Por Memória Globo

Eduardo França/Globo

O misterioso desaparecimento de Luiza (Mika Lins) enlouquece Amadeu (Cássio Gabus Mendes), um arquiteto em crise existencial. Ao procurar a esposa pelas ruas de São Paulo, ele não apenas enfrenta todo tipo de adversidade como entra em contato com as próprias inseguranças.

Em sua peregrinação desesperada, Amadeu se envolve com diferentes pessoas: o cineasta Gregório (Paulo José), que vê no desespero do arquiteto a possibilidade de realização de um filme; o advogado Agamenon (Serafim González), ligado a políticos e empresários e que fora amante de sua mãe; o funcionário público Sílvio (Walter Cruz), militante de movimentos culturais; e a prostituta Iara (Divana Brandão), a quem o protagonista recorre como refúgio em meio à sua confusão mental.

Divana Brandão e Cássio Gabus Mendes em Sampa, 1989 — Foto: Eduardo França/Globo

Narrada em flashback, somente aos poucos são revelados o permanente estado de tensão de Amadeu, seu passado familiar e suas dificuldades no casamento. No fim, Luiza é localizada na casa de seus pais. Ela alega ter fugido devido à dupla personalidade do marido: carinhoso de dia; violento à noite. Ao reencontrá-la, Amadeu tenta matá-la, mas é impedido por Iara.

Paulo José, Cássio Gabus Mendes e Divana Brandão em Sampa, 1989 — Foto: Eduardo França/Globo

A última cena da minissérie repete uma das primeiras, em que um marinheiro tenta se suicidar do alto da Estação da Luz. Desta vez, é o neurótico Amadeu.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)