Abertura da minissérie Riacho Doce (1990).
Baseada na obra de José Lins do Rego, a minissérie Riacho Doce se passa numa cidade do litoral do Nordeste. Vó Manuela (Fernanda Montenegro), líder espiritual mística e poderosa, exerce total domínio sobre seu neto, Nô (Carlos Alberto Riccelli), que teve eu corpo fechado para o amor. Mas a chegada do casal catarinense Eduarda (Vera Fischer) e Carlos (Herson Capri) muda o rumo da história. Nô e Eduarda vivem um romance proibido cheio de paixão em meio a um cenário paradisíaco.
Autoria: Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn | Colaboração: Márcia Prates | Direção: Paulo Ubiratan, Luiz Fernando Carvalho e Reynaldo Boury | Direção-geral: Paulo Ubiratan | Período de exibição: 31/07/1990 – 05/10/1990 | Horário: 22h30 | Nº de capítulos: 40
Fernando de Noronha, 1990. Jorge Baumann/Globo.
.
.
O arquipélago de Fernando de Noronha e a nativa praia Carne de Vaca, em Pernambuco, foram os cenários escolhidos pelo diretor Paulo Ubiratan para ambientar a minissérie.
PERSONAGENS
CENAS MARCANTES
Cena em que Terezinha (Denise Milfont) se joga do penhasco após ser assombrada por Vó Manuela (Fernanda Montenegro), líder espiritual da comunidade. Com Francisca (Luiza Tomé).
Cena em que Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) trocam juras de amor.
Cena em que Eduarda (Vera Fischer) comenta com seu marido, Carlos (Herson Capri), que teve um pressentimento com relação a seu futuro em Riacho Doce. Com Helena (Beth Goulart), Silveira (Ewerton de Castro) e Cristina (Suzy Rego).
Cena em que Vó Manuela (Fernanda Montenegro) escolhe Cicinho (João Paulo Jr.), filho de Hermínia (Lu Mendonça), como seu novo protegido, e fecha seu corpo, como fizera com Nô.
Cena em que Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) são perseguidos pela população local e se refugiam em alto-mar. Com Vô Manuela (Fernanda Montenegro) e Juca (Roberto Frota), entre outros.
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Aguinaldo Silva (30/01/2006) e Fernanda Montenegro (06/12/2002); Boletim de programação da Rede Globo, número: 916-A; Ismael Fernandes, Memória da Telenovela Brasileira, p.362; “Globo exibe Riacho Doce com cortes”, Folha de São Paulo, 03/04/1991; Macedo Rodrigues, “Um mergulho na sensualidade”, O Globo, 04/07/1990; Luciana Souza Leão, “Romance no Paraíso Perdido”, O Globo, 12/07/1990; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 09/2006; www.imdb.com, acessado em 09/2006; www.viaglobal/cedoc, acessado em 09/2006.
.
Desafiando os poderes da autoritária avó, Nô se envolve com Eduarda, e os dois vivem um conturbado romance.
Vó Manuela (Fernanda Montenegro) – É uma respeitada líder espiritual da comunidade, que pretende que seu neto Nô (Carlos Alberto Riccelli) herde seu lugar. Dotada de poderes místicos, não admite o envolvimento do neto com mulheres e, por isso, faz com que ele feche seu corpo para o amor. É temida por todos do lugarejo.
Carlos (Herson Capri) – Marido de Eduarda (Vera Fischer), vai com a mulher para Riacho Doce, a trabalho, onde tenta resgatar a carga de um navio naufragado. Um trabalho misterioso e que provoca suspeitas na comunidade. Quer protege-lá sem saber se ela está feliz.
Fabiano (Sebastião Vasconcelos) – Pescador, viúvo e pai de Elvira (Alethea Miranda) e Dora (Juliana Martins). Homem ganancioso, prometeu sua filha Dora em casamento para o Capitão Laurindo em troca de dinheiro.