Herson Capri), Yolanda e Martim iniciam um romance.

Herson Capri e Ana Paula Arósio em Um Só Coração, 2004 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

Um dia, Fernão aparece em sua casa depois de uma temporada viajando pela Europa. Ele diz à prima que veio para ficar e pede sua mão em casamento. Yolanda planeja fugir com Martim, mas, por desencontros, ele acaba partindo sozinho, acreditando que ela desistiu de ir para o Rio de Janeiro com ele. Decepcionada, Yolanda decide se casar com Fernão. Apesar de amar Martim, ela faz tudo para ser feliz ao lado do marido.

Yolanda e Ciccillo: carinho e companheirismo

No decorrer da trama, Yolanda descobre que é traída por Fernão com sua melhor amiga, Elisa (Fernanda Paes Leme), e pede o desquite, chocando a sociedade paulista. Yolanda decide procurar Martim, a quem não esqueceu, mas descobre que ele está casado com Gilda (Paula Hunter). Além dos desencontros amorosos, Yolanda passa a enfrentar dificuldades financeiras, provocadas pela quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Para tentar ajudar sua família a sair da crise, ela procura Francisco Matarazzo Sobrinho (Edson Celulari), o Ciccillo, homem culto e poderoso, pertencente à família proprietária do maior parque industrial de São Paulo. Ciccillo, como é conhecido, se apaixona por Yolanda, e os dois acabam se envolvendo. Ela também fica fascinada pelo charme de Ciccillo. Ousados e amantes das artes, Yolanda e Ciccillo descobrem ter inúmeras afinidades. Ela revela sua paixão por Martim, e ele, o caso que mantém com a espanhola Soledad (Daniela Escobar), uma mulher solitária que vem ao Brasil com uma companhia de dança e se apaixona por Ciccillo.

Cena em que Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) e Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ceccillo (Edson Celulari), decidem organizar a Bienal de São Paulo.

Cena em que Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) e Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ceccillo (Edson Celulari), decidem organizar a Bienal de São Paulo.

A relação de Yolanda e Ciccillo é baseada na franqueza e admiração que sentem um pelo outro. Ao final da minissérie, Yolanda e Ciccillo decidem se separar, após muitos anos de uma relação de carinho e companheirismo. Eles organizam uma grande festa para comunicar a decisão. O casal deixou grande legado cultural para a cidade e ficou conhecido como os mecenas dos modernistas. Foram responsáveis pela fundação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1948, e organizaram, em 1951, a Bienal de São Paulo, entre outros empreendimentos. Graças aos bons contatos internacionais, Yolanda e Ciccillo conseguiram trazer para a II Bienal de São Paulo, entre outras grandes obras, a tela Guernica, de Pablo Picasso. No último capítulo da minissérie, quando São Paulo festeja seus 400 anos, Yolanda e Ciccillo se emocionam diante da obra do pintor espanhol.

Ana Paula Arósio e Erik Marmo em Um Só Coração, 2004 — Foto: Otávio Veiga/Globo

Durante a grande festa, Yolanda e Ciccillo, alegres, comunicam aos convidados que vão se separar. Em seguida, Yolanda vai ao encontro de Martim, seu grande amor. Antes de deixar a recepção, ela diz para Ciccillo se casar com sua espanhola.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)