Memoria Globo

Fernando de Noronha, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Fernando de Noronha, 1990. Jorge Baumann/Globo.

CENOGRAFIA E ARTE

O arquipélago de Fernando de Noronha e a nativa praia Carne de Vaca, no litoral norte de Pernambuco, foram os cenários escolhidos pelo diretor Paulo Ubiratan para ambientar a minissérie Racho Doce: “Andei mais de 2.500 km pelo litoral do Nordeste até encontrar a praia onde pretendo mostra o choque cultural enfocado pela história”, conta.  

O projeto da minissérie Riacho Doce nasceu quando Paulo Ubiratan assistiu a um Globo Repórter com imagens de Fernando de Noronha. O diretor ficou fascinado pela natureza exuberante e pela possibilidade gravar imagens subaquáticas.

CURIOSIDADES

Em muitas cenas de Riacho Doce foi explorada a sensualidade dos protagonistas, fato que gerou polêmicas na imprensa e no meio artístico sobre a nudez na televisão.

A minissérie foi reapresentada entre abril e maio de 1991, no Vale a Pena Ver de Novo. Em função do horário de exibição, as cenas de nudez foram cortadas.

Cena em que Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) trocam juras de amor. — Foto: Globo

Vera Fischer e Carlos Alberto Riccelli em Riacho Doce, 1990.

BASTIDORES

Galeria de fotos Bastidores

4 fotos
Riacho Doce: galeria de fotos - Bastidores

Vera Fischer em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo. — Foto: Globo

Vera Fischer em Riacho Doce, 1990. Jorge Baumann/Globo.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Beth Filipecki escolheu cores claras e tecidos leves para o figurino de Eduarda (Vera Fischer), que tinha a pele morena queimada de sol e os cabelos louros. O gel dava um efeito molhado, que virou moda na época.

“Meu figurino era todo branco e azul clarinho, amarelo, verde água. Um figurino especial, de shorts e vestidinhos lindos” – Vera Fischer

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)