Abertura da minissérie O Sorriso do Lagarto (1991).
Autores: Walther Negrão e Geraldo CarneiroDireção-geral: Roberto TalmaPeríodo de exibição: 04/06/1991 – 30/08/1991Horário: 22h30Nº de capítulos: 52
Inspirada na obra homônima de João Ubaldo Ribeiro, a minissérie narra a história de amor entre João Pedroso (Tony Ramos), um biólogo que resolve viver da pesca, e a infeliz Ana Clara (Maitê Proença), casada com o corrupto Ângelo Marcos (Raul Cortez), secretário de Saúde. Junto com a amante, Bebel (Lúcia Veríssimo), Ângelo planeja levar a especulação imobiliária para a paradisíaca ilhade Santa Cruz. E para isso conta com a cumplicidade de Tavinho (Alexandre Frota) e Nando (Marcelo Picchi), que pertencem à elite local.A trama tem início com a misteriosa morte de Maria das Mercês (Sofia Papo), investigada pelo detetive Peçanha (Carlos Augusto Strazzer), que se depara com outros tantos mistérios que acontecem na ilha. Apesar das dificuldades, João Pedroso e Ana Clara vivem uma relação intensa até o momento em que ele é morto em uma emboscada tramada por Ângelo. Sem explicações sobre o sumiço do biólogo, Ana Clara, grávida, enlouquece e assume outra personalidade. No final, sem conseguir esclarecer nenhum dos crimes que investiga na cidade, o detetive Peçanha acaba desistindo. De volta à casa de Ângelo, Ana Clara pretende escrever um livro sobre tudo que viveu na ilha.
TRAMA PARALELADr. Lúcio Nemésio (José Lewgoy) realiza experiências genéticas clandestinas no hospital da ilha, a fim de criar uma sub-raça de seres desprovidos de algumas características humanas. No final da minissérie, a câmera focaliza um híbrido de lagarto e humano.
BASTIDORES
Galeria de fotos O Sorriso do Lagarto
O ator Chiquinho Brandão, que fazia o papel de Chico Bagre, morreu num acidente de automóvel logo no início da exibição. Mesmo já tendo gravado mais de 20 capítulos, foi substituído por Stepan Nercessian.O Sorriso do Lagarto foi vendida para Portugal.A minissérie resultou de uma coprodução entre a produtora TV Plus – criada por Roberto Talma, Eduardo Figueira e Márcio Waissman – e a TV Globo. A cidade de Paraty (RJ) foi a principal locação da minissérie, servindo como cenário para a fictícia ilha de Santa Cruz.
GALERIA DE FOTOS
Galeria de fotos O Sorriso do Lagarto
GALERIA DE VÍDEOS
Cena em que o doutor Lúcio Nemésio (José Lewgoy) rouba o bebê de Maria das Mercês (Sofia Papo), assassinada misteriosamente.
Cena em que João Pedroso (Tony Ramos) conhece Ana Clara (Maitê Proença).
Cena em que Ana Clara (Maitê Proença) vai até a casa de Maria das Mercês e reencontra João Pedroso (Tony Ramos). Os dois são surpreendidos por Ângelo Marcos (Raul Cortez).
Cena final em que um menino, híbrido de lagarto e humano, assiste escondido à missa de padre Monteirinho (Pedro Paulo Rangel).
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Walther Negrão (18/04/2001), Pedro Paulo Rangel (12/06/2002) e Raul Cortez(19/06/2002); Boletim de programação da Rede Globo, número: 959; ALMEIDA, Lívia de, “Amor e aventura entre Deus e o diabo” In: O Globo, 13/04/1991; “Desastre de carro em Ipanema mata ator” In: O Globo, 07/06/1991; FERNANDES, Ismael, Memória da Telenovela Brasileira, p.375; MARTINS, Marília, “Minissérie é começo de jogada de futuro” In: Jornal do Brasil, 11/06/1991; RODRIGUES, Joana, “Deus e o diabo numa ilha de fantasia” In: Visão, 05/06/1991; www.imdb.com, acessado em 09/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 09/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 09/2006.