Memoria Globo

Carlos Alberto Riccelli em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Carlos Alberto Riccelli em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Nô (Carlos Alberto Riccelli) – É um pescador cobiçado pelas mulheres de Riacho Doce. Neto de Vó Manuela (Fernanda Montenegro), que num ritual fechou seu corpo para o amor e qualquer tipo de sofrimento. Assim, todas que se aproximam de Nô são amaldiçoadas.

Vera Fischer em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Vera Fischer em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Eduarda (Vera Fischer) – Casada com Carlos (Herson Capri). Uma mulher sensível, enfrentou várias crises quando vivia na Suécia com seu marido e entrou em depressão. Mas tudo muda quando eles chegam em Riacho Doce. Ela se apaixona pelo lugar e pelo pescador Nô (Carlos Alberto Riccelli).

Herson Capri em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Herson Capri em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Carlos (Herson Capri) – Marido de Eduarda (Vera Fischer), vai com a mulher para Riacho Doce, a trabalho, onde tenta resgatar a carga de um navio naufragado. Um trabalho misterioso e que provoca suspeitas na comunidade. Quer protege-lá sem saber se ela está feliz.

Fernanda Montenegro em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Fernanda Montenegro em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Vó Manuela (Fernanda Montenegro) – É uma respeitada líder espiritual da comunidade, que pretende que seu neto Nô (Carlos Alberto Riccelli) herde seu lugar. Dotada de poderes místicos, não admite o envolvimento do neto com mulheres e, por isso, faz com que ele feche seu corpo para o amor. É temida por todos do lugarejo.

Beth Goulart em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Beth Goulart em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Helena (Beth Goulart) – É casada com Silveira (Ewerton de Castro). Mulher intrometida e inconveniente, odeia morar em Riacho Doce e não suporta as pessoas do lugar.

Ewerton de Castro em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Ewerton de Castro em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Silveira (Ewerton de Castro) – Homem ambicioso, marido de Helena (Beth Goulart) e irmão de Cristina (Suzy Rêgo). Trabalha com Carlos (Herson Capri) cuidando do navio naufragado, e não admite ser chefiado por ele. Morre de inveja de Carlos.

Suzy Rego em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Suzy Rego em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Cristina (Suzy Rêgo) – Irmã de Silveira (Ewerton de Castro), vive com ele e a cunhada Helena (Beth Goulart). Tem um caso com Julião (Rômulo Arantes), mas não acredita em casamento.

Rômulo Arantes em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Rômulo Arantes em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Julião (Rômulo Arantes) – Trabalha para Carlos (Herson Capri) como mergulhador. Namora com Cristina (Suzy Rêgo) com quem deseja se casar.

Roberto Frota em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Roberto Frota em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Juca (Roberto Frota) – Casado com Zefa (Ana Rosa), é pai de Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Lucas (Pedro Vasconcelos). É filho de Vó Manuela (Fernanda Montenegro). Homem sem atitude, acata todas as ordens porque morre de medo da mãe.

Ana Rosa em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Ana Rosa em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Zefa (Ana Rosa) – É uma mulher sofredora, casada com Juca (Roberto Frota). Mãe de Lucas (Pedro Vasconcelos) e Nô (Carlos Alberto Riccelli), que foi tirado dos seus braços ainda criança por Vó Manuela (Fernanda Montenegro). É humilhada pelo marido e por Vó Manuela.

Pedro Vasconcellos em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Pedro Vasconcellos em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Lucas (Pedro Vasconcelos) – Filho de Zefa (Ana Rosa) e Juca (Roberto Frota), irmão caçula de Nô (Carlos Alberto Riccelli). Menino sonhador e apaixonado por Francisca (Luíza Tomé).

Luiza Tomé em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Luiza Tomé em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Francisca (Luíza Tomé) – Viveu uma história com Nô (Carlos Alberto Riccelli) e foi amaldiçoada por Vó Manuela (Fernanda Montenegro) que a expulsou da Vila, e por isso é rejeitada pelas pessoas do local. Mas é amada por Lucas (Pedro Vasconcelos), irmão de Nô.

Sebastião Vasconcellos em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Sebastião Vasconcellos em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Fabiano (Sebastião Vasconcelos) – Pescador, viúvo e pai de Elvira (Alethea Miranda) e Dora (Juliana Martins). Homem ganancioso, prometeu sua filha Dora em casamento para o Capitão Laurindo em troca de dinheiro.

Alethéa Miranda em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Alethéa Miranda em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Elvira (Alethea Miranda) – Filha de Fabiano (Sebastião Vasconcelos), irmã de Dora (Juliana Martins). Ambiciosa e invejosa, gostaria de estar no lugar da irmã para se casar com o Capitão Laurindo (Nelson Xavier) por seu dinheiro.

Juliana Martins e Eduardo Felipe em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Juliana Martins e Eduardo Felipe em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Dora (Juliana Martins) – Filha mais velha de Fabiano (Sebastião Vasconcelos), irmã de Elvira (Alethea Miranda). Seu pai a comprometeu casar-se com Capitão Laurindo (Nelson Xavier) de quem sente nojo. Ela se apaixona por Chico (Eduardo Felipe).

Chico (Eduardo Felipe) – Chico da Joaninha, trabalha para o Capitão Laurindo (Nelson Xavier). é apaixonado por Dora (Juliana Martins) noiva de seu patrão.

Nelson Xavier em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Nelson Xavier em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Capitão Laurindo (Nelson Xavier) – É o homem mais rico de Riacho Doce. Comprou Dora (Juliana Martins) ainda criança de seu pai Fabiano (Sebastião Vasconcelos). Espera ansioso ela completar 18 anos para que possa se casar.

Valeria Alencar em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Valeria Alencar em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Luzía (Valéria Alencar) – Mulher de Pedro (Chiquinho Brandão), vive com a cabeça nas nuvens. Só sabe pensar em Nô (Carlos Alberto Riccelli), o que causa um ciúme agressivo em seu marido. É amiga de Francisca (Luzía Tomé) e Terezinha (Denise Milfont).

Chiquinho Brandão em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Chiquinho Brandão em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Pedro (Chiquinho Brandão) – Pescador, marido de Luzia (Valéria Alencar). Morre de ciúmes da mulher que é apaixonada por Nô (Carlos Alberto Riccelli).

Denise Milfont em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Denise Milfont em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Teresinha (Denise Milfont) – Teve um envolvimento com Nô (Carlos Alberto Riccelli). Acabou tentando o suicídio após ser amaldiçoada por Vô Manuela (Fernanda Montenegro) que não permitiu que ela morresse, para servir de exemplo para as outras mulheres que tentassem se aproximar de Nô.

Osmar Prado em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Osmar Prado em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Neco de Lourenço (Osmar Prado) – Ex-Pescador, vive no bar. Quase sempre está bêbado, é um sonhador, acredita ter visto uma sereia, “a encantada” como ele diz.

Lu Mendonça em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Lu Mendonça em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Hermínia (Lú Mendonça) – É empregada de Eduarda (Vera Fisher) e acaba se tornando sua melhor amiga. Protege sua patroa até o último momento, está sempre acobertando seus encontros com Nô (Carlos Alberto Riccelli), a ponto de arriscar sua própria vida. Mora com o filho Cicinho na casa de seus patrões. É desprezada por Carlos (Herson Capri), que não gosta nem um pouco de seu filho.

Jofre Soares em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Jofre Soares em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Zé Divino (Jofre Soares) – É o mais velho pescador de Riacho Doce, Zé Divino é amigo de Fabiano (Sebastião Vasconcelos).

Cicinho (José Paulo Jr.) – Menino curioso, é filho de Hermínia (Lú Mendonça), mora com ela na casa de Eduarda (Vera Fischer) e Carlos (Herson Capri). Não é acostumado a ver pessoas de fora em Riacho Doce e gosta de espiar os patrões de sua mãe.

Adriana Canabrava em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Adriana Canabrava em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

Miguelina (Adriana Canabrava) – Trabalha na casa de Vó Manuela (Fernanda Montenegro). É chamada de aprendiz de feiticeira e faz tudo o que ela manda.

Frei Hans (Fábio Junqueira) – Padre itinerante, que vai a Riacho Doce batizar as crianças do lugarejo e realizar o casamento do Capitão Laurindo (Nelson Xavier). Ele se desentende com Vó Manuela (Fernanda Montenegro) ao tomar posse da igreja.

Dr. Alfredo (Luís Maçãs) – Médico que vai a Riacho Doce dar assistência aos moradores da comunidade.

Eleutério (Fernando José) – Amigo dos pescadores de Riacho Doce, é organizador da Chegança.

Delegado (Francisco Milani) – Vai a Riacho Doce para interrogar Carlos (Herson Capri) sobre a carga do navio naufragado, e acaba levando-o preso.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)